quarta-feira, 19 de junho de 2024

ESTADO DE MG APROVA PROJETO DE INCLUSÃO ESCOLAR

 

Aprovado em definitivo projeto que beneficia estudantes autistas ou superdotados

Texto aprovado recomenda disponibilização de profissionais de apoio, adaptação de tarefas escolares e flexibilização de horários, entre outros pontos.


O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, de forma definitiva, (2º turno), na Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (28/5/24), o Projeto de Lei (PL) 1.235/23. A proposição, de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT), estabelece objetivos e diretrizes que deverão ser observados no atendimento de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação nas instituições de ensino públicas e privadas do sistema estadual de educação.

Na votação definitiva, o Plenário manteve o texto que havia sido aprovado em 1º turno. Dessa forma, a proposição também traz diretrizes e objetivos para o atendimento desses estudantes nas escolas e nos conservatórios de música.

Originalmente, o projeto autorizava o governo estadual a implementar o Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA), mas foi alterado e ampliado durante a tramitação da matéria nas comissões da ALMG, com o objetivo de criar uma legislação que trate de modo abrangente do atendimento a esses estudantes.

O texto aprovado determina como uma das diretrizes a serem observadas a consideração da situação singular, perfil individual, característica biopsicossocial e faixa etária de cada estudante, visando garantir a dignidade humana, a busca pela identidade própria e o desenvolvimento da capacidade de exercer a cidadania e a participação social, política e econômica.

O projeto aprovado também cita a necessidade de formação continuada dos professores para atuar com esse público, de disponibilizar profissionais de apoio, de adaptar tarefas escolares, de flexibilizar horários, de fomentar a permanência dos alunos nas escolas, entre outras diretrizes e objetivos.


Matéria publicada em 28/05/2024, link https://www.almg.gov.br/comunicacao/noticias/arquivos/Aprovado-em-definitivo-projeto-que-beneficia-estudantes-autistas-ou-superdotados/



quinta-feira, 6 de junho de 2024

SEU FILHO TEM AH/SD, E AGORA?

  

Após a identificação de que a criança/adolescente tem altas habilidades/superdotação, cabe agora aos pais e a escola desenvolverem os talentos dessa pessoa, mas como isso é feito?

O que muita gente pode não saber é que todas escolas de ensino público são obrigadas por lei a propor a esse aluno o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o intuito de suplementar a formação desse aluno, enriquecendo o processo de aprendizagem ao trabalhar com seus interesses específicos e estimular suas habilidades e potenciais. 

É importante salientar que é um atendimento que acontece no turno inverso ao turno de aula normal. 

Alunos de escolas particular também tem o direito de participar do Atendimento Educacional Especializado em suas escolas.

O primeiro passo que é feito pelo aluno com altas habilidades no Atendimento Educacional Especializado é de realizar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pensado pelo próprio aluno com base no que ele tem interesse e pelos professores que irão ajudá-lo a desenvolver suas habilidades (pode contar com a ajuda de professores que não sejam do AEE, mas que tem maior conhecimento na área de conhecimento que o aluno tem interesse). 

O próximo passo é o aluno trabalhar em conjunto com os professores em atividades que de acordo com a temática que o aluno escolheu, possam potencializar as suas habilidades. 

As atividades desenvolvidas na chamada Salas de Integração e Recursos das escolas, local onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado, são variadas, mas alguns exemplos são: Práticas desportivas, oficinas de mecânica, oficinas de elétrica, atividades de jogos físicos

O NAAH/S (Núcleos de Atividades para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação) tem como um dos seus objetivos capacitar professores para atendimento educacional especializado a estudantes com Superdotação, mas além de capacitar professores, o NAAH/S oferece espaço para atendimento de estudantes de escolas públicas, que encaminhados pela escola ou pela família passam por um processo para se identificar se possuem altas habilidades, e caso se confirme que o aluno possui Superdotação, ele passa por um processo semelhante ao do Atendimento Educacional Especializado, porém o seu diferencial é de que por ser um local onde acontece somente o atendimento para alunos com Altas Habilidades e não se localizar em escolas, o NAAH/S busca parcerias com universidades para ampliar as oportunidades educacionais do aluno e para o desenvolvimento de pesquisas, atividades, projetos e cursos com os alunos, professores e pais. 

A Unidade de Atendimento ao Aluno do NAAH/S também oferece ao superdotado a possibilidade de participar de oficinas, que podem ser: Oficina de Artes Plásticas, Oficina de Leitura e Produção Textual, Oficina de Lógica e Matemática, Oficina de Robótica Educacional. 

Contudo, dependendo de qual estado ou cidade o NAAH/S estar localizado as oficinas podem variar, pois dependem do conhecimento dos profissionais que trabalham no núcleo e das instituições que formam parceria.

EXTRAÍDO DE: 
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