quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UM BELO PASSEIO PELO ZOO DO RIO DE JANEIRO


Quando se fala em educação e cultura de uma criança, se fala também em lazer, diversão, passeios, e tudo que possa trazer conhecimento e enriquecimento com prazer e amor

N minha opinião, não se aprende somente na escola, em salas de aulas, com os professores, com os livros, na internet, nos meios de comunicação e tantos outros maneiras. Se aprender também passeando e se divertindo com quem se ama e com quem nos compreende. 

Essa postagem que escrevi pensando em uma pessoa, dedico à uma fã que acabei de ganhar , chamada "Elmakv Cavalcanti", uma paraibana, mulher e mãe sensível, que, com apenas uma colocação minha, passou a entender que, o maior de todos os caminhos para a socialização de uma criança é o estar bem consigo mesma e com as pessoas em nossa volta. 


Eis a frase que compartilhei no grupo:

"Quanto a socialização, se a criança estiver bem com ela mesma, vai se tornar bastante sociável e vai querer compartilhar sua alegria."
 (Selma Carvalho)

Agora vamos a um belo passeio pelo Zoo do RJ, onde nem a chuva que caiu no momento, nos impediu do prazer daquela tarde, ao contrário, nos fez rir bastante com a corrida para que não ficássemos tão molhados.

"Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro"

O zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil e tem uma área de 138 mil metros quadrados, onde estão mais de dois mil animais, entre répteis, mamíferos e aves

Em seu espaço, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como o Urubu Rei, a Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre

Com uma vasta fauna e a visitação mensal de 70 mil pessoas, a Fundação RIOZOO tem como objetivo muito mais que ser apenas uma vitrine de animais.




Nossa maior tarefa é desenvolver o respeito e a preservação do meio ambiente, investindo em programas de educação, qualidade de vida e pesquisa baseado sempre no conceito 
“Conhecer para Preservar”.



Visão do Zoo


A visão da Fundação RIOZOO é ser reconhecida mundialmente com
  centro de referência no desenvolvimento de pesquisas na área da fauna selvagem
bem como nas áreas de educação e conservação ambiental, além de entidade que busca o bem estar animal e a responsabilidade social e ambiental
preservando sempre a bioética no trabalho com os animais.




Missão do Zoo

A missão da Fundação RIOZOO é praticar a conservação ambiental, através dos trabalhos de manejo e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como desenvolver programas de educação ambiental, difundido conceitos sobre a biologia dos animais e conscientizando a população acerca da importância da preservação ambiental, além de representar centro de desenvolvimento científico e importante espaço de lazer e entretenimento para a sociedade.




Objetivo Geral

O objetivo geral da Fundação RIOZOO é praticar a conservação e educação ambiental, o desenvolvimento científico nas áreas afins e oferecer serviços de infraestrutura e suporte para os visitantes.


Objetivos específicos:


Os objetivos da Fundação RIOZOO são:


Na conservação ambiental:


- colaborar com os planos de manejo, grupos internacionais de pesquisadores destinados a desenvolver ações para auxiliar na preservação das espécies ameaçadas, através do manejo e reprodução destas espécies em cativeiro, proporcionando a formação de um banco genético que evite sua extinção.

- subsidiar as ações dos planos de manejo com informações das espécies em extinção mantidas sob sua guarda.

- realizar intercâmbios com outros zoológicos e instituições afins, aumentando a distribuição geográfica dos animais ameaçados e reduzindo o risco sanitário sobre as populações envolvidas.


No desenvolvimento científico:

- desenvolver pesquisas com os animais em cativeiro, sendo centro de referência na área de animais selvagens, bem como disponibilizar acesso a pesquisadores para, obedecendo a legislação vigente e os preceitos da bioética e bem estar animal, utilizar o material genético para o desenvolvimento de pesquisas. 


Na educação ambiental:


- desenvolver programas de visitas monitoradas, despertando em segmentos específicos como alunos escolares universitários, portadores de necessidades especiais, entre outros, bem como na população geral, a curiosidade acerca dos hábitos dos animais e de sua biologia, estimulando o aprendizado e a formação de uma consciência ecológica.

- atender as escolas da rede pública, colaborando com as atividades pedagógicas de ensinos, e com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.

- informar, através de sinalização de cunho educativo espalhadas pelo parque, sobre os aspectos da coleção de animais, bem como sobre curiosidades a seu respeito e mensagens alinhadas com seus objetivos gerais.



Na prestação de serviços de infraestrutura ao visitante:

- garantir a segurança dos visitantes através do monitoramento da área e da repressão de atitudes isoladas que possam comprometer o bem estar coletivo.

- oferecer opções de fornecimento de alimentação para as famílias, bem como locais apropriados para este fim.

- disponibilizar espaços e meios para higiene pessoal e asseio dos visitantes. 

- oferecer informações básicas para orientação aos visitantes das opções de percursos a serem realizados.

- manter sempre equipe para atendimento ao público, na satisfação de seus anseios e na manutenção da ordem, bem como para resolução de contingências.


Endereço e Contatos do ZooRio:
O Zoológico fica no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, São Cristóvão.
CEP : 20 940040

Administração : 3878 4200 / 4207

Assessoria de Comunicação / Imprensa : 3878 4219

Educação Ambiental : 3878 4254

Diretoria Técnica : 3878 4232

email : asscomriozoo@gmail.com

Central de Atendimento Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro : 1746


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...