O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.
O acervo do MAST é testemunha de uma ciência que procurava uma unificação da linguagem cientifica, ou seja, todos deveriam entender os métodos de trabalho e os dados obtidos nas investigações, através de instrumentos científicos, em qualquer parte do globo. A ciência daquele momento era realizada nas instituições científicas e também nas faculdades e universidades. Os resultados da prática científica poderiam ser vistos nas grandes exposições universais, nos congressos, nos seminários e na circulação de jornais e revistas. A imprensa foi uma importante aliada no sentido de colocar as ciências ao alcance de todos. E de confirmar junto ao público a crença de que a humanidade seria mais feliz devido ao seu avanço e novas conquistas.
Observar, medir e conhecer o céu e a Terra é um desafio constante, enfrentado de diferentes maneiras pelas sociedades. A partir de instrumentos científicos de mediação do tempo e do espaço do Acervo Museológico do MAST e de documentos históricos, a exposição explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil.
O Acervo Arquitetônico está localizado no campus do Observatório Nacional/MAST, que possui uma área aproximada de 44 mil metros quadrados. Situado no Morro de São Januário, no Rio de Janeiro, compreende dezesseis edificações de grande valor histórico, construídas para sediar o Observatório Nacional a partir de 1921. Destacam-se o prédio sede e os pavilhões que abrigam centenárias lunetas, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX.
No mundo inteiro, é nos observatórios que se faz o cálculo da longitude, base para a elaboração de mapas, trabalhos de demarcação e a definição da hora. Nações tomavam diferentes linhas para o meridiano zero. A exemplo de outros países, o Brasil estabeleceu como meridiano inicial a linha que passava pelo Imperial Observatório do Rio de Janeiro.
A localização adequada do Observatório foi constantemente questionada, e assim cogitou-se a sua transferência do Morro do Castelo, devido às suas instalações precárias. Por isso, outras linhas meridianas próximas foram tomadas como marco zero, inclusive a que passa pelo Morro do Pão de Açúcar.
Na condição de museu, detém a guarda de coleções de instrumentos, objetos e documentos ligados à atividade científica brasileira. O acervo abrange o prédio principal e outras instalações do MAST. Estas edificações e a coleção museológica foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986.
Como Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o MAST realiza estudos acadêmicos em História da Ciência, Educação em Ciência e preservação de acervos documentais e museológicos.
O MAST trabalha com a história científica e tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que promove e estuda a divulgação e a educação em ciências.
Desenvolve também programas de atendimento escolar, que incluem visitação guiada para grupos de estudantes e cursos de capacitação docente e na condição de museu, detém a guarda de coleções de instrumentos, objetos e documentos ligados à atividade científica brasileira.
Meteorito Santa Luzia de Goiás
(Acervo Museu Nacional, RJ)
Esse é o segundo maior meteorito do Brasil, pesando duas toneladas. Foi encontrado na cidade de Santa Luzia, hoje Luziânia, no estado de Goiás, na década de 1920.
Meteorito Santa Luzia de Goiás
(Acervo Museu Nacional, RJ)
Esse é o segundo maior meteorito do Brasil, pesando duas toneladas. Foi encontrado na cidade de Santa Luzia, hoje Luziânia, no estado de Goiás, na década de 1920.
A Cúpula Móvel é construída de chapa metálica e estrutura em perfil de ferro. A abertura na parte superior (trapeira) é acionada por um sistema elétrico de cremalheira, permitindo um giro completo de 360 graus. A luneta ali instalada foi adquirida em 1910 da asa Gustav Heyde, Alemanha. Possui abertura da lente objetiva de 21 cm e distância focal de 3 metros. A montagem é equatorial, ou seja, o eixo da luneta é paralelo ao eixo da Terra.
O Acervo Arquitetônico compreende dezesseis edificações de valor histórico localizadas no campus do Observatório Nacional/MAST, entre as quais os pavilhões que abrigam centenárias lunetas e o edifício sede.
Visite o MAST:
Terça, quinta e sexta, 9h às 17h; quarta, 9h às 21h; sábado, 14h às 21h; domingo e feriado, 14h às 18h
Rua General Bruce, 586
Bairro Imperial de São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030
Tel. 21 3514-5200
mast@mast.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário