quarta-feira, 13 de março de 2013

A LETRA BONITA É IMPORTANTE NA ESCRITA?



Se seu filho está no Ensino Fundamental e não consegue fazer aquele traçado redondinho e perfeito das letras, não se alarme: 


Ter letra bonita não é o essencial!


Aprender a escrita de mão na era do computador e da digitação ainda é importante?

Segundo os especialistas no assunto, a questão principal não é a beleza da letra. O importante é ajudá-lo a se exercitar para ter uma letra legível, para que ele possa efetivamente se comunicar por meio da escrita.

"O cuidado precisa ser em ajudar a criança a ter uma letra legível, que possa ser compreendida por diferentes leitores, dentro e fora da sala de aula", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila, de São Paulo.


Veja abaixo algumas das principais dúvidas sobre o assunto e as respostas das especialistas:



Crianças que têm dificuldade com o traçado podem ter algum problema de desenvolvimento motor?

"Poucas crianças têm efetivamente comprometimentos na área motora", diz a neurocientista Elvira Souza Lima. E, geralmente, essa dificuldade se resolve com o treino. Quando uma criança apresenta problemas de ordem motora, isso não se manifesta somente no traçado da letra cursiva, mas em outras situações que exijam o mesmo tipo de habilidade, ou seja, que requeiram a coordenação motora fina.


A cobrança de ter "letra bonita" pode prejudicar a criança?
Fazer juízo de valor - determinando se uma letra é "bonita" ou "feia" - pode prejudicar o processo de aprendizagem, segundo Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila. "Há crianças que investem no traçado, cuidam de escrever "bonito". Há os que o fazem mais apressadamente e que acabam descuidando um pouquinho do traçado. Enfim, existem muitas explicações para as diferentes marcas de traçado".

É correto que crianças misturem letras bastão e cursiva na escrita?

"A partir do momento em que dominam o traçado e escrevem com fluência e legibilidade, as crianças podem optar pela letra mais confortável, assim como fazem os adultos que, inclusive, mesclam tipos de letras em suas escritas", diz Andrea Luize, coordenadora de núcleos de alfabetização da Escola da Vila.

Os cadernos de caligrafia estão em desuso?

Segundo a neurocientista Elvira Souza Lima, os cadernos de caligrafia estão em desuso no Brasil, mas não em outros países. "O caderno ajuda a desenvolver a noção de organização espacial", diz ela, que defende também que tanto a letra bastão quanto a letra cursiva sejam ensinadas a partir dos sete anos de idade.

O tipo de letra de cada pessoa, de cada criança, pode ser considerado uma característica pessoal sua?

"A escrita é uma manifestação gráfica da pessoa, traz em si sua identidade", explica a neurocientista Elvira Souza Lima. "Há sempre uma pessoa por trás de um texto escrito. Por isso é tão importante apresentar as várias formas de escrita. Depois a pessoa escolhe pela que melhor lhe convier", diz ela.



COMO MELHORAR A LETRA DO SER FILHO




Fontes: 

Publicado em 08 de Abril de 2012, às 00h00min | Autor: Adriana Carvalho

http://www.jmnews.com.br/noticias/mix/12,19834,08,04,qual-a-importancia-da-letra-bonita-para-a-crianca.shtml

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=582796538414867&set=a.277164342311423.79266.276008922426965&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...