domingo, 7 de abril de 2013

APRENDENDO CIÊNCIAS NO BOSQUE


"CIRCUITO DA CIÊNCIA" RETORNA EM 2013 COM ATIVIDADES NO INPA


Bosque da Ciência completa 18 anos de existência em Manaus (Foto: Divulgação/Inpa)

06/04/2013 11h43 

Bosque da Ciência celebra 18 anos e inicia circuito de visitas 2013



Bosque no Inpa já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes em 18 anos.

Circuito oferece oficinas, jogos educativos e exposições científicas.


Em comemoração aos 18 anos do Bosque da Ciência, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Rua Otávio Cabral, Bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, realiza, na manhã deste sábado (6), a primeira edição de 2013 do ‘Circuito da Ciência’ e a 131ª da história do Circuito.


O projeto, que visa espalhar o conhecimento e a educação ambiental entre as crianças e adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a fauna e a flora da região, receberá alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de educação e oferecerá   oficinas, jogos educativos e exposições científicas. 



"Somente nesta 131ª edição já alcançamos um público recorde de 600 alunos", comentou o coordenador do Bosque, Jorge Lobato.



Com a entrada franca, para esta edição foram selecionadas as instituições: Escola Estadual Antônio Teles, Escola Estadual Bom Pastor, Escola Municipal Dulcineide Dos Santos Dias e Escola Municipal Madalena Dos Santos. Para Jorge Lobato, o local, que possui uma área de 13 hectares, proporciona um contato direto entre os habitantes da cidade com a fauna e a flora amazônicas.





Em dezoito anos de existência, o Bosque já recebeu mais de um 1,5 milhão de visitantes, tornando-se uma importante estrutura de socialização da ciência, e em treze anos de ‘Circuito da Ciência’ foram realizadas 130 edições, envolvendo cerca de 170 escolas municipais e estaduais, totalizando aproximadamente 45 mil pessoas entre crianças e jovens.



Dentre as atividades oferecidas no ‘Circuito da Ciência’, destacam-se o estande de Insetos Aquáticos, Tartarugas da Amazônia, Clube de Ciências, além de estandes de artesãos amazonenses. De acordo com Lobato, esta edição conta com vinte tendas abrangendo diversos temas científicos. "As tendas são administradas por pesquisadores do Inpa e elas têm o objetivo de socializar o conhecimento e desmistificar a ideia de que a ciência é algo impenetrável", afirmou o coordenador.

Lobato afirmou ainda que até o final de 2013, mais nove edições deverão ser realizadas. "Até dezembro pretendemos abrangir 40 escolas da rede pública de ensino, totalizando cerca de 3 mil crianças. Além da inclusão de quatro escolas de munícipios do interior, serão duas de Iranduba e duas de Presidente Figueireido", finalizou o coordenador.
Bosque da Ciência


Bosque da Ciência completa 18 anos de existência em Manaus (Foto: Divulgação/Inpa)


Criado em 1995, o instituto busca fortalecer sua identidade não só como entidade importante na geração de conhecimento, mas, sobretudo, para a socialização dos resultados objetivando subsidiar conhecimentos para dar respostas e indicar caminhos para os problemas enfrentados pela sociedade.



Com um importante papel de conciliar sociedade com ciência, o bosque mostra diretamente aos visitantes os objetos de estudos dos vários pesquisadores que atuam no instituto. Os 13 hectares do bosque oferecem uma variedade de atrativos e atividades aos visitantes, pois foi projetado e estruturado para estimular e promover o desenvolvimento da difusão científica e da educação ambiental no instituto.
 
No bosque podem ser encontrados: trilhas educativas, tanques de peixes-boi da amazônia e viveiro das ariranhas, casa da ciência, ilha da tanimbuca, condomínio das abelhas, paiol da cultura, viveiro dos jacarés, entre outros. "com certeza as visitas ao bosque estão criando massa crítica para olhar o desenvolvimento regional com alternativas viáveis baseadas em sustentabilidade, além de se consolidar como um destino verde no contexto turístico da nossa cidade", conclui lobato.
Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/bosque-da-ciencia-celebra-18-anos-e-inicia-circuito-de-visitas-2013-no-am.html
Tiago MeloDo G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...