segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - PRONATEC



Estão abertas apartir dessa segunda-feira, dia 18, as inscrições pela internet para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo "Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego" - Pronatec. Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem).



O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos e Iniciativas

  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.

O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:
  • Expansão da Rede Federal
    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

Programa Brasil Profissionalizado


  • O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.
  • Rede e-TecBrasil
    Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI,SENACSENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.
  • Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
    O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
  • FIES Técnico e Empresa
    O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
  • Bolsa-Formação
    Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.  ("grupos sociais" é um link que remete à aba "A quem se destina?)


     Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT.
       
    São dois tipos de curso:

    • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
    • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. 
       Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 



    PARA INSCRIÇÃO E MAIORES INFORMAÇÕES ACESSEM O SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...