quarta-feira, 31 de julho de 2024

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS NA UEA

 


Com o objetivo de atender demandas dos programas de pós-graduação da instituição, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulga o primeiro edital institucional voltado para a aplicação de provas de proficiência em competência leitora (espanhol e inglês) e em português para estrangeiros. 

As inscrições acontecerão entre os dias 29 de julho e 15 de agosto. O processo é coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA).

Poderão realizar as provas discentes vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu da UEA; discentes ou docentes intercambistas vinculados aos programas de pós-graduação da UEA por intermédio de mobilidade internacional; e docentes e técnicos da UEA vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade ou de outras instituições brasileiras de ensino.

Provas

As provas de proficiência em espanhol e inglês ocorrerão no dia 22 de agosto, de 14h às 17h, na Escola Normal Superior (ENS), na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada. 

No interior do Amazonas, a prova será aplicada no local de oferta do curso. 

As provas de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (aferição das quatro habilidades linguísticas – oralidade, compreensão auditiva, leitura e escrita), serão aplicadas nos dias 27 e 28 de agosto, na ENS/UEA, de 9h às 12h e 14 às 17h no primeiro dia e das 9h às 12h no segundo dia.

Inscrições

Os programas de pós-graduação da UEA deverão encaminhar a lista de discentes interessados para o e-mail proficinglesespanhol.uea@gmail.com, assinalando o idioma de escolha do discente. 

Os docentes e técnicos vinculados aos programas de outras instituições deverão submeter a inscrição pelo mesmo e-mail, anexando documento comprobatório de seu programa de pós-graduação.


Para conferir o edital GR/ARI-UEA 002/2024 na íntegra, acesse o link abaixo.



TDAH - CONGRESSO NACIONAL ILUMINADO DE LARANJA



Congresso se  ilumina de laranja para conscientizar sobre TDAH

Entre os dias 29 e 31 de julho, o Congresso Nacional ficará iluminado na cor laranja para marcar a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A campanha é realizada, desde 2022, no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) reforça que o tratamento precoce é o ponto chave para uma vida mais saudável e produtiva.

29/07/2024, 16h14 - ATUALIZADO EM 29/07/2024, 16h14


ATÉ ESSA QUARTA-FEIRA, O CONGRESSO ESTARÁ ILUMINADO DE LARANJA, EM ADESÃO À SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. 

O TDAH AFETA CERCA E DOIS MILHÕES DE BRASILEIROS

A Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é realizada, desde 2022, no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano. O objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce. Segundo o Ministério da Saúde, o transtorno afeta cerca de dois milhões de brasileiros. Entre as principais características estão falta de atenção, inquietude e impulsividade. A norma teve origem no projeto relatado pela senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, que é médica. Ela lembra que quando o TDAH é descoberto precocemente é possível levar uma vida mais saudável e produtiva. (sen. Zenaide Maia) 

"É o transtorno mais comum entre crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 3 a 5% das crianças. Em mais da metade dos casos, o transtorno segue a vida adulta embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Conforme estudos recentes, o tratramento precoce é o ponto chave para que a vida daqueles que tem o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade." 

O TDAH também pode gerar dificuldades de aprendizado, problemas de socialização e o preconceito. É o que relatou o senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, ao defender uma maior inclusão das pessoas com o transtorno. Seif contou em plenário ter recebido um vídeo de uma criança com TDAH chamada Joaquim, que revelou sofrer bullying na escola e pediu ajuda dos senadores para a distribuição de cartilhas educativas. (sen. Jorge Seif) 
"Ele relata alguns sofrimentos e abusos que sofreu na escola - deboche, xingamento, arremesso de coisas sobre ele - por conta da condição dele. E até mesmo, por vezes, adultos, de alguma forma, fazendo ataques a ele, não é? Ele pede a ajuda dos políticos. Ele mostra uma cartilha que traz ali uma consciência para as pessoas, as crianças, os adultos lerem, para entenderem esses problemas e uma forma de inclusão social, uma forma de conscientização de que essas pessoas são seres humanos como nós, querem oportunidades como nós, têm sonhos como nós. 

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O tratamento precoce pode incluir uso de medicamentos e apoio psicológico conduzido por uma equipe profissional. Mas os médicos reforçam que cada paciente é único e precisa de um plano de tratamento personalizado que considere suas necessidades específicas. 
Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Extraído de:

segunda-feira, 29 de julho de 2024

DIVERTIDA MENTE - LIÇÕES QUE O FILME TRAZ SOBRE AUTO CONHECIMENTO

 


Por Lorena Caleffi, psiquiatra
22 jul 2024, 17h30

O filme Divertida Mente 2, sucesso de bilheteria entre o público adulto e infantil, coloca as emoções no centro dos holofotes, dando vida àqueles sentimentos que, muitas vezes, fingimos não existir - ou nem conseguimos identificar que estão ali.

Como seres humanos, temos inúmeras capacidades emocionais, que podem nos auxiliar ou nos atrapalhar, dependendo da forma com que lidamos com o que sentimento.

Nas primeiras cenas – alerta de spoiler –, vemos a personagem Alegria escolhendo quais memórias seriam apropriadas para serem relembradas, dizendo: “mantemos o melhor e nos livramos do resto”. A seguir, envia-as para o fundo da mente, onde se forma uma pilha desordenada de memórias e experiências ”ruins”.

Aquelas consideradas boas são levadas para outro espaço – e, juntas, formam o senso de si mesma de Riley, a adolescente que é a personagem principal da animação.

Em nossa mente, dispomos de várias ferramentas para evitar o sofrimento psíquico, chamadas de mecanismos de defesa do ego – todos inconscientes.

Um deles, existente desde que somos pequenos, chama-se repressão. Por meio dela, “fazemos de conta” que esquecemos experiências traumáticas e seguimos nossa vida como se nada tivesse acontecido.

Esse mecanismo, porém, vai acumulando descartes e criando uma pilha de experiências e sentimentos da qual não temos consciência. Esse acúmulo exige um desgaste emocional para ser mantido, e força um tipo de funcionamento psíquico no qual a pessoa não vive de maneira integrada. Só que ela não percebe isso, pois tem a impressão de que não está sofrendo.

Só que, como em qualquer saldo devedor, em algum momento, a dívida é cobrada. É o que acontece quando a Riley tem uma crise de ansiedade e é invadida por uma avalanche de memórias e vivências não trabalhadas. Nesse momento, a repressão deixa de ser um mecanismo útil e um novo ensinamento é apresentado: o sofrimento faz parte do crescimento e do amadurecimento.

À medida em que conseguimos integrar nossos sentimentos nas diferentes etapas e experiências de vida, desenvolvemos um senso de nós mesmos mais integrado e completo.

Essa verdade é o que vemos no final, quando a percepção de si mesma da Riley se transforma – enriquecida por noções antes reprimidas – mostrando que o que vivemos sempre desencadeia múltiplos sentimentos. Uma noção integrada de si mesmo dá a possibilidade de uma vida adulta mais satisfatória e feliz.

* Lorena Caleffi é psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento

Leia mais em:

https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/divertida-mente-as-licoes-que-o-filme-traz-sobre-autoconhecimento

sexta-feira, 19 de julho de 2024

PROJETO DE LEI N⁰ 1.709/2024 - ÍNTEGRA

 


PROJETO DE LEI Nº 1.709, DE 2024

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, para dispor sobre a aceleração de estudos para alunos com altas habilidades ou superdotação.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º O art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 24 ...............................................................
....................................................................................

........................................................................................

II – a classificação em qualquer série ou etapa pode ser feita:

........................................................................................

V – ........................................................................................

........................................................................................

b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar ou alunos com altas habilidades ou superdotação;

........................................................................................

§ 3º Os sistemas de ensino estabelecerão normas e procedimentos para assegurar a aceleração de estudos para alunos com altas habilidades ou superdotação que demonstrem competências, habilidades e conhecimentos em níveis de desenvolvimento além do evidenciado pelos seus pares de mesmo nível escolar, nos termos do art. 59, II. (NR)”

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

A legislação brasileira tem avançado na questão do atendimento escolar dos alunos superdotados ou com altas habilidades, que apresentam desempenho significativamente acima da média em uma ou mais áreas de conhecimento em relação a seus pares. Esses alunos, cujo potencial pode se manifestar não só na área cognitivoacadêmica, mas também artística e psicomotora, muitas vezes têm dificuldades em seguir o percurso escolar regular, mesmo que haja atendimento educacional especializado disponível na escola ou em centros de apoio dos sistemas de ensino.

Daí a importância da estratégia de aceleração de estudos, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB), porém de modo restrito e pouco detalhado. O Parecer nº 51, de 2023, aprovado pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2023, traz diretrizes importantes para nortear a aceleração de estudos, entre outras medidas relevantes para assegurar o direito à educação com qualidade para os alunos superdotados ou com altas habilidades, mas esse documento ainda aguarda homologação por parte do Ministério da Educação (MEC). 

Enquanto isso, muitos sistemas de ensino não contam com procedimentos claros e diretrizes específicas para orientar pais, diretores de escolas e professores quanto ao tema.

Particularmente problemática é a vedação de aceleração de estudos no 1º ano do ensino fundamental, inscrita no art. 24 da LDB. Esse dispositivo, ao impedir que a classificação dos alunos possa ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, para os alunos que iniciam o ensino fundamental, desconsidera as diferenças de ritmo de aprendizagem que se manifestam já na educação infantil ou mesmo fora da escola, trazendo uma barreira ao desenvolvimento dos alunos superdotados que são precocemente identificados.

É para superar essas questões e aprimorar a LDB no tocante à temática da aceleração de estudos que apresentamos este projeto de lei. 

A nosso ver, a restrição imposta pela lei não contribui para o desenvolvimento educacional dos alunos superdotados, e a falta de diretrizes orientadoras nos sistemas de ensino dificulta a garantia do processo de aceleração de estudos, ensejando graves prejuízos ao desenvolvimento desses alunos.

Por essas razões, esperamos contar com o apoio das senhoras e senhores Parlamentares na aprovação desta matéria, que visa a atualizar e aprimorar a legislação educacional do nosso país em relação ao atendimento escolar dos alunos superdotados.

Sala das Sessões,

Senador CONFÚCIO MOURA


-Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) - 9394/96

https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal


quinta-feira, 18 de julho de 2024

PL N⁰ 1.709/2024 - TRATA DA ACELERAÇÃO DOS ESTUDOS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO


Da Agência Senado | 28/06/2024, 17h57

Fonte: Agência Senado

"Pelo texto, alunos poderão estudar em níveis de acordo com sua capacidade e não apenas pela idade."

Joel Rodrigues / Agência

Uma proposta para acelerar os estudos de alunos com altas habilidades ou superdotação está entre os dez itens na pauta da Comissão de Educação (CE) na terça-feira (2), a partir das 10 horas. 

O projeto (PL 1.709/2024), apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), modifica a redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.9394, de 1996), explicitando a possibilidade de aceleração dos estudos para esse público. 

Isso já é permitido atualmente, mas não está claramente expresso na lei.

O relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), afirmou no parecer que o "projeto [...] reforça, ainda, a competência dos sistemas de ensino para estabelecer normas e procedimentos para garantir a aceleração de estudos para estes alunos".

A proposta permite a classificação dos alunos em qualquer série ou etapa dos ensinos fundamental e médio.

Isto acabaria com a atual imposição do aluno ter que cursar a partir da primeira série do ensino fundamental, mesmo que demonstre capacidade de avançar no percurso escolar

Segundo Veneziano, não há razão para essa obrigatoriedade, que ele enxerga como inadequada, devendo ser suprimida.

A decisão da comissão será terminativa. Ou seja, caso aprovado, o projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Fonte: Agência Senado

EXTRAÍDO DE: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/06/28/proposta-permite-que-alunos-com-altas-habilidades-cursem-anos-mais-avancados







terça-feira, 16 de julho de 2024

A SUPERDOTAÇÃO E A GENÉTICA


A superdotação pode ser hereditária, o que significa que há uma maior probabilidade de outras pessoas da mesma família também apresentarem características de superdotação.

No entanto, cada pessoa é única e o diagnóstico de superdotação deve ser feito por meio de uma avaliação adequada.

Nos últimos tempos a superdotação subiu do status de condição pouco analisada pelo público geral para um viral de diversas reportagens, livros, séries e publicações nas redes sociais sobre o tema. Esse movimento de atenção à condição pode ajudar a facilitar o acesso a conhecimentos e estimular investimentos em pesquisas na área, mas também abre uma porta para supostos ‘especialistas’ disseminarem informações falsas sobre as altas habilidades.

Sabemos atualmente que existem profundas raízes entre a superdotação e a genética, o que torna os testes genéticos uma das formas mais precisas para medição da inteligência, superdotação.

Mas todo esse avanço na medição, compreensão e análise da superdotação também é seguido pelo surgimento de diversas distorções que não condizem com a realidade.

Um dos mais recentes mitos sobre o tema que tem ganhado certa visibilidade é a existência de um suposto espectro de superdotação, apesar de o termo poder ser empregado em diversos contextos a sua associação à superdotação pode induzir o leitor a acreditar que a condição é, na verdade, uma patologia. Essa questão de nomenclaturas que trazem uma ideia de patologia à superdotação se estende também a outros termos, como a sigla ASDH – Altas Habilidades e Superdotação ou dupla excepcionalidade, que também podem ter o mesmo efeito de patologização da superdotação.

Outro ponto que já possui uma forte base científica, mas que mesmo assim sofre com suposições, é a relação da superdotação com a saúde mental dos indivíduos, algumas teorias falaciosas afirmam que todo superdotado é autista e que a superdotação tem conexão com alguns transtornos.

Na verdade, apesar de haver a possibilidade de algumas pessoas apresentarem a superdotação e o autismo, não há uma relação de conexão necessária entre elas, podendo se manifestarem individualmente. É fácil pensar sobre isso, pais de pessoas autistas procuram profissionais que acabam por avaliar o QI, a maioria dos autistas não tem alto QI, mas a minoria que tem, acaba por ser divulgado, algo que pode distorcer os dados.

A mesma situação em pessoas que descobrem a superdotação avaliando as neurodivergências, comportamentos que os diferenciam. Em nosso departamento de pesquisa junto às sociedades de alto QI, constatamos que há muitos superdotados que não sabem que são superdotados, pois os pais não procuraram o teste que avaliasse o QI e descobriram na fase adulta por curiosidade.

Então fica o questionamento:

- O que leva os pais de uma criança a buscarem os testes comprobatórios de altas habilidades?

- Pessoas com traços bem definidos de superdotação com possíveis transtornos? 

- Pais mais preocupados ou mais atentos? 

Em alguns casos, mesmo que o teste genético aponte superdotação, também está presente uma baixa predisposição para habilidades como cognição, criatividade e velocidade de processamento. 

Existem infinitas variáveis que também podem afetar o diagnóstico da superdotação e os dados extraídos deles, por consequência.

A minoria dos autistas têm superdotação e os autistas com pontuações muito altas de QI são aspergers. A minoria das pessoas com TDAH têm superdotação, mas muitos superdotados têm traços ou são diagnosticados com TDAH. Mas não é a maioria. Essas e outras questões, já sabemos através da ciência com pesquisas, amostras e experimentos, que devem ser usados como base para analisar com cuidado esses questionamentos apresentados.

Ou seja, a “viralização” da superdotação e a atenção que ela tem recebido atualmente, é importante para a projeção da condição e conscientização sobre ela, mas é importante que essa projeção seja feita com cautela e com bases científicas, por exemplo, por que informações falsas sobre superdotação ganham mais atenção do que as recentes descobertas, amplamente comprovadas cientificamente, sobre a genética por trás das altas habilidades?


REFERÊNCIAS:
GIFTED, On the Spectrum, or Both?. Davidson Institute, [S. l.], p. 1, 24 mar. 2022 [Gifted, On the Spectrum, or Both? – Davidson Institute (davidsongifted.org)].
ANSIEDADE e depressão em indivíduos superdotados: uma revisão sistemática e meta-analítica. SageJournals, [S. l.], p. 1, 21 nov. 2023. DOI https://doi.org/10.1177/00169862231208922. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00169862231208922
Acesso em: 10 jan. 2024.

domingo, 14 de julho de 2024

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

 


Theatro Municipal do Rio faz 115 anos e tem programação gratuita neste domingo, dia 14/07/2023

Apresentações fazem parte de esforço para democratizar a cultura

Programação

As atrações começam às 10h, com apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, em frente ao Theatro Municipal. 

Às 11h, haverá vista guiada para 40 pessoas.

Ao meio-dia, no Salão Assyrio, o público é convidado para a exibição de artistas da Escola de Dança Maria Olenewa, centro de formação do teatro e uma das mais tradicionais do país, e de bailarinos do balé do Municipal. Eles vão apresentar a Suíte Brasileira, coreografia que mistura ritmos como bossa nova, baião, forró e samba com movimentações clássicas do balé. O espaço é para 150 espectadores.

Às 13h30, no mesmo salão, haverá mais uma demonstração da Escola Maria Olenewa, para o mesmo número de pessoas.

Às 14h, no Foyer, a Camerata Jazz Brasil se apresentará para 50 pessoas, com uma linguagem contemporânea, misturando música de concerto, jazz e ritmos brasileiros.

Às 15h, a francesa Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux realiza um concerto na escadaria externa do prédio centenário, de frente para a praça da Cinelândia. Meia hora depois, será aberta uma exposição fotográfica sobre a Itália nos teatros da América Latina.

O ponto alto é Il Trittico, conjunto de três óperas (Il Tabarro, Suor Angelica e Gianni Schicchi) do italiano Giacomo Puccini, que volta ao Municipal depois de quase três décadas. A performance é às 17h. Uma hora antes, haverá uma palestra para 100 pessoas sobre o compositor.

Para garantir acesso à programação, o público precisa retirar senhas presencialmente, uma hora antes da apresentação. No caso da ópera, a reserva precisa ser prévia, pelo site do Theatro Municipal.


Endereço ⤵️
Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050

Fonte:
Publicado em 14/07/2024 - 09:16 Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Reportagem completa:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/theatro-municipal-do-rio-tem-programacao-gratuita-no-dia-dos-115-anos#

quinta-feira, 11 de julho de 2024

MUSEU DO AMANHÃ NO RJ - EXPOSIÇÃO EXPERIMENTA CIÊNCIA



A Exposição “Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã” começou no dia 21 de junho e vai até  o dia 22 de setembro de 2024, no Museu do Amanhã, localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, trazendo experiências interativas para públicos de todas as idades.

A nova exposição nasce do desejo de experimentar. Conseguem imaginar o que acontece quando o Museu do Amanhã, se junta ao SESI Lab, de Brasília? Que novas ideias e possibilidades surgem desse encontro? As respostas estão aqui, à medida que você e cada um de nossos visitantes interagem.

Neste momento em que o Museu do Amanhã aborda o tema das inteligências e a importância do sentir na construção do conhecimento, esta exposição é um grande convite para que visitantes de todas as idades possam provar, questionar, investigar, descobrir, associar e… inventar!

A Experiência:

Experimenta Ciência propõe uma visitação livre, onde você escolhe o caminho a seguir, organizada em torno de três eixos temáticos principais:

1. Fenômenos no Mundo
Descubra instalações interativas que exploram fenômenos físicos, biológicos, químicos e sociais. Esta seção oferece uma abordagem lúdica para entender conceitos científicos, despertando a curiosidade e o encantamento.

2. Aprender Fazendo
Aqui, a ciência e a experiência se conectam com a ação. Os visitantes são convidados a colocar a "mão na massa" e aprender através da prática, agindo no presente e interagindo com as diversas instalações.

3. Imaginando Futuros
Esta seção promove a reflexão sobre futuros desejáveis. Através do diálogo entre arte, ciência e tecnologia, os visitantes são estimulados a pensar o mundo e nossa relação com ele, em meio a luzes, cores, sons, circuitos elétricos e jogos cooperativos.

Parceria com SESI Lab: 

Experimentar é um dos nossos princípios, daí o desejo de trazer para o Museu do Amanhã um pedacinho da nossa exposição para que mais gente pudesse viver essa experiência e se inspirar a partir das nossas instalações e provocações. 

Vivendo a ciência e se divertindo!


ENDEREÇO:

Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240


Bem-vindo ao Novo Laboratório de Sentidos e Experimentações no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro!


Extraído de: https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/experimenta-ci%C3%AAncia-0

domingo, 7 de julho de 2024

PARQUE GIGANTES DA FLORESTA É INAUGURADO EM MANAUS

 


A capital Amazonense ganha o maior Parque Cênico e praça molhada do Norte do país.

Localizado Alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo, o Parque Gigantes da Floresta inaugurou na última quinta-feira, dia 4, em Manaus. 

Uma multidão de visitantes fizeram questão de estar no dia da inauguração para conhecer a nova atração turística de Manaus.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ⤵️

domingo: 10:00 às 21:00h
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: Fechado
Quarta-feira: 16:00 às 21:00h
Quinta-feira: 16:00 às 21:00h 
Sexta-feira: 16:00 às 21:00h
Sábado: 10:00 às 21:00h

Fonte: #PortalSatere

GAMES RAM GEEK EM MANAUS - 6ª Edição

 

Foto: Nainy Castelo Branco/Rede Amazônica

Começou, na sexta-feira (5), a 6ª edição da Games Ram Geek. O evento que reúne apaixonados pelo unierso geek acontece no Centro de Convenção Vasco Vasques, Zona Centro Sul de Manaus, e pretende reunir mais de 30 mil pessoas durante o fim de semana.

Segundo o organizador do evento, Takao Sato, a edição vai proporcionar diversas competições para quem é amante do mundo dos jogos.

"Vamos ter eSports, free fire, Low, a gente vai ter ainda uma área de board games, retrogaming, competição de cosplay e muito mais".

A edição também vai contar com um mini comércio de produtos coreanos.

"As pessoas veem esses produtos muito na televisão, nas séries, doramas e aí elas poderão vir aqui e comprar também", afirmou o empresário Igor Miki.

E muita gente aproveitou para cair no Just Dance , como é o caso do garçom Paulo Gonçalves. "Vim ano passado e voltei esse ano. É muito bom e a gente entra nesse universo que encanta, né? Vim pra competir no Just Dance e prometo voltar sábado e domingo".

Evento está acontecendo no "Centro de Convenção Vasco Vasques".

Av. Constantino Nery, 5001 - Flores, Manaus - Amazonas


PROGRAMAÇÃO 07/07 (deste domingo):

10h: Início do evento
12h: Pitch Day – Apresentação de Projetos
13h: Show musical Diogo Miyahara
14h: Painel – Chris Tex
15h: Nippacats
15h30: Desfile e Concurso Cosplay
17h: Show musical Andy e Banda Fragmento
18h: Show musical Francine e Dj Won
19h: KDT Manaus – Concurso de K-pop
20h: Fim do evento


Extraído de: Por g1 AM
05/07/2024 20h00

sexta-feira, 5 de julho de 2024

COLÔNIA DE FÉRIAS NO MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO


Estão abertas as inscrições para a Colônia de Férias 
𝗘𝗦𝗧𝗔ÇÃ𝗢 𝗖ƦI𝗔𝗡Ç𝗔: 


𝗙ÉƦI𝗔𝗦 𝗡𝗢 𝗠𝗨𝗦𝗘𝗨 𝗡𝗔𝗖I𝗢𝗡𝗔𝗟

▶️Super programação com atividades lúdicas e educativas!

Colônia de Férias gratuita e voltada para 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜‌𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝟎𝟓 𝐞 𝟏𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 de idade e busca integrar corpo e mente por meio da arte, da ciência e do movimento.

▶️As atividades acontecem de 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐚 𝟏𝟗 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐥𝐡𝐨, com brincadeiras, músicas, teatro de mamulengo, oficinas de arte, de literatura, roda de jongo, de capoeira e muito mais.

As 𝐢𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢𝐜‌𝐨‌𝐞𝐬 começaram na quarta, dia 03 e vão até o dia 10, através do formulário em https://linktr.ee/ExtensaoMN


➡️A seleção será por ordem de inscrição. 

➡️Serão 20 vagas por turno e você pode escolher se a criança vai participar de todas as atividades ou apenas algumas.

➡️As pessoas selecionadas receberão e-mail de confirmação de inscrição, através do email estacaocrianca@mn.ufrj.br.

➡️O 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨 será divulgado no dia 12 de julho pelo Instagram da Coordenação de Extensão e do Museu Nacional | UFRJ.

Sua criança vai viver momentos divertidos!

𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥:

✅𝐀𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟏𝟓 𝐚 𝟏𝟕/𝟎𝟕/2024:

Horto Botânico do Museu Nacional - Quinta da Boa Vista

✅𝐀𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝟏𝟖/𝟎𝟕/2024:

Centro de Visitantes

Campus Ensino e Pesquisa do Museu Nacional


Endereço: ⤵️

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 875 - São Cristóvão
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