quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PASSEIO CULTURAL - MOSTRA "O REINADO DO RISO"

MUSEU DA REPÚBLICA
 apresenta
"O Reinado do Riso"

A exposição "O Reinado do Riso", que identifica no universo das festas e brincadeiras populares de rua no país, os personagens que se expressam por meio da veia cômica, provocando, interagindo e divertindo o público. 


São tipos bizarros, de aparência grotesca, de formas desproporcionais. Saem às ruas, maquiados ou mascarados, alguns com os corpos ocultos por fantasias largas, outros emprestando voz e movimentos a bonecos de madeira e papel machê.


Empregam uma linguagem injuriosa e debochada, abusam do jogo de palavras, dublam os sentidos metafóricos e literais, improvisam versos rimados.




Exploram também o trocadilho, o jogo de palavras e um vocabulário marcado por grosserias e obscenidades. No carnaval carioca, por exemplo, a brincadeira com a linguagem transparece no duplo sentido investido nos nomes de muitos dos blocos carnavalescos que arrebatam os foliões pelas ruas. Em Olinda, há vários carnavais brinca com o duplo sentido do nome.


Essas performances cômicas, com a intenção de zombar, ridicularizar e escarnecer, instigam e provocam a participação do público. Já na literatura de cordel, o trocadilho e o deboche dão o tom aos personagens, permeiam os versos e inspiram as ilustrações.

  
A exposição revela cenas e cenários onde reinam Clóvis, palhaços, mascarados, bonecos manipulados, cazumbás, cabeçudos, diabos, brincantes zombeteiros e uma infinidade de tipos que provocam e, ao mesmo tempo, encantam o público no circo, no teatro de mamulengos, na literatura de cordel e em manifestações populares como a Folia de reis, o Boi-bumbá, o Boi tinga e o carnaval de rua.


A mostra fica em cartaz até  3 de março de 2013



Funcionamento

De terça a sexta-feira, de 11 às 18h.
Sábados, domingos e feriados, de 15 às 18h.
Entrada franca.


Realização

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/MinC
Informações - Setor de Difusão Cultural - (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206.
Difusão. folclore@iphan.gov.br  -  www.cnfcp.gov.br




ENDEREÇO: 

Museu da República
Rua do Catete, 153 - Catete
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.



Fonte: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Materia=289

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...