quinta-feira, 4 de abril de 2013

EFEITOS DA MÚSICA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO SEGUNDO CIENTISTAS




Segundo as pesquisas científicas, a música 
tem efeitos neuroquímicos que podem melhorar o sistema imunológico, reduzir a ansiedade e até mesmo regular o humor.

 A descoberta é de uma dupla de psicólogos pesquisadores da Universidade de McGill, no Canadá.




A pesquisa aponta que certas músicas podem elevar a produção de imunoglobulina A (um tipo de anticorpo) e de glóbulos brancos, responsáveis por atacar invasores como bactérias e germes.
Os cientistas  Mona Lisa Chanda e Daniel Levitin descobriram que ouvir ou até mesmo tocar música pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e elevar os níveis de oxitocina, relacionado ao bem-estar. Isso melhora o humor e facilita as interações sociais. Músicas mais lentas com melodias suaves tendem a ser mais relaxantes que canções com ritmo mais rápido.
Para chegar a essa conclusão, Chanda e Levitin analisaram mais de 400 pesquisas que associam a música com processos neuroquímicos específicos
Vários estudos indicam que a música pode até mesmo controlar a dor.
A dupla canadense propõe que médicos e terapeutas comecem a levar a música mais a sério. Eles esperam que a música possa ser usada como calmante antes de cirurgias.
A pesquisa dos canadenses destaca que tratamentos baseados em música não são invasivos e têm efeitos colaterais mínimos. Além disso, são baratos e “naturais”.

Fonte: Exame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...