A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
Quando surge uma dificuldade de aprendizagem, o verdadeiro motivo precisa ser investigado com atenção.
Os profissionais da saúde e da educação podem ajudar de diversas formas e evitar que surjam novos problemas que venham a prejudicar o desenvolvimento humano.
Observe todos os tipos de comportamentos e atitudes das crianças que estão aos seus cuidados, não deixando de procurar ajuda quando algo parecer não estar bem.
Acompanhem suas crianças no seu lar e na escola!
Alerta
Os professores podem ser importantes no processo de identificação e descoberta dessas dificuldades.
Entretanto, não possuem formação específica para fazer diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos, conforme o caso.
O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não permitindo que o aluno seja rotulado, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.
A Psicopedagogia é a ciência que observa e trabalha os transtornos de aprendizagem, visando ampliar o crescimento intelectual e as relações pessoais.
Os transtornos de aprendizagem afetam a autoestima, gerando sofrimento.
Estes sofrimentos, disfarçados em comportamentos que são mal interpretados nos ambientes coletivos, como nas escolas, ou mesmo em casa, acabam camuflando problemas maiores que requerem, muita das vezes, intervenção especializada.
A intervenção especializada conta com diversos recursos de linguagem, desenhos, jogos, entre outros, que revelam informações importantes da vida do indivíduo, possibilitando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dificuldades.
Portanto, quando a própria família não consegui identificar essa dificuldade, buscar ajuda é de fundamental importância para favorecer o pleno desenvolvimento das capacidades humanas.
Fontes: http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm
https://www.facebook.com/carolina.psicopedagoga.71
http://www.sentireaprender.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário