terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

RANKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA INTERNET


O site Webometrics, semestralmente, lança um  ranking com as melhores universidades do mundo. Entretanto, os critérios são diferentes dos outros rankings comuns, levando em conta a presença que as universidades tem na internet.

O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), ligado ao Ministério da Educação da Espanha. O Webometrics afere a presença e relevância na internet, ou seja, a visibilidade da produção científica e acadêmica disponível na rede.
Ou seja, é avaliado o impacto que os artigos das universidades têm online, citações externas às páginas daquela instituição, páginas hospedadas no domínio dela e abertura de arquivos anexados disponíveis em sites relacionados. Além disso, um dos critérios é a presença de trabalhos acadêmicos daquela universidade em grandes publicações internacionais.

O objetivo da lista é melhorar a presença das universidades e instituições de pesquisa na web e promover a publicação em acesso aberto dos resultados científicos. A classificação começou em 2004 e é atualizada a cada janeiro e julho. Hoje ela fornece indicadores da web para mais de 12.000 universidades em todo o planeta Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.
No ultimo ranking, divulgado em janeiro de 2013, os primeiros lugares foram dominados por universidades dos  Estados Unidos, e a Universidade de Harvard ficou em primeiro lugar. Assim, Harvard University, Stanford UniversityMassachusetts Institute of Technology se mantêm no topo da classificação mundial.
Confira a colocação das 12 Universidades brasileiras no ranking geral de janeiro de 2013:
19ª  Universidade de São Paulo (USP)
129ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
177ª Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
181ª Universidade de Brasília (UnB)
205ª Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
241ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
254ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
292ª Universidade Estadual Paulista (Unesp)
312ª Universidade Federal Fluminense (UFF)
364ª Universidade Federal do Paraná (UFPR)
444º Universidade Federal da Bahia (UFBA)
482º Universidade Federal do Ceará (UFC)


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Webometrics_Ranking_of_World_Universities
http://noticias.ufsc.br/2013/02/07/ufsc-conquista-o-5o-lugar-no-webometrics/
http://www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...