terça-feira, 12 de março de 2013

LIVROS ABORDANDO AUTISMO - JURUÁ EDITORA

Apresento a seguir, livros que abordam o tema Autismo, da Juruá Editora, vejam:


 Autismo e Psicanálise

O Lugar Possível do Analista na Direção do Tratamento

Número de Páginas: 166

Autora: Flávia Chiapetta de Azevedo 
Publicado em: 4/8/2009 
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622357-5




O que pode um analista diante do autismo? É com essa questão que a psicanalista Flávia Chiapetta de Azevedo inicia seu livro que se traduz numa efetiva contribuição à teoria e à clínica do autismo.

Partindo dos enigmas que a clínica com autistas provoca, a autora empreende um estudo que consiste em abordar o autismo no campo da psiquiatria até as diferentes vertentes psicanalíticas. Sustentando que a teoria de Jacques Lacan permite uma compreensão mais rigorosa acerca do autismo, a autora recorre aos subsídios lacanianos para uma reflexão detalhada sobre o estatuto do sujeito no autismo. É importante observar que as questões teóricas levantadas neste livro não são meras especulações, mas sustentam a possibilidade de um trabalho clínico com crianças autistas, trazendo uma imensa contribuição àqueles que lidam com essas crianças.


Nas páginas que se seguem o leitor terá a oportunidade de encontrar uma pesquisa que, levando em conta todas as dificuldades encontradas na clínica do autismo, mantém um rigor de um campo específico que é o da psicanálise: operar no campo da palavra e da linguagem seja em que caso for, lembrando que o que dá a efetividade a um percurso de análise é, como sustentam tanto Freud como Lacan, o desejo do analista.




Revista da Associação Psicanalítica de Curitiba - Vol. 22
Autismo

Número de páginas: 184

Organizadora: Rosane Weber Licht, 184 pgs. 

Publicado em: 18/8/2011 
Editora: Juruá Editora
ISSN: 1519-8456-00022

Se a fascinação por este tema tem se ampliado no momento atual, em proporção ao crescimento estatístico do número de crianças que recebem este diagnóstico em escala mundial, o que se pode ressaltar a partir de mais esta tentativa de encontrar respostas que oferecemos aos leitores, é o que está em questão – o enigma da condição humana – que a psicanálise não cessa de apontar, e que é inesgotável! Que não o percamos de vista, diante da profusão de respostas reducionistas que nos oferecem e podem bloquear as interrogações.


Para adquirir e receber em sua casa, poderá acessa o banner da Juruá Editôra ao lado ou acessando o link abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...