segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O QUE É "A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA" ?

A Educação Democrática é um movimento global, com mais de 500 escolas em todo o mundo.


Segundo a Wikipédia, uma "escola democrática" é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantesprofessores e funcionários. Esses ambientes de ensino colocam as vozes da juventude como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo aprendizagem, ensino e liderança. Os adultos participam do processo educacional facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.

Outro aspecto importante de uma "escola democrática" é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo. Em muitas escolas, não existe a obrigatoriedade de freqüentar as aulas. Os estudantes são livres para escolher as atividades que desejam ou que acham que devem fazer. Dessa forma aprendem a ter iniciativa. Eles também ganham a vantagem do aumento na velocidade e no aproveitamento do aprendizado, como acontece quando alguém está praticando uma atividade que é do seu interesse. Os estudantes dessas escolas são responsáveis por e têm o poder de dirigir seus estudos desde muito novos.

SUA HISTÓRIA

Provavelmente a escola democrática mais antiga ainda em funcionamento é A. S. Neill's Summerhill na Inglaterra, que foi fundada em 1921 por A.S. NeillSummerhill é uma escola particular que não recebe dinheiro público e não é obrigada a atender os padrões governamentais. Nos Estados Unidos da América, exemplos conhecidos de escolas bem sucedidas são a Sudbury Valley SchoolPlay Mountain PlaceThe Circle School e Albany Free School. Na Austrália, a Currambena Primary School existe desde 1969.

Atualmente, redes como a IDEN articulam cerca de 500 escolas que se identificam como escolas democráticas, em países como AustráliaBrasilCanadáDinamarcaFinlândiaIsraelJapãoNova ZelândiaRússiaÁfrica do SulHolandaInglaterra e Estados Unidos da América. Desde 1993 ocorre, anualmente, o International Democratic Education Conference (IDEC), em um país diferente a cada ano.

TENDÊNCIAS
No começo dos anos 70 ocorreu a criação de escolas democráticas financiadas pelo governo norte americano. A criação da NOVA Project Alternative High School em Seattle em 1973 é o melhor exemplo. Com os crescentes rigores da moderna reforma educacional, nos anos 90 ocorreu uma volta às práticas de democracia escolar e aumento de seu uso em escolas públicas. Hoje, organizações incluindo The Big Picture Company, a Coalition of Essential Schools, e SoundOut incorporam os princípios de escolas democráticas nos esforços de reforma da educação pública.

O desenvolvimento de escolas livres, popularizadas na década de 70 por Jonathan Kozol, normalmente aplicam os princípios de governança democrática com educação humanística.

Este vídeo foi produzido pelo IDEA - Institute for Democratic Education in America (Instituto para Educação Democrática na América) – e apresentado na conferência internacional de educação democrática em 2010.




Escolas com "Educação Democrática" no Brasil:

- Escola Politeialocalizada no bairro de Perdizes na cidade e estado de São Paulo
http://escolapoliteia.com.br/

 Escola Desembargador Amorim Lima - Escola Municipal de Ensino Fundamental em São Paulo
http://amorimlima.org.br/


GESTÃO DEMOCRÁTICA
• é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas , acompanham e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.(Processo político: estabelece-se nas relações de poder entre os sujeitos) 

 •A democratização da Escola se expressa no aprendizado de práticas democráticas, efetivando-se como exercício permanente de formação de sujeitos participativos.

"A   escola e  a democracia"

Democracia: “...conjunto de procedimentos para poder conviver racionalmente, dotando de sentido uma sociedade cujo destino é aberto, porque acima do poder soberano do povo já não há nenhum poder. São os cidadãos livres que determinam a si mesmos como indivíduos e coletivamente.”  Sacristán




Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_democr%C3%A1tica
http://www.youtube.com
http://www.cefaprojuina.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=574:gestao-democratica-contexto-escola&catid=46:informes&Itemid=65
http://www.democraticeducation.org/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...