terça-feira, 26 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE INAUGURA BIBLIOTECA 100% DIGITAL

Prédio principal da Universidade Politécnica da Flórida, em foto sem data; a nova biblioteca foi inaugurada sem livros em papel
(Foto: Reuters/Divulgação/Universidade Politécnica da Flórida)

Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel



Postagem Extraída do G1, São Paulo
Publicada e atualizada em 26/08/2014 00h00

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/nova-universidade-nos-eua-inaugura-biblioteca-sem-livros-em-papel.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1
Universidade Politécnica da Flórida teve sua primeira aula nesta segunda.

A nova biblioteca tem 135 mil livros, todos em formato digital.

A Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, foi inaugurada na semana passada na cidade de Lakeland prometendo abordagens inovadoras no ensino e na pesquisa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Uma dessas inovações é a biblioteca, que foi aberta neste mês com um acervo de 135 mil livros, mas nenhum deles impressos no papel

Todos estão em formato digital. 

A primeira aula da história da universidade aconteceu nesta segunda-feira (25/08/2014).

"É uma decisão corajosa avançar sem livros", disse à agência de notícias Reuters Kathryn Miller, a diretoria de bibliotecas da nova instituição. A ideia por trás dessa decisão é refletir a priorização pela alta tecnologia que permeia toda a missão da "Florida Poly", como a universidade é chamada nos Estados Unidos.

Os 135 mil e-books podem ser acessados pelos estudantes pelo tablet ou notebook pessoais. O local, assim como o resto do campus, é equipado com internet sem fio. Além dos títulos já disponíveis, a instituição tem um orçamento de US$ 60 mil (cerca de R$ 140 mil) para comprar livros digitais por meio de softwares, para que os alunos possam lê-los uma vez gratuitamente. Com o segundo clique, a universidade compra o e-book. "Em vez de o bibliotecário colocar livros que eu acharia relevantes na estante, os estudantes é que estão escolhendo", disse Kathryn.


Prédio principal da Universidade Politécnica da Flórida foi desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava
 (Foto: Reuters/Divulgação/Universidade Politécnica da Flórida)


Nova função para bibliotecários

Já que não têm mais a função de carregar e guardar os livros físicos, os bibliotecários contratados pela universidade têm como principal tarefa orientar os leitores a aprender a gerenciar os materiais digitais.

A nova biblioteca, porém, não é 100% sem papel, segundo a Reuters. Alunos podem levar livros para estudar no local e emprestar livros em papel das outras 11 universidades estaduais da Flórida.

A Politécnica é a 12ª universidade mantida pelo governo do estado da Flórida e o prédio principal do campus foi desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A construção levou 28 meses e, além da biblioteca digital, há um supercomputador e laboratórios de pesquisa para estudantes e professores.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BOLSA PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 29/09/2014 PARA 21 PAÍSES



Graduação-sanduíche em 21 países tem inscrições abertas

Notícia veiculada no portal do MEC 
em Segunda-feira, 18 de agosto de 2014 -12:05


O programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para graduação-sanduíche em 21 países de destino — Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai até 29 de setembro para as chamadas públicas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204. Para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro.

Entre os requisitos obrigatórios para os candidatos estão:

• Obtenção de nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.

• Apresentação de teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino.

• Integralização de no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início previsto da viagem de estudos.

• Homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem (mérito acadêmico).


É necessário ainda que o candidato esteja cursando uma das áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras. Os estudantes da área de saúde devem verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas. 

Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico. Outros, somente alunos do ciclo básico. Há ainda os que não aceitam alunos da área da saúde.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência pelo período de estudos no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio-instalação, seguro-saúde (pago no país de destino), auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets.



Assessoria de imprensa da Capes
Portal do MEC


22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO



O QUE É FOLCLORE?

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.

São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.

Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.

A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.

Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.

O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: 

Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.


Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-folclore.htm


DECRETO Nº 56.747, DE 17 DE AGOSTO DE 1965.

Institui o dia do Folclore. 


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87 - inciso I, da Constituição e 

CONSIDERANDO a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legitimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. 

CONSIDERANDO que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento; 

CONSIDERANDO que o Govêrno deseja assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação - estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira, 

DECRETA: 

Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agôsto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore. 

Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país. 

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário. 

Brasília, 17 de agôsto de 1965; 144º da Independência e 77º da República. 

H. CASTELLO BRANCO 
Flávio Suplicy de Lacerda 

Publicado no D.O.U. de 18.8.1965

CIRCUITO CULTURAL NO RIO DE JANEIRO NESTE SÁBADO 23 DE AGOSTO

Que tal passar um dia de turista sem se preocupar com o trânsito? 

É neste sábado!

 Circuito Cultural Rio Ônibus.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PRIMEIRA ESCOLA DO MUNDO A USAR APLICATIVOS DO GOOGLE EM SALA DE AULA



Postado em 17 ago 2014
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-visitou-a-primeira-escola-no-mundo-a-usar-aplicativos-do-google-na-sala-de-aula/



mater dei
O Colégio Mater Dei, em São Paulo, foi a primeira escola no mundo a receber uma sala de aula organizada com aplicativos do Google em maio de 2014. Em um país com problemas na educação básica e no ensino médio, a iniciativa mostra que o uso de tecnologia em tablets, smartphones, computadores e televisões é o futuro das salas de aula e uma oportunidade para diminuir as deficiências escolares.

A sala de aula do Google não possui carteiras ou mesmo cadeiras, mas pufes e travesseiros para os alunos sentarem ou deitarem. Os professores não ficam em mesas na parte da frente, e sim em pequenos bancos levemente mais altos, na lateral. A disposição da sala é quase um círculo, para não separar mestres e seus alunos. As paredes, em sua maioria, são de vidro transparente, permitindo que os jovens visualizem a escola toda dentro da sala de aula, mas sem o barulho externo.

O próprio Google quer copiar o modelo da escola brasileira e replicar em outras instituições ao redor do mundo, utilizando efetivamente a tecnologia na educação. É diferente das antigas aulas em laboratórios de informática, que não se misturavam com aulas de português, ciências e matemática.

Conversei com Erica Montovani (48), coordenadora do Ensino Fundamental 1 do Mater Dei. Ela explicou como funcionam as aulas de português para crianças entre 7 e 10 anos. Os alunos aprendem gêneros literários diferentes a cada ano. “No caso do terceiro ano, eles estão estudando os contos de fada. A novidade neste ano é o uso da tecnologia, para a melhor escrita das crianças e a prática de leitura. Esse tipo de inovação está em nossa metodologia pedagógica. Tivemos um avanço mais rápido neste tipo de atividade graças ao uso de tablets na sala do Google”, disse Montovani.

Acompanhamos uma aula sobre o conto da Chapeuzinho Vermelho com alunos do ensino fundamental. Ministrada através de um aplicativo no Google TV, a professora monitorava e contava a história em voz alta executando comandos de seu iPad. Num segundo momento, a mesma história se transformou em um game, jogado coletivamente pelas crianças.

“Implantamos a sala do Google em maio. Um resultado de leitura que conseguimos só em meados de novembro foi atingido já em julho”, contou Erica Montovani. Para a educadora, o conteúdo apenas em livro era encarado como monótono pelas crianças.

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Na hora do recreio, a turma do ensino fundamental encontra o pessoal do colegial dentro da sala do Google e, mesmo com idades diferentes, eles interagem. Isso acontece principalmente com filmes infantis. “Os mais novos recebem tablets e equipamentos da escola para as aulas, mas, aos poucos, incentivamos que eles tragam aparelhos de casa. Todo aplicativo que se torna referência nas aulas é recomendado para que o aluno baixe fora da escola. Desta forma, a gente incentiva eles a conhecerem outros apps além do jogo Minecraft. Entre os aplicativos, o de tabuada fez sucesso para que eles aprendessem matemática mais rapidamente”, completou Montovani.

De acordo com os professores, há uma orientação para os alunos não perderem muito tempo em distrações nas redes sociais, o que inclui o Facebook. Os aplicativos educacionais fornecidos pelo Google também dão um alívio para os pais das crianças, que enxergam a escola como orientadora dos costumes digitais dos estudantes.

O uso de apps tem mensuração de tempo, para que os alunos não exagerem no tempo de uso e deixem de praticar atividades físicas ou sociais. O maior desafio é preparar os professores para que eles lecionem aproveitando o máximo de recursos que podem utilizar com os alunos.

Marcelo Lopes, coordenador de tecnologia, falou sobre o acordo que foi feito com o Google para o funcionamento de sua sala na escola. “A gente aplicou um design de hierarquia horizontal, em que os professores estudam junto com os alunos. O ambiente é de colaboração. A sala Google foi inspirada no próprio ambiente do escritório brasileiro, despojado, confortável e produtivo”, diz.

A rede Mater Dei também tem um colégio em São José dos Campos. Nesta segunda unidade também foi instalada uma sala Google com apps de educação.

Mateus, Juliana, Mariana, Maria Antônia, Giovana e Isabela gostaram muito de assistir aulas de inglês com aplicativos. Mariana, de 9 anos, ficou especialmente feliz com uma aula de biologia sobre os rios. “A gente usou a internet e conseguiu aprender com a Wikipédia”, explicou. A criançada também reclamou quando os mais velhos roubam o espaço da sala.

“É disputado, mas a gente conversa com eles”, afirma Maria Antônia.

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quarta-feira, 20 de agosto de 2014

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA DO PARANÁ SERÁ DIA 30/08/2014



A competição acontece em Londrina-Paraná,  dia 30 de agosto com a participação de
 64 alunos na categoria do ensino fundamental

Alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, Norte do estado, vão representar o Paraná na 3° fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos ganhadores representarão o Paraná em 
Olimpíada Nacional que ocorrerá em São Paulo

Os melhores classificados vão para a fase nacional que acontece em São Paulo, nos próximos meses.

O colégio participa com duas equipes no evento. São oito estudantes que frequentam as oficinas de robótica no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). As atividades de robótica acontecem no contraturno escolar e permite que alunos tenham noções básicas de robótica e desenvolvam projetos relacionados com a disciplina. “Foi muito gratificante porque foi a primeira vez que participamos da competição e conseguimos classificar duas equipes”, lembra a coordenadora do núcleo, Fabiane Cianca.

Lucas Boscariole Silva, 12 anos, do 7° ano do ensino fundamental, participa das oficinas há um ano. Nesse tempo já aprendeu a montar e a programar as coordenações do protótipo. “É uma área de que eu gosto muito. É um grande orgulho poder participar da competição e poder mostrar um pouco dessa paixão para outras pessoas”, conta.

A competição será uma chance para conhecer novas pessoas e projetos diferentes. “É uma oportunidade de fazer novos contatos, trocar informações e aprender um pouco mais, além de poder representar outros alunos que não poderão competir”, disse o aluno Edvaldo Rodrigues de Oliveira Junior, 12 anos, do 8° ano do ensino fundamental, que se sente orgulhoso por representar o colégio e os colegas.

COMPETIÇÃO

Na fase regional os estudantes vão competir com outros alunos do ensino fundamental das redes municipal, federal e particular de ensino do estado

Durante a competição cada equipe precisa coordenar um protótipo por um percurso pré-determinado seguindo uma linha preta e desviar dos obstáculos por meio dos comandos dos sensores e motores.

Durante o trajeto o robô precisa desviar dos obstáculos, subir uma rampa e fazer um resgate de objeto e levar a um ponto estabelecido pela prova. A classificação é feita pela agilidade dos protótipos em passar pelos obstáculos. 

Em caso de empate técnico, os robôs que fizerem em menor tempo se classificam.

A participação na competição traz vários benefícios para os alunos, como a criatividade, a busca pela excelência na criação e a oportunidade de interação com outros alunos e projetos diferentes. “O objetivo desse projeto é despertar nos alunos o interesse pela área da pesquisa e estimular o potencial criativo, prático”, diz o responsável pela oficina de robótica, Diogo Janes Munhoz.

SERVIÇO:

Etapa Estadual OBR Londrina

Data: 30 (sábado).

Local: Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Vicente Rijo.

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, n° 2372, Centro.

Contatos: Marcio Rodrigo Santos; e-mail: marcio.santos@ifpr.edu.br e Vice-Coordenador: Ricardo Luiz Töws; e-mail: ricardo.tows@ifpr.edu.br


FONTE: http://www.bemparana.com.br/noticia/342461/alunos-de-londrina-representarao-o-parana-em-olimpiada-brasileira

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO COM SEU FILHO - AMOR É O MELHOR REMÉDIO!




Carinho e cuidado são os ingredientes fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças


A importância do vínculo foi publicada pela Revista EducarparaCrescer. 

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/vinculo-790582.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

Pesquisas mostram que existe um fator que faz grande diferença no desempenho do seu filho, na escola e na vida.

Algo mais determinante do que inteligência ou recursos: a sua boa conexão com ele

10/07/2014 17:27
Texto Carolina Tarrío

Qual é a melhor ferramenta para garantir um bom futuro ao seu filho? 

Uma poupança que banque uma ótima educação? Cursos e atividades extracurriculares que o ajudem a desenvolver múltiplas habilidades? Estímulos adequados desde a concepção até os primeiros anos, quando o cérebro está em formação e absorve quantidades enormes de dados? Ou ao contrário, deixá-lo dispor de tempo livre para experimentar e descobrir o mundo?

Essas dúvidas cruzam a mente de pais e mães por todo o planeta. Algumas nos torturam até, ou nos enchem de culpa e de trabalho extra, já que bancar boas escolas e cursos não custa pouco. A questão é que a resposta correta talvez não esteja aí. 

"O que mais importa no desenvolvimento de uma criança não é a quantidade de informação introduzida em seu cérebro nos primeiros anos de vida. E, sim, ajudá-la a desenvolver um conjunto de características, como persistência, autocontrole, curiosidade, escrúpulos, determinação e autoconfiança, que vão fazer diferença tanto no seu desempenho escolar como por toda a vida", 
diz o jornalista americano Paul Tough, autor do livro Uma Questão de Caráter (Ed. Intrínseca), que investigou por que características emocionais podem ser mais determinantes do que inteligência ou recursos em uma educação de sucesso.

Mas como garantir que essas características emocionais se desenvolvam? Vários estudos comprovam que existe uma condição essencial, primeira - e determinante para que elas aflorem. Quer saber a melhor parte? É grátis e está ao alcance de todos nós. Trata-se de uma ferramenta poderosa, que nasce e cresce com cada mulher e com cada homem que se tornam mãe e pai: dedicar ao seu filho sua presença, seu cuidado atento, seu amor.

Assim, antes de se perguntar se é melhor tocar Mozart para o seu bebê recém-nascido ou pesquisar desde já bolsas de estudos em faculdades top de linha, talvez seja melhor analisar um período de licença maternidade maior ou a diminuição da sua jornada de trabalho.

Resultados de diferentes pesquisas apontam que, para que seu filho adquira a segurança e as habilidades necessárias para usufruir de tudo o que você - e o mundo - puderem colocar à sua disposição, para que ele desenvolva ao máximo suas potencialidades, o que mais ele necessita é de uma conexão amorosa com você. Você!

O psicanalista britânico John Bowlby e Mary Ainsworth, pesquisadora da Universidade de Toronto, já haviam mostrado, em uma série de estudos publicados na década de 1960 e início da década de 1970, que os bebês cujos pais atendiam pronta e plenamente ao seu choro nos primeiros meses de vida mostravam-se, com 1 ano de idade, mais independentes e intrépidos do que aqueles cujos pais os tivessem ignorado. Na pré-escola, esse padrão se confirmava. Crianças cujos pais tivessem reagido de maneira mais sensível às necessidades emocionais delas quando bebês eram as que demonstravam maior autonomia.

Seguindo a mesma linha, Clancy Blair, pesquisador de psicologia na Universidade de Nova York, vem promovendo um experimento em larga escala no qual acompanha um grupo de mais de 1.200 crianças praticamente desde o nascimento. Um dos testes que faz é medir os níveis de cortisol dessas crianças ao enfrentarem situações adversas. O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergia, estresse. A intenção é ver como cada criança reage em momentos de turbulência familiar, caos, tumulto, ou seja, como lida com instabilidade e problemas.

Blair constatou que esses momentos de fato têm grande efeito nos níveis de cortisol das crianças — mas apenas quando as mães se mostram desatentas ou indiferentes.

Quando as mães apresentam um alto grau de atenção e se conectam positivamente com as crianças, o impacto desses fatores ambientais sobre os filhos parece quase desaparecer. 

Ou seja: cuidados de alta qualidade funcionam como um poderoso amortecedor perante eventuais danos causados pela adversidade. E constituem uma base segura a partir da qual a criança se coloca perante o mundo e o explora com maior eficácia.

Mas em que consiste exatamente esse cuidado de qualidade?

Veja, em cada etapa do crescimento, como ele pode se traduzir.

sábado, 16 de agosto de 2014

BRASILEIROS CONQUISTAM MEDALHAS NA 8ª OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NA ROMÊNIA



Cinco estudantes conquistaram a medalha de prata em prova por equipe na
 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, 
conquista inédita no país. 

O grupo brasileiro também obteve, nas provas individuais,
 duas medalhas de bronze e três menções honrosas.


Na mesma semana em que Artur Ávila Cordeiro de Melo, matemático brasileiro, conquistou a Medalha Fields, o Brasil teve outra conquista na área de ciências exatas, protagonizada por alunos do ensino médio. 

O evento, que terminou no último domingo, dia 10 de agosto de 2014, ocorreu na cidade de Suceava, na Romênia. 


A equipe desembarcou mo Brasil, na quinta-feira, dia 14 de agosto, após viagem de 30 horas.

"Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram", diz o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, Eugênio Reis, que acompanhou os estudantes. Segundo ele, "esses jovens que voltam com a medalha mostram para os demais que isso é uma coisa possível; que basta se dedicar, que se tem chance".

Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta.

Para as contas, puderam usar apenas objetos contidos em uma caixa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado.

 A medalha de ouro ficou com o Canadá e a de bronze com a Lituânia.

A preparação dos estudantes vem desde o ano passado, com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares. No ano passado foram 800 mil inscritos em todo o país. Os participantes que se destacaram foram convidados a continuar estudando.

Os selecionados passaram por várias etapas, que incluíram uma prova presencial. Além dos cinco estudantes que participaram da competição internacional, foram escolhidos cinco para participar da competição latino-americana, que será no Uruguai, de 10 a 16 de outubro. Haverá também cinco suplentes. Os finalistas tiveram aulas, participaram de oficinas e de observações astronômicas.

"Foi uma experiência indescritível", sintetiza Felipe Vieira Coimbra, de 16 anos, que acabava de entrar em casa quando conversou com a Agência Brasil. Ele é aluno do segundo ano do Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI). O colégio particular está entre as notas mais altas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como astronomia não está no currículo escolar, Felipe diz que todo o estudo que teve foi por conta própria, com livros e apostilas usadas em universidades.

Além da medalha de prata, o jovem carrega no currículo duas medalhas de ouro na Olímpíada Brasileira de Física. Ele diz que prefere não restringir os planos para o futuro, mas adianta que pretende seguir na área de exatas e cogita o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como objetivo. "Na escola, é quase um clichê, as exatas são as matérias menos populares. Mas não sou o único no Brasil, tem muita gente que se destaca, o Artur é um exemplo".

Editor Stênio Ribeiro

DICA DE LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA PARA DOWNLOAD GRÁTIS




Sugestão de mais 50 Livros clássicos 
que se encontram em domínio público ou possuem autorização dos autores para download grátis.

De autores portugueses e brasileiros como 
Machado de Assis, Fernando Pessoa, José Saramago e José de Alencar.


A Universia Brasil, maior rede Ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, separou 50 obras clássicas de autores portugueses e brasileiros que estão disponíveis para downlod grátis através da biblioteca Domínio Público, do Ministério da Educação.

Todas as obras possuem a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes ou se encontram em domínio público.

Confira a seguir a lista com as 50 obras clássicas em português para download grátis, 
é só baixar:

A Divina Comédia
Autor: Dante Alighieri


Pai Contra Mãe
Autor: Machado de Assis


O Eu profundo e os outros Eus

Autor: Fernando Pessoa

A Cartomante

Autor: Machado de Assis

Poesias Inéditas

Autor: Fernando Pessoa

Cancioneiro

Autor: Fernando Pessoa

A Igreja do Diabo

Autor: Machado de Assis

A Carteira

Autor: Machado de Assis

Livro do Desassossego

Autor: Fernando Pessoa

Os Lusíadas

Autor: Luís Vaz de Camões

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis

O Guardador de Rebanhos

Autor: Fernando Pessoa

A Carta

Autor: Pero Vaz de Caminha

Este mundo da injustiça globalizada

Autor: José Saramago

Auto da Barca do Inferno

Autor: Gil Vicente

A Cidade e as Serras

Autor: José Maria Eça de Queirós

A Volta ao Mundo em 80 Dias

Autor: Júlio Verne

O Alienista

Autor: Machado de Assis

A Mão e a Luva

Autor: Machado de Assis

Édipo-Rei

Autor: Sófocles

O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo

Iracema

Autor: José de Alencar

Senhora

Autor: José de Alencar

A Moreninha

Autor: Joaquim Manuel de Macedo

O Banqueiro Anarquista

Autor: Fernando Pessoa

O Espelho

Autor: Machado de Assis

O Guarani

Autor: José de Alencar

Memórias de um Sargento de Milícias

Autor: Manuel Antônio de Almeida

O Crime do Padre Amaro

Autor: José Maria Eça de Queirós

Adão e Eva

Autor: Machado de Assis

Canção do Exílio

Autor: Antônio Gonçalves Dias

Sonetos

Autor: Luís Vaz de Camões

Os Sertões

Autor: Euclides da Cunha

Quincas Borba

Autor: Machado de Assis

Os Maias

Autor: José Maria Eça de Queirós

Alma inquieta

Autor: Olavo Bilac

O Navio Negreiro

Autor: Antônio Frederico de Castro Alves

Esaú e Jacó

Autor: Machado de Assis

O triste fim de Policarpo Quaresma

Autor: Afonso Henriques de Lima Barreto

As Primaveras

Autor: Casimiro de Abreu

A chave

Autor: Machado de Assis

Lucíola

Autor: José de Alencar

Camões

Autor: Joaquim Nabuco

A Viuvinha

Autor: José de Alencar

Helena

Autor: Machado de Assis

Carolina

Autor: Casimiro de Abreu

Noite de Almirante

Autor: Machado de Assis

A viúva Sobral

Autor:

Astúcias de Marido

Autor: Machado de Assis

A Dama das Camélias

Autor: Alexandre Dumas


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