segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ZIRALDO CRIA CARTILHA PARA EXPLICAR O AUTISMO

VEJA A CARTILHA ILUSTRADA

"AUTISMO UMA REALIDADE"


QUE O CARTONISTA ZIRALDO ELABOROU PARA AS ESCOLAS COM O OBJETIVO DE ESCLARECER AOS ALUNOS E PROFESSORES,
 O PASSO A PASSO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PORTADORAS DO 
ESPECTO AUTISTA.















Extraído de: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.356904354447151.1073741840.312975248840062&type=1
http://blogmundoazul.wordpress.com/2013/11/01/cartilha-autismo-uma-realidade-do-cartunista-ziraldo/

2 comentários:

  1. A intenção da cartilha é muito boa e alguns trechos são, de fato, úteis, mas achei também que o conteúdo é um tanto estereotipado e a impressão que dá, ao final, é que se a criança autista tiver todo o tratamento e estímulo necessário, nem será mais autista, quando a realidade é que cada um tem um alcance próprio de desenvolvimento e mesmo com muitos tratamentos, amor e cuidados, o autismo ainda pode ser bastante pronunciado na vida adulta. Por fim, esse tipo de mensagem de que basta todo o apoio necessário para que a pessoa autista seja como a personagem Ana ainda reforça uma culpa sobre os pais, a mãe, especialmente (inclusive é a mãe que aparece nos quadrinhos), como se a melhora da criança fosse proporcional ao auxílio oferecido à criança, o que leva à conclusão errônea e comum na população (e bastante na escola) de que se a criança tem pouco desenvolvimento mesmo já tendo 10 ou 12 anos de idade, por exemplo, a culpa é da mãe que não fez o suficiente, o que não poderia ser mais injusto, haja vista o trabalho árduo e contínuo dos pais por anos a fio no cuidado do filho ou filha, bem como outros limitantes, tais como o altíssimo custo das terapias, que são precárias ou inexistentes no sistema público, profissionais que entendem pouco do quadro (são muitos ainda!), a própria característica natural do autismo que faz com que a criança seja muito resistente a tratamentos, terapias e afins, de modo que muitas vezes nem se consegue que a criança permaneça na sala com o profissional, dentre muitas particularidades mais que fazem toda diferença na compreensão da situação, mas que sequer foram mencionados na cartilha.

    ResponderExcluir
  2. Carla d’Anunciação7 de maio de 2022 às 10:13

    Olá, Selma! Parabéns pelo blog e pela iniciativa em divulgar essa cartilha feita pelo Ziraldo sobre o Autismo. Toda divulgação sobre o assunto é importante para que todos saibam mais sobre essa condição de vida.
    Sou mãe de um lindo menino autista de 6 anos e só queria te sugerir uma correção no termo usado no blog. Pessoas são autistas ou tem TEA (Transtorno do Especto Autista), mas não são portadoras de nada, eles não carregam nenhuma doença nem agente causador, em se referindo ao autismo especificamente.
    Mais uma vez obrigada por ajudar a divulgar informações sobre os autistas!
    Carla d’Anunciação
    cahita7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...