‘Viradão Impressionista’ anima as noites e do fim do ano no CCBB do Rio de Janeiro
Nos dias 29 e 30 de dezembro, cariocas poderão visitar a exposição "Impressionismo: Paris e a modernidade", durante a madrugada com direito a música ao vivo e DJ
Exposição reúne obras de valor incalculável para a história da arte, de mestre como Renoir, Monet, Van Gogh, Gauguin, Jules Lefevre entre outros.
Foto: Divulgação
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio) realiza nos dias 29 e 30 de dezembro o Viradão da Virada. Cariocas e turistas de todo o Brasil e também do exterior que estiverem na cidade para o Réveillon poderão visitar a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade entre as 9h de sábado e as 21h de domingo. Para animar a noite, a partir das 22h de sábado até as 4h de domingo se apresentam no térreo da instituição o DJ Janot e o cantor Edu Krieger, com um show dançante de música brasileira.
DICA DE PREMIAÇÃO
Quem estiver no CCBB durante a virada pode aproveitar para participar da promoção que está acontecendo nas redes sociais e vai premiar as três melhores fotos tiradas nos painéis da rotunda do prédio.
Para participar o visitante precisa postar a fotografia no Instagram com a hashtag #ImpressionistasNoBrasil. O primeiro colocado ganhará um catálogo e uma capa para IPhone. Já o segundo lugar leva a capa para IPhone e o terceiro um kit papelaria. O regulamento está no facebook da exposição.
A cafeteria do CCBB e a Livraria da Travessa permanecem abertas durante toda a madrugada. Em suas duas primeiras edições, que aconteceram em outubro e novembro, as viradas já levaram mais de 40 mil pessoas à exposição. A mostra fica ambientada no CCBB Rio até 13 de janeiro e já recebeu 356.497 visitantes em 48 dias.
A exposição
Inaugurada em 22 de outubro, a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade ocupa integralmente o primeiro andar da instituição, apresentando um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista. O segundo andar, por sua vez, dá espaço à cronologia do movimento, consulta bibliográfica e às atividades do CCBB Educativo. A rotunda do prédio abriga uma cenografia especial, criada pela brasileira Virgínia Fienga, arquiteta responsável pelo novo projeto do Museu d´Orsay.
Capital moderna por excelência, Paris atraiu os maiores artistas do século XIX, que pintaram sua paisagem e seu cotidiano sob diferentes perspectivas, atraídos ou repelidos por seu magnetismo. A cidade motivou a expressão artística de Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefevre, Edouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec, entre outros. A exposição reúne trabalhos desses pintores: por um lado, aqueles cuja temática está ligada ao crescimento da cidade, à vida moderna, aos caminhos de ferro e às estações; por outro, obras que surgiram a partir de uma reação a este movimento, a fuga da cidade em busca de ambientes bucólicos.
A mostra tem curadoria de Caroline Mathieu, conservadora-chefe do Museu d’Orsay, Guy Cogeval, presidente do Museu d’Orsay, e Pablo Jiménez Burillo, diretor geral do Instituto de Cultura da Fundación MAPFRE, trazendo ao Brasil um conjunto inédito de obras do impressionismo que dará ao público a possibilidade de entender e conhecer melhor um dos mais importantes movimentos artísticos do século XIX. Organizada com obras do Museu d’Orsay, conta com a colaboração científica da própria instituição e da Fundación MAPFRE.
O CCBB ficará aberto no dia 29 de dezembro, a partir das 9h, até as 21h de domingo, 30 de dezembro. DJ Janot e Edu Krieger: Das 22h de sábado até as 4h de domingo.
Impressionismo: Paris e a Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França fica em cartaz até o dia 13 de janeiro de 2013.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro - Rio de Janeiro. Terça-feira a Domingo, de 9h as 21h. Informações: 3808-2020.
O FLUMINENSE
Fonte: http://www.ofluminense.com.br/editorias/cultura-e-lazer/%E2%80%98viradao-impressionista%E2%80%99-anima-noite-do-ccbb