domingo, 10 de fevereiro de 2013

AULA LÚDICA SOBRE O "CORPO HUMANO" NA FIOCRUZ

PASSEIO CULTURAL

"UMA AVENTURA PELO CORPO HUMANO"



A exposição, que esteve de volta ao Museu da Vida, faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", parceria entre o Museu da Vida e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj.


O projeto “Aventura pelo corpo humano” leva ao público uma série de atividades lúdicas e interativas relacionadas ao corpo humano, explorando suas diferentes partes (células, órgãos, tecidos e sistemas).

Muito mais do que transmitir ou ensinar para as crianças conceitos e conteúdos científicos vinculados a este tema, a iniciativa visa a criar um espaço de exploração e de trocas de percepções, experiências e saberes. 

Dessa forma, pretende despertar o interesse do público infantil não só para o tema do corpo humano, mas também incentivar seu gosto pela aventura que é o conhecimento.




Oficina: Modelando o Cérebro

Itinerante, o conjunto de atividades já havia recebido mais de 13 mil visitantes durante suas viagens pelo Rio de Janeiro, até o encerramento dessa temporada na sala de exposições do Museu da Vida, na FioCruz, com exposição e Oficinas de Criação para os visitantes.




Cérebro pronto

Conhecer o cérebro humano e customizar um mini cérebro feito de gesso para levar para casa são alguns destaques dessa oficina.




Quebra-cabeça dos órgãos

Aqui os visitantes podem manipular réplicas de órgãos humanos para conferir como essas estruturas se organizam dentro de nós.





Tamanho do Cérebro dos Animais

Adivinhar de que animais são alguns modelos de cérebro e entender suas semelhanças e diferenças.





Esqueleto Sabichão

Por que temos um esqueleto? Ao interagir com o Esqueleto Sabichão, a criança é convidada a descobrir por que ficamos de pé, nos movimentamos e ainda como nossos órgãos ficam protegidos.





Bate, coração!

Com um boneco de 1,30m de altura, os visitantes descobrem o que acontece com o nosso corpo depois que o coração bate.




Boneca russa humana

Com a ajuda de uma boneca do tamanho de uma criança de cinco anos, o visitante descobre o que temos por baixo da pele e por que podemos ficar de pé.





Haja estômago!

O que acontece com a comida depois que a colocamos na boca? 
Nessa atividade interativa, participe de um bate-papo sobre comida e digestão e descubra como é o percurso da comida pelo interior do corpo.







Afinal, o que houve com meu corpo?

Um belo dia, o corpo acordou sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu? 
A túnica contadora de histórias desafia o visitante a descobrir.






Na exposição, o visitante pode caminhar por dentro de um nariz inflável

De olhos vendados, os visitantes entram num nariz-caverna e sentem as substâncias que habitam o interior do nosso nariz.

Podem passar a mão nas paredes para sentir como o nariz é por dentro. Em seguida, aprendem o papel importante desempenhado pelo muco e os pelos no nariz.






Contatos:

Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campusda Fiocruz).

Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo e-mail recepcaomv@coc.fiocruz.br.

Durante as atividades de férias, não é necessário agendamento.

Interessados em receber “Aventura pelo corpo humano” em sua instituição devem entrar em contato pelo e-mail museudavida@gmail.com ou pelo telefone (21) 3865-2217.



Fontes: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1645&sid=22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...