sábado, 16 de março de 2013

IX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA - Inscrições até 09 de abril 2013

As inscrições para a IX Olimpíada Brasileira de Biologia já estão abertas!

Não perca tempo e faça já o cadastro de sua escola, ou entre agora no site da OBB, e descubra um pouco mais sobre a competição.


Mas não se esqueça: as inscrições para a OBB vão até 09 de abril.



1. Dos objetivos no âmbito das Ciências Biológicas:

1.1. Despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos;

1.2. Aproximar a universidade do ensino médio, antecipando a divulgação das inovações científico-tecnológicas ao estudante do ensino médio;
1.3. Permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social;

1.4. Promover intercâmbio de ideias e de experiências em salas de aula no território brasileiro e em eventos internacionais;

1.5. Estabelecer relações amistosas entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.


2. Das inscrições

2.1. Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estudantes de escolas públicas e privadas em que houver pelo menos um professor credenciado. É função ou responsabilidade dos professores credenciados inscrever alunos na OBB, reproduzir as provas e cartões-respostas da PRIMEIRA FASE, aplicar provas, registrar os resultados da primeira fase na página oficial da OBB. Espera-se o máximo cuidado com o sigilo das questões, da lisura das provas e da boa execução das tarefas sob sua incumbência.

2.2. Para credenciamento dos professores, cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição on line na página oficial da OBB (www.anbiojovem.org.br).

2.3. Podem participar da OBB estudantes que tenham, até o dia 1º de julho de 2013, inclusive, no máximo 19 (dezenove) anos de idade e que estejam com o ensino médio em andamento ou mesmo completo, desde que nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior.

2.4. Nos eventos internacionais, cada aluno pode participar no máximo duas vezes na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e uma única vez na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB). Alunos selecionados para o treinamento e que já tenham participado duas vezes na IBO, ou que não estejam na idade permitida, serão automaticamente desclassificados.


3. Das etapas, do cronograma e das provas


3.1. Primeira Fase da OBB

3.1.1. Escolas participantes devem ser credenciadas e registrar seus professores até o dia 09 de abril de 2013 na página oficial da OBB.

3.1.2. Inscrições de alunos para a Primeira Fase da OBB serão feitas pelos professores credenciados, exclusivamente pela página oficial da OBB. A inscrição dos alunos é feita SOMENTE APÓS A PROVA, junto com seus dados pessoais (ex. data de nascimento) e o NÚMERO DE ACERTOS NA PRIMEIRA FASE. Outros meios de inscrição não serão aceitos sob qualquer hipótese.

3.1.3. A prova da primeira fase será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco opções cada. A prova é a mesma para todas as séries do Ensino Médio e se realizará no dia 13 de abril de 2013 (sábado), nas escolas credenciadas. Estas poderão optar pela aplicação da prova no período da manha ou no período da tarde.

3.1.4. Um exemplar da prova e um exemplar do cartão-resposta da primeira fase da OBB serão enviados diretamente aos professores credenciados, pela Coordenação Nacional da IX OBB, até o dia 12 de abril de 2013. Os exemplares serão enviados para os e-mails cadastrados. A atualização dos dados bem como a checagem do e-mail é de responsabilidade exclusiva do professor cadastrado.

3.1.5. A reprodução do exemplar da prova e do cartão-resposta e em quantidade suficiente para todos os alunos inscritos será de exclusiva responsabilidade do professor cadastrado pela escola participante.
3.1.6. A prova da primeira fase será realizada no dia 13 de abril de 2013 (sábado) na escola em que o aluno estiver matriculado.

3.1.7. O gabarito oficial será divulgado no dia 15 de abril de 2013 na página oficial da OBB. Recursos poderão ser impetrados até o dia 16 de abril, sendo o gabarito oficial publicado em nosso site no dia 17 de abril. Todas as provas deverão ser corrigidas pelos professores credenciados, conforme tal gabarito.

3.1.8. Os professores credenciados devem registrar o resultado de todos os alunos até o dia 22 de abril de 2013 na página oficial da OBB. O professor responsável deverá lançar o número de questões corretas (0-30) para cada aluno, segundo o gabarito oficial. Valores lançados diferentes do número de acertos (ex: 100, 45%) serão anulados, sendo os alunos eliminados da OBB.

3.1.9. O resultado final da primeira fase, incluindo a nota de corte e os classificados para a segunda fase, será divulgado por Estado no dia 29 de abril de 2013 na página oficial da OBB.

 3.1.10. A primeira fase tem caráter meramente eliminatório, sendo apenas a segunda fase de caráter classificatório para o nivelamento e para os eventos internacionais.


3.2. Segunda Fase da OBB

3.2.1. Todos os alunos regularmente inscritos na OBB, que obtiverem na primeira fase a pontuação mínima classificatória, serão automaticamente inscritos na segunda fase, sem a necessidade de nova inscrição.

3.2.2. Os coordenadores estaduais serão confirmados pela coordenação nacional, até o dia 03 de maio de 2013 e divulgados na página oficial da OBB, como coordenadores estaduais ou como coordenadores adjuntos do Estado.

3.2.3. Caberá aos coordenadores estaduais à definição do(s) local (is) de prova para a execução da segunda fase da OBB.

3.2.4. Todos coordenadores deverão receber a prova da segunda fase e o cartão-resposta para reprodução até o dia 24 de maio de 2013 pela página oficial da OBB e/ou para o e-mail cadastrado. Eles serão responsáveis pela reprodução em boa qualidade da prova e do cartão-resposta, pela segurança dos cartões-respostas marcados pelos alunos e pela remessa destes para a caixa postal da OBB.

3.2.5. O exemplar original da prova e do cartão-resposta, encaminhados aos coordenadores, não poderão sofrer qualquer tipo de alteração tais como tipo e tamanho de fonte, dimensões e cor do cartão, adição de logomarcas ou nome de estabelecimento de ensino, sob pena de eliminação dos cartões de tais alunos. Alunos que marcarem indevidamente os cartões-respostas ou não assinarem a lista de presença serão considerados eliminados da competição.
3.2.6. Os cartões-respostas serão corrigidos na sede da Olimpíada Brasileira de Biologia – sede da Associação Nacional de Biossegurança -ANBIO, Rio de Janeiro, por meio de leitora ótica.

3.2.7. As provas ficarão arquivadas na sede da ANBIO e não serão aceitos pedidos de vistas ou de revisão de provas. A recontagem dos acertos pode ser pedida por escrito somente pelos professores cadastrados dentro do período previsto em nosso cronograma.

3.2.8. A prova da segunda fase será realizada no dia 26 de maio de 2013 (domingo), dás 09h ás 13h, em local a ser definido pelo coordenador estadual da OBB e consistirá de caderno teórico com no máximo 120 questões objetivas.

3.2.9. Haverá uma tolerância máxima de 15 minutos de atraso no dia da prova. O aluno que ultrapassar esse limite não poderá fazer a prova. O aluno deverá portar documento de identificação com foto recente para fazer a prova.

3.2.10. O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora e meia de seu início. Os três últimos alunos de cada sala SOMENTE PODERÃO SAIR DE SALA JUNTOS, cabendo a estes a assinatura, juntamente com o fiscal da sala, do envelope de cartões-respostas já devidamente lacrado.

3.2.11. No dia da prova, será permitido o uso de lápis ou lapiseira, de borracha, de caneta e de régua. Não será permitido o uso de calculadora, sob qualquer hipótese.

3.2.12. O gabarito da prova de segunda fase será divulgado no dia 02 de junho de 2013 na página oficial da OBB.

3.2.13. O ENVELOPE LACRADO, CONTENDO OS CARTÕES-RESPOSTAS, DEVERÁ SER ENVIADO ATÉ O DIA 30 DE MAIO DE 2013, VIA SEDEX, PARA CAIXA POSTAL DIVULGADA NO SITE OFICIAL DA OBB, CONTENDO NOME E ENDEREÇO COMPLETO DO PROFESSOR CADASTRADO NA OBB, RESPONSÁVEL PELO ENVIO.

3.2.14. Como consta de forma CLARA e TRANSPARENTE neste edital, na segunda fase da OBB a responsabilidade da DEFINIÇÃO DOS LOCAIS DE PROVA, REPRODUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS PROVAS, BEM COMO ENVIO DOS CARTÕES RESPOSTA À SEDE DA ANBIO DENTRO DO PRAZO DEFINIDO é de responsabilidade única e exclusiva dos COORDENADORES ESTADUAIS. A ANBIO se isenta de responsabilidade de problemas transcorridos nas atividades supracitadas.

3.2.15. Serão desclassificados da competição envelopes violados ou com data de postagem posterior ao dia 30 de maio de 2013.

3.2.16. Recursos ao gabarito serão recebidos pela página oficial da OBB até o dia 03 de junho de 2013. Os recursos devem estar devidamente justificados e com referências bibliográficas citadas e serem realizados pelos professores cadastrados.

3.2.17. O resultado preliminar da prova de segunda fase será divulgado pela página oficial da OBB até o dia 10 de junho de 2013.

3.2.18. Pedidos de recontagem de acertos serão aceitos até o dia 11 de junho de 2013 através do email olimpiadas@anbio.org.br

3.2.19. Divulgação do resultado final e dos alunos selecionados para treinamento e participação na Olimpíada Internacional de Biologia - IBO (Suíça) e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia - OIAB (Argentina) – dia 13 de junho de 2013.

3.2.20. A ANBio como instituição executora pode definir a realização de uma TERCEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA como os primeiros colocados. Isso ocorrerá EXCEPCIONALMENTE caso haja suspeita de fraude e suas normas e datas serão definidas em caráter emergencial pela ANBio.

3.2.21. A fase de treinamento prático será realizada no RIO DE JANEIRO de 8-13 de julho de 2013 com os 10 primeiros colocados na segunda fase da OBB. A ANBio ressalta que esta fase somente ocorrerá caso haja recursos disponíveis para custeio. Em casos excepcionais estas datas poderão ser modificadas.


Fonte: http://www.anbiojovem.org.br/obb/index.php?mod=mat&id_materia=476 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...