terça-feira, 29 de abril de 2014

FUNÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO ÂMBITO ESCOLAR



A atuação do Fonoaudiólogo em fonoaudiologia escolar e/ou educacional contempla as ações de promoção de identificação de características e alterações na área de voz, linguagem, comunicação oral, escrita e de audição, assessoria e orientação, para a melhoria no aprendizado do educandos.

Tem como população-alvo alunos, paisprofessores, gestores, auxiliares de educação e demais profissionais de instituições públicas e privadas,  que atuam no ambiente escolar, conforme prevê a "Classificação Brasileira de procedimentos em fonoaudiologia". 


Assim, a revisão da prática pedagógica a partir desta leitura contribui para a aprendizagem de todos e remete à possibilidade de o fonoaudiólogo integrar a assessoria técnica nas escolas


direito à Educação para todos significa que todos estarão preferencialmente na escola regular, com atendimento as suas necessidades educacionais, sociais e emocionais

O entendimento da transversalidade da educação especial e do atendimento preferencialmente no ensino regular traz para o fonoaudiólogo uma responsabilidade dupla:

1) Auxiliar na melhoria da qualidade de ensino para todos os alunos;

2) Contribuir para a adequação de recursos e apoios que atendam às especificidades de alguns alunos e sustentem seu processo educacional.

A ligação entre a Fonoaudiologia e a Educação pode ser amparada pela Lei nº 6.965 de 9 de dezembro de 1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo e, dentre as competências profissionais, determinando que: 

"assessorar órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, privados ou mistos no campo da Fonoaudiologia, participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos 
fonoaudiológicos".


Considerante que o artigo 4º da Lei 6.965/81 define como uma das competências do Fonoaudiólogo:

“participar da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.”

Atualmente, a Fonoaudiologia tem retomado o lugar que lhe cabe no âmbito educacional, porém com uma visão menos curativa, afastando-se do modelo clínico de atendimento, participando como membro de equipes multi-disciplinares que existem nas escolas, tanto de ensino regular comum quanto especial, na identificação de causas nas dificuldades de aprendizagem, com a preocupação de propor diretrizes para orientação aos sistemas de ensino para a escolarização de alunos, principalmente aqueles com Transtornos Específicos que afetam o processo de aprendizagem como a Dislexia, Discalculia, Disortografia e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH.


RESUMO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO FONOAUDIÓLOGO COM OS ALUNOS, COM OS PROFESSORES E COM OS PAIS




Fontes:http://www.fonosp.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/01/cbp-em-fono1.pdf
http://www.fonosp.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/04/livro-fonoaudiologia-na-educacao.pdf

domingo, 27 de abril de 2014

UNIVERSIDADE EM PORTUGAL VAI USAR ENEM PARA INGRESSO DE BRASILEIROS


Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel

Brasília 24/04/2014 19h12


O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. 

É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem como critério de seleção.

A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. 

No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações.

A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.

O vice-reitor da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, explica que o Enem é o primeiro exame internacional a ser aceito pela instituição como critério de seleção. A universidade deu prioridade pela alta procura de brasileiros. Segundo ele, a instituição estuda aceitar também o Gao Kao, uma espécie de Enem chinês.

"Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito", diz Carvalho. Ele acrescenta: "O Enem tem qualificações equivalentes [às exigidas pelos os exames portugueses]. Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova".

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o uso do exame pela universidade portuguesa "esta é mais uma prova da consolidação do Enem como critério republicano de acesso ao ensino superior".



Enem - banner

No Brasil, o Enem seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, é pré-requisito para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras.

Em 2013, mais de 5 milhões de candidatos fizeram o exame. Neste ano, o Enem poderá ser aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.

 O edital ainda não foi divulgado.



Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-04/universidade-de-coimbra-vai-usar-enem-para-ingresso-de-brasileiros

quinta-feira, 24 de abril de 2014

GRADUAÇÃO SANDUÍCHE LEVA ESTUDANTES BRASILEIROS À FRANÇA


Notícia divulgada em 04 de Abril de 2014, pelo Ministério da Educação.



Publicado em 4 de abril, o novo edital Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI França) que levará até 20 estudantes brasileiros para realizar graduação-sanduíche nas universidades Paris-Sorbonne (licenciatura em Letras) e a Universidade Pierre et Marie Curie (licenciaturas em Biologia e Matemática), na França. 


As inscrições vão até o dia 21 de maio.


A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá selecionar até quatro projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e universidades francesas parceiras para realização de graduação sanduíche, com dupla diplomação, de estudantes brasileiros.

Podem apresentar proposta as instituições de ensino superior brasileiras que possuam cursos de licenciatura legalmente constituídos e que tenham sua sede e administração no país. A instituição brasileira deverá possuir Acordo Geral de Cooperação vigente com a universidade francesa de destino dos estudantes e ter assinado termo aditivo específico para o Programa de Licenciaturas Internacionais.

Além das missões de estudo, que consistem em deslocamento de estudantes na modalidade graduação-sanduíche por até 30 meses, o projeto prevê missões de trabalho, que consistem em concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto e de docentes doutores por até 20 dias.

Foto: Programa Licenciaturas Internacionais leva estudantes brasileiros para França

O novo edital Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI França) que levará até 20 estudantes brasileiros para realizar graduação-sanduíche nas universidades Paris-Sorbonne (licenciatura em Letras) e a Universidade Pierre et Marie Curie (licenciaturas em Biologia e Matemática), na França. As inscrições vão até o dia 21 de maio.

Saiba mais: http://goo.gl/w0DccR

Mais informações pelo e-mail




Acesse aqui o 



(CCS/Capes)


Fonte: http://www.capes.gov.br/36-noticias/6881-programa-licenciaturas-internacionais-leva-estudantes-brasileiros-para-franca

quarta-feira, 23 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO É LEMBRADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS


23 de Abril se comemora o 
"Dia Mundial do Escoteiro".

Nesta quarta-feira, a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), teve início com a homenagem ao ‘Dia Mundial do Escoteiro’, comemorado no dia 23 de abril, com a participação de grupos de escoteiros do Amazonas.

A ação contou com o apoio do presidente, vereador Bosco Saraiva (PSDB) e demais parlamentares presentes no Plenário. Na ocasião, Bosco ressaltou a importância das atividades escotistas como exemplo de verdadeiros cidadãos na prática de boas ações.

Bosco Saraiva destacou que o "Dia Mundial do Escoteiro" também é uma homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge, conhecido como um santo guerreiro, eleito soldado de Cavalaria que logo cedo ficou conhecido pela sua bravura, ao citar também o fundador Robert Smyth, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros por considerar um modelo a ser seguido.

Na ocasião, o diretor-presidente da União de Escoteiro do Brasil, Lindomar Faustino, ressaltou a importância da instituição que não tem fins lucrativos, a qual trabalha com a educação de jovens, principalmente na formação do caráter juvenil, por meio de jogos e atividades ao ar livre, como exercícios, excursões e acampamentos. “Essas práticas tem como finalidade desenvolver noções e dever com a Pátria e com o próximo”, acrescentou Faustino.




Os escoteiros têm diversos lemas, tais como: “estar sempre alertas para ajudar sempre o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e tem como finalidade serem sadios para desenvolver noções e dever com a Pátria e com as pessoas.

 O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro ou Dia do Escotismo.
A União de Escoteiro do Amazonas já conta com a participação de 1.050 escoteiros que marcam presença em 11 cidades do Estado do Amazonas. Na capital, já somam dez grupos de escoteiros, com sede própria no bairro Praça 14 de Janeiro.

A cerimônia teve a participação de vários grupos de escoteiros do Amazonas, entre eles: 
o Grupo de Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré; Grupo de Escoteiro do Amazonas; Grupo de Escoteiro Benjamin Constant.

A homenagem recebeu manifestação de apoio dos vereadores, entre eles, o vereador Mário Frota (PSDB), que disse que ser escoteiro é o despertar do patriotismo e da solidariedade humana, e Joãozinho Miranda (PTN), que ressaltou que o escotismo é a formação de caráter e cidadania.


CMM - Câmara Municipal de Manaus
Texto: Valdete Araújo – Dircom/CMM


Fonte: http://www.cmm.am.gov.br/dia-mundial-do-escoteiro-e-lembrado-na-camara/


sábado, 19 de abril de 2014

SISTEMA EDUCACIONAL ATUAL DESPERDIÇA TALENTOS



Texto escrito por Renato Salomão Guimarães, extraído de Medium Brasil

"Uma reflexão acerca do sistema educacional que desperdiça talentos e faz do estudo um desprazer."

Os problemas enfrentados pelas gerações atuais são cada vez mais dinâmicos.

O mundo muda rapidamente e, para transpor seus novos desafios, cresce a demanda por pessoas que realmente pensem. Pessoas capazes de olhar para os problemas e imaginar soluções. Capazes de criar, inovar e reinventar. Pessoas que construam a mudança que o mundo precisa. Contraditoriamente, logo nos primeiros anos de vida, inserimos as crianças em um sistema educacional que tenta convertê-las em adultos consumidores, e não criadores de conhecimento. Adultos que deixam seus talentos de lado para se tornarem simplesmente medianos. Colocamos as crianças em um ambiente há muito tempo ultrapassado e esperamos que ele proporcione a elas alguma educação.

Eis algumas razões pelas quais o modelo educacional vigente é obsoleto e quais são as sequelas que ele deixa em cada um que passa por ele.


- Ambiente escolar totalmente desfavorável

Conforme observado pelo especialista em educação Ken Robinson, as escolas são indústrias. Essa afirmação talvez não seja tão imediata, mas pare para pensar. As escolas agrupam os alunos em turmas, que nada mais são do que lotes. Em uma sala de aula, cada lote passa por uma rotina repetitiva, na qual profissionais especializados — os professores — desempenham seus papeis de maneira bem segmentada — cada um ensinando o conteúdo específico que lhe cabe, mesmo que na verdade todo o conhecimento esteja entrelaçado, e não dividido em disciplinas. Sirenes tocam indicando que é hora da aula atual ser interrompida para dar lugar à próxima. Após vários anos de repetições diárias desse ciclo, os alunos recebem o rótulo de “formados”, o que indica que o lote está pronto para ir para o mercado.

Infelizmente, não para por aí. Além de uma fábrica, as escolas também possuem características de um presídio. Elas cerceiam a liberdade dos alunos. Todos têm hora para entrar, hora para ir para o pátio e hora para sair. Há inspetores vigiando os estudantes e uma série de punições — advertências, suspensões e expulsões — para os que tiverem mau comportamento.

Esse conjunto de medidas faz com que as escolas suprimam o desejo de aprender, ao invés de despertar a curiosidade e estimular a inteligência. 

Tomo emprestada a metáfora do fascinante educador Rubem Alves, afirmando que a maioria das escolas são gaiolas, quando na verdade deveriam ser asas.

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
 Rubem Alves



Escola de cinco décadas atrás e escola de hoje:
 pouca coisa mudou.

O "modus operandi" que norteia o funcionamento de praticamente todas as escolas é o mesmo há muitas décadas. As poucas mudanças que aconteceram não foram de caráter educacional, e sim cultural, como o surgimento das escolas mistas e o fim dos internatos. Fora isso, as escolas em que você estudou seguem os mesmos paradigmas das escolas em que seus avós estudaram. Salas de aula, lousas, cadernos e a velha relação dual: “o professor ensina e o aluno aprende”.


- Foco na memória, e não na habilidade de pensar

Ao invés de ensiná-los a pensar, as escolas apenas obrigam os alunos a digerir grandes quantidades de informações. Transmite-se o conhecimento em aulas puramente expositivas. Posteriormente, o conteúdo é cobrado em provas, que são a forma que as escolas encontraram para avaliar se os alunos realmente aprenderam. Isso é bastante curioso, porque as provas, em geral, exigem que os alunos apenas reproduzam o que lhes foi “ensinado”, e não que desenvolvam seu raciocínio, senso crítico e a habilidade de relacionar fatos para tirar conclusões. Basicamente, na escola, os alunos são treinados para memorizar informações e despejá-las em avaliações escritas.


- Inibição da criatividade

As escolas instituem desde o começo que serão feitas perguntas, e que cada pergunta admite apenas uma resposta correta. Se o aluno não responde exatamente o que lhe foi ensinado, ele errou. E é bom que não erre muitas vezes. Caso contrário, ele não passará de ano. O aluno aprende que ele não tem liberdade para pensar fora da caixa.


- Conteúdos nem sempre relevantes

O cenário em uma sala de aula é, quase sempre, o mesmo: alunos sentados durante várias horas anotando o que o professor ensina. Não importa se o assunto lhes interessa ou se terá utilidade no futuro. Na verdade, as escolas desperdiçam boa parte do tempo e da energia dos alunos com assuntos desnecessários, quando poderiam estar desenvolvendo habilidades relevantes para a vida pessoal e profissional.

As escolas ensinam que a democracia surgiu na Grécia Antiga, mas não despertam nos alunos o pensamento crítico para avaliar o nosso cenário político e tomar melhores decisões. As escolas ensinam conhecimentos matemáticos nada triviais, como logaritmos, mas não instruem sobre noções básicas de economia ou finanças pessoais. As escola ensinam o que são dígrafos e sujeitos desinenciais, mas não formam pessoas que saibam utilizar bem a linguagem na hora de se comunicar com clareza.



Padronização do ensino

O ensino é o mesmo para todos. Um aluno que se interessa mais por uma determinada área não tem, dentro da maioria das escolas, a oportunidade de se aprofundar nela

Alunos com capacidades e interesses distintos são agrupados simplesmente por terem idades iguais, freando o desenvolvimento dos que têm mais facilidade e ignorando as necessidades especiais dos que possuem dificuldades.

Além disso, as escolas conduzem o ensino sempre da mesma maneira, ignorando o fato de que cada aluno se adapta melhor a um tipo de aprendizado: visual, auditivo, cinestésico, entre outros.

Ao passar por todas as falhas desse modelo educacional, as crianças não ficam ilesas de suas consequências: redução da capacidade criativa, desprezo pelo ato de estudar, pouca habilidade para pensar por si próprias, estresse e acúmulo de muitas informações dispensáveis.

É por isso que já passa da hora das escolas serem reinventadas. Ao invés de doutrinar os alunos para se tornarem cidadãos obedientes e passivos, elas precisam estimulá-los a pensar de maneira inovadora e lidar com problemas reais — que são muito diferentes de um enunciado aguardando uma resposta decorada. Quando isso acontecer, chegaremos ao cerne da resolução de boa parte dos problemas contemporâneos.


“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
 Nelson Mandela



Fonte: https://medium.com/medium-brasil/d405498a8309

DIA 19 DE ABRIL - "DIA DO ÍNDIO"



O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do 

 Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos"

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o 


Dia do Índio no dia 19 de abril

O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.


Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios

São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Além disso, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos indígenas do Brasil são : 

Guarani (30 mil), Ticuna (23 mil), Kaingang (20 mil), Macuxi (15 mil), Guajajara (10 mil), Yanomami (9.975).







Fonte: Wikipédia
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u2.jhtm

terça-feira, 8 de abril de 2014

MELHORES DICAS PARA O MUNDO INFANTIL





O Roteirinho Carioca serve como um Guia de Programação Infantil para as atividades e dicas 
de programação para crianças no
 Rio de Janeiro - RJ.


O Roteirinho Carioca é um site feito para aqueles que têm crianças ou, simplesmente, para aqueles que gostam delas, com dicas de teatro, cinema, espaços culturais, passeios, jogos e esportes. 

Nele, você pode encontrar todos os horários dos filmes infantis em cartaz.


Veja a programação completa no link abaixo:




Fonte: http://roteirinhocarioca.com.br/

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CURSO GRATUITO DE INCLUSÃO ABORDARÁ AH/S



INSCRIÇÕES ABERTA ATÉ O DIA 11/04/2014




Educadores debatem atendimento a alunos com necessidades especiais em cursos gratuitos




Inclusão é uma temática sempre em alta, principalmente quando envolve a área educacional.

Visando promover o aprimoramento no domínio de técnicas inclusivas educacionais, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Pasta, oferece cursos gratuitos sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/S).

Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira, primeiro de abril.

Para participar do curso, basta procurar a Coordenadoria de Educação Inclusiva da Seduc (103 Norte, Avenida JK, Lote 145), das 12h30 e 18h30, portando cópias do RG, CPF e Certidão de Casamento, para os casos de alteração do nome. As inscrições seguem até o dia 11.

Abertos aos profissionais educadores de turmas regulares, que atuam em salas de recursos multifuncionais e à comunidade interessada, os cursos, ambos do nível Iniciante, terão 80 horas/aula, sendo as aulas de TGD ministradas às segundas e terças-feiras, das 14h30 às 17h30, e as de AH/S às quartas e quintas-feiras, também das 14h30 às 17h30.


O início das aulas está previsto para o dia 14 de abril, para o curso sobre TGD, e 16 de abril, para o que aborda AH/S.


Transtornos Globais do Desenvolvimento

De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na modalidade Educação Especial, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), entende-se como alunos com transtornos globais do desenvolvimento “aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras; incluindo nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação”.

Apesar das dificuldades, para a mestra em Psicologia do Desenvolvimento e especializada em Psicopedagogia e Educação em Saúde Pública, Miriam Maria de Moraes Balduíno, os alunos que possuem transtornos globais são capazes de aprender e, consequentemente, de se desenvolver.

“Ou seja, eles aprendem coisas novas, assimilam novas informações a partir de metodologias de ensino diferentes, específicas para cada caso, e se desenvolvem, tanto cognitivamente quanto no contexto curricular”, explica.

Uma das palestrantes do curso, Miriam ainda ressalta a importância da participação nos cursos de professores, coordenadores pedagógicos e docentes, assim como a de toda pessoa que conviva com quem tenha TGD. Segundo ela, a capacitação vai contribuir para o correto atendimento aos estudantes. 

“A soma dos conteúdos teóricos e práticos objetiva fazer com que os cursistas conheçam melhor os transtornos, se tornem mais sensíveis à identificação de cada um deles, pois, com a detecção de qual é a necessidade de cada aluno especificamente, mais eficiente é a escolha da metodologia a ser utilizada para levá-lo a aprender e a se desenvolver”, afirma.


Altas Habilidades/Superdotação

De acordo com a responsável pelo curso, a técnica de ensino da Seduc, Ana Lúcia Belloni, a falta de conhecimento sobre o tema dificulta a condução da melhor maneira de assistir e estimular quem possui AH/S

“A construção de práticas educacionais para alunos ou pessoas com altas habilidades deve ser estudada, pois o estímulo dado a este público deve ser diferenciado e de acordo com a própria alta habilidade de cada um. A falta deste conhecimento gera um sentimento de impotência no educador e nos pais de quem tem superdotação, pois esta qualidade, normalmente, vem camuflada pela inaptidão em outras áreas, ou até com a confusão entre a hiperatividade ou a preguiça do superdotado na realização de algumas tarefas. Por exemplo, um aluno com alta habilidade esportiva ou artística pode ter muita dificuldade em ciências exatas ou com a escrita”, explica.

Ainda segundo a técnica de ensino, pós-graduada em Políticas Públicas e especializanda em psicopedagogia, a as aulas serão fundamentadas em tópicos teóricos, práticos e em trocas de experiências.


“O curso trará discussões teóricas diferentes, tanto em aspectos pedagógicos quanto nos familiares, que levam a instrumentos de identificação dos casos de altas habilidades, o que não é tão simples de ser feito. Em seguida, colocaremos em prática algumas metodologias que visam bem atender aos que possuem esta superdotação, que se manifesta de maneiras diversas; e é aí que entra a importância da verbalização das dificuldades e dos conflitos já vividos pelos cursistas, pois a pluralidade dos casos tornará o curso ainda mais abrangente”
conclui.


Fonte: http://surgiu.com.br/noticia/145492/educadores-debatem-atendimento-a-alunos-com-necessidades-especiais-em-cursos-gratuitos.html

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DICA DE 4 SITES DE LIVROS GRÁTIS


São 4 sites onde você pode baixar gratuitamente milhares de livros!



Links dos Sites:


1) PROJETO GUTENBERG: 


2) BIBLIOTECA DIGITAL CAMÕES:
3) PORTAL COMÍNIO PÚBLICO: 
4) BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL: 

INAUGURA CRECHE MODELO COM METODOLOGIA INOVADORA



Com um Projeto inovador do MEC (Ministério da Educação) e a parceria com a Prefeitura, a cidade de  Aparecida de Goiânia, no Estado de Goiás inaugurou a primeira Creche com metodologia diferenciada desde a construção estrutural da Escola de Educação Infantil. Veja a notícia do portal do MEC.


Foi inaugurada nesta terça-feira, 1º de abril, a primeira creche com metodologia inovadora do país.

A unidade está localizada em Aparecida de Goiânia, em Goiás. O ministro da Educação, Henrique Paim, participou da cerimônia.

A unidade em Aparecida de Goiânia é uma parceria da prefeitura com o governo federal. Outras 16 creches serão construídas na cidade com este mesmo método

O modelo inaugurado nesta terça-feira comporta cerca de 120 crianças no turno integral e 240 em dois turnos. 




O novo modelo foi instituído no ano passado. As creches podem ser construídas com metodologias inovadoras mediante a adesão das entidades beneficiadas pelo programa às atas de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tal procedimento permite a redução do prazo de execução e do custo das obras, garantindo elevado padrão de qualidade.

O ministro da Educação elogiou a tecnologia usada no processo. “A construção tem uma metodologia inovadora que teve a supervisão do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), uma das mais bem conceituadas instituições certificadoras do país, que possui um dos maiores portfólios de acreditações concedidas pelo Inmetro”, afirmou. “O acesso à educação infantil é um passo fundamental para a redução de desigualdades na sociedade brasileira”, finalizou.

O método empregado é seguro, durável, térmico e acusticamente confortável, seguindo uma tecnologia empregada hoje em países desenvolvidos

O projeto do Ministério da Educação, que culminou no registro de preços para a construção de creches em todo o território nacional, levou dois anos para ser concretizado. Exigiu pesquisa, estudos e audiências públicas, que contaram com ampla participação do setor da construção civil.


Assessoria de Comunicação Social


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20348

quarta-feira, 2 de abril de 2014

CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS SUPERDOTADAS



Principais características das crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação.

 Entretanto, podem não apresentar, necessariamente, todas abaixo.


(Dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)

1 – Aprende fácil e rapidamente.

2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional.

3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.

4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.

5 – É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).

6 – Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.

7 – Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.

8 – Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.

9 - Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.

10 - É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.

11 - Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).

12 – Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).

13 – Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.

14 – Aprende facilmente novas línguas.

15 - Trabalhador independente.

16 – Tem bom julgamento, é lógico.

17 – É flexível e aberto.

18 – Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.

19 - Mostra sacadas e percepções incomuns.

20 - Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.

21 - Apresenta excelente senso de humor.

22 – Resiste à rotina e à repetição.

23 – Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.

24 - É sensível à verdade e à honra.



No caso de Alto Habilidosos Cognitivos:
1- Vocabulário avançado

2- Perfeccionismo

3- Críticos

4- Contestadores

5- Não gostam de rotina

6- Grande interesse por temas abordados por adultos

7- Facilidade de expressão

8- Desafia professor e colegas

9- Conseguem monopolizar atenção de professor e colegas

10-Preferem geralmente trabalhar de forma individual



Por causa da falta de estímulo recebido em casa e na escola, estas crianças podem apresentar:
1- Baixo rendimento escolar, por falta de interesse nos conteúdos ministrados pelas escola

2- Decepção e frustração por não se sentirem atendidos nem compreendidos.

3- Desinteresse nos estudos.

4- Comportamento inadequado. Muitas vezes confundido com: hiperativos, com crianças com distúrbios comportamentais ou déficit de concentração.



Fonte: http://apahsd.org.br/caracteristicas-dos-alto-habilidosos/

terça-feira, 1 de abril de 2014

ESCOLA TRADICIONAL x PEDAGOGIA WALDORF x MÉTODO MONTESSORI

Resumo da comparação entre três métodos de Educação aplicadas no mundo, 
com demonstração das pedagogias alternativas.

Escola Tradicional X Pedagogía Waldorf X Método Montessori



Extraído de http://alfredovela.files.wordpress.com/2014/03/infografia_escuela_tradicional_vs_pedagogc3ada-waldorf_vs_metodo_montessori.jpg

MEC APOIA IMPLANTAÇÃO DE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS



Considerando que a "Educação Inclusiva" é um direito assegurado na Constituição Federal para todos os estudantes, em especial aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação,  onde a efetivação desse direito deve ser assegurada pelas redes de ensino, sem nenhum tipo de distinção, o Ministério da Educação - MEC, criou recentemente o "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais", que tem os principais objetivos definidos em seu portal, inclusive constando o Documento Orientador do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, normalizando a sua implantação, veja a seguir o que diz o Programa:

Objetivo: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.


Ações: 

Programa disponibiliza às escolas públicas de ensino regular, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade, bem como, do professor para atuar no AEE.


Como acessar: A Secretaria de Educação apresenta a demanda no Plano de Ações Articuladas - PAR e indica as escolas a serem contempladas por meio do Sistema de Gestão Tecnológica – SIGETEC.



Documentos: 

Nota Técnica n° 11/2010 – Orientações para a institucionalização da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas de ensino regular.
Relação das escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.



FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17430&Itemid=817
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