terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

UM ALERTA AOS PAIS - DO QUE PRECISA UMA CRIANÇA?


Esses dias, compartilhei na minha página do Facebook, um recorte do trecho de uma "crônica" publicada em 03/02/2013 no "Jornal Zero Hora", do Rio Grande do Sul , que traz como chamada "Do que precisa uma criança?", escrito pela jornalista Martha Medeiros, que, gostaria de postar aqui, dividindo com os leitores e, achando ser  merecedor de reflexão dos pais e familiares que se preocupam com a educação, formação e futuro profissional, social e emocional de seus filhos.


Uma das partes do Texto que achei irrelevante é quando a jornalista diz: "É uma tecla insistentemente batida, mas pouco escutada: criança precisa ser amada."

Eu, gostaria apenas de complementar, "amada..., protegida, cuidada, compreendida e orientada!", principalmente no seus primeiros anos de vida. Citando ainda a fala da Psicóloga Roseleide da Silva Santos, quando enfatiza que "amor e carinho vão além de beijo e abraço", e que, “Atenção, preocupação, interesse pelo bem-estar, o olhar e reconhecer as necessidades do outro, tudo isso é relação afetiva, amor, e a criança ou o adolescente que receber isso desejará compartilhar da mesma forma com o outro.”

Não basta apenas suprir as necessidades básicas de uma criança, mas sim, passar a confiança que elas precisam para se tornarem adultos capazes e felizes, se desenvolverem em plenitude tendo auto-estima, autonomia e disciplina.


Um pouco sobre a jornalista: Martha Medeiros, é filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. Casou-se com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre.


Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas na sua vida. Quando voltou para Porto Alegre, começou a escrever crônicas para jornal e, a partir daí, sua carreira literária deslanchou.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martha_Medeiros
http://www.arcauniversal.com/noticias/comportamento/familia/noticias/carinho-e-amor-na-infancia-formam-um-adolescente-mais-afetivo-12799.html

2 comentários:

  1. Não concordo nem um pouco!!

    Vamos criar nossos filhos sem tecnologia?!!?!
    No futuro serão uns idiotas atrasados!!!

    Passeios para Disney (por exemplo) são mágicos e lindos, para qualquer idade!!!

    Guarda roupa de estrela de cinema, ok, mas meus filhos sempre terão roupas bonitas e da moda, não vou deixar que meus filhos usem "mulambos"!!

    Sempre irei criar meus filhos com muito amor e disciplina, diversão e conhecimento, tenho certeza de que meus filhos não serão homens paranoicos, inseguros e acovardados diante da vida, principalmente para uma vida no mundo que se apresenta hoje!!!

    Temo pelas crianças que não curtem as coisas LEGAIS que o mundo moderno oferece, pois essas crianças sim, serão atrasadas, incompetentes, alienadas e subjugadas pela concorrência cada vez mais forte!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente quero agradecer-lhe sua participação com sua opinião neste Blog. Depois, parabenizá-lo pela família que seus filhos possuem. Infelizmente, nem todas as crianças tem pais e familiares que podem oferecer as necessidades que as crianças precisam para se tornarem adultos equilibrados no futuro, ou seja, atenção, amor e também boas escolas e bens materiais. Acredito que, a jornalista em sua crônica, teve a intenção de se referir as famílias que, muita vezes, para compensar a ausência em função da falta de tempo devido ao excesso de trabalho, não oferecem a atenção devida as suas crianças e acabam oferecendo bens materiais em troca, que qualquer pessoa gostaria de ter, afim de suprir essas necessidades, e assim, satisfazerem os desejos dos pequenos. Concordo plenamente com o senhor, que a tecnologia faz parte do progresso e que todos nós devemos evoluir e acompanhar o crescimento tecnológico, tanto que posto vários textos nesse Blog, com esse propósito, mostrando que as crianças de hoje se adaptam facilmente as novas e avançadas tecnologias. Mas, infelizmente nem todas as crianças podem ter o melhor, entretanto, isso não significa que serão adultos problemáticos no futuro. Devemos concordar se uma criança que tem a orientação dos pais, atenção, amor e cuidados irá compreender muito melhor porque não podem ter as mesmos bens materiais que outras crianças possuem. O importante é a felicidade de todos. Participe mais vezes, sua opinião é bastante válida para os nossos leitores!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...