terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VISITA À EXPOSIÇÃO "A SAGRADA FAMÍLIA" NO CCC

 Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.



CCC - CENTRO CULTURAL CORREIOS

O "CCC - Centro Cultural Correios", em média anual, recebe um público 400 mil visitantes e promove cerca de 50 eventos, com atrações variadas de teatro, música, dança, cinema e vídeo, além das exposições de diversos tipos de arte.





Suas instalações, adequadas à realização de diversificada programação, ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro é dotado de três pavimentos interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.

No térreo há uma Galeria de Arte para pequenas mostras. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infra-estrutura e iluminação propícia a eventos de grande porte.



O Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística, onde está localizado o Teatro com 320 m² e capacidade para 200 pessoas..



Ao fundo da Galeria de Arte está localizada a Agência JK, que oferece os serviços de Correios e de conveniência, com funcionamento de terça-feira a domingo, do meio-dia às 19 horas.


EXPOSIÇÃO:


"A Sagrada Família" 



Artes Barroca e Popular Brasileiras




A vida de Cristo e sua família foram, e ainda são, fontes de criação”, afirma Romaric Sulger Büel, curador da exposição “A Sagrada Família”, que reúne cerca de 100 obras de importantes colecionadores das duas expressões artísticas, dando ao visitante a possibilidade de conhecer uma das mais importantes matrizes das artes visuais brasileiras.




“Todos os mestres da arte barroca brasileira são de origem humilde, sendo muitas vezes mestiços ou negros. O paradoxo é que a abolição da escravatura e a criação de Escolas de Belas Artes no Brasil no século XIX não permitiram mais aos artistas de origem pobre seguir a aprendizagem das técnicas artísticas. No entanto, isso não fez com que abdicassem de se expressar artisticamente. Bem longe das escolas e universidades, a arte popular brasileira acabou desabrochando no país inteiro”
explica.



A Arte Barroca Brasileira teve quase exclusivamente como fonte de inspiração a Bíblia e o Novo Testamento, sem esquecer a representação das santas e dos santos escolhidos na tradição católica. Os artistas do período barroco no Brasil têm origens nas congregações religiosas, principalmente com os Jesuítas. Esses religiosos buscavam junto ao povo, jovens talentosos para aprender a esculpir a pedra e a madeira.
Nesse cenário encontramos a formação de artistas barrocos e populares.





O Barroco Mineiro guarda significativa importância na história das Artes no Brasil, assim como representa um período especial de produção artística de nosso país. 
A produção de arte popular também guarda elevada importância na produção artística nacional. 
Hoje a rejeição, como um “apartheid” entre a arte popular e a arte barroca brasileira, não se destaca mais, como também entre outras expressões artísticas do nosso país.





Longe das escolas e universidades tradicionais, a arte popular brasileira sempre produziu um saber artístico muitas vezes pouco compreendido e valorizado.

 A luta pelo reconhecimento dessas artes demorou muito no mundo inteiro, mais particularmente no Brasil. 
Sem o trabalho de pioneiros como Janete Costa, Jacques Van de Beuque, Pierre Vergé, Marcel Gautherot, Paulo Pardal, o Brasil continuaria a considerar estas expressões como secundárias.





Visitação:

Centro Cultural Correios

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Corredor Cultural
20010-976 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: 0XX 21 2253-1580

Fax: 0XX 21 2253-1545

E-mail: centroculturalrj@correios.com.br


Funcionamento:

O Centro Cultural Correios recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 12 às 19h

Entrada franca.

Fonte: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/centrosEspacosCulturais/CCC_RJ/default.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...