terça-feira, 29 de outubro de 2013

GABARITO DO SEGUNDO DIA DE PROVA DO ENEM 2013


Vejam o gabarito da informal da
Correção das Provas do ENEM 2013,
 branca, amarela, azul e rosa, do  segundo dia, conforme o site : http://estaticog1.globo.com/2013/Vestibular/enem/enem2013_gabarito2dia.pdf, a seguir:


 


Fonte: http://estaticog1.globo.com/2013/Vestibular/enem/enem2013_gabarito2dia.pdf

GABARITO DA PRIMEIRA PROVA DO ENEM 2013


Vejam a seguir o gabarito da Correção das Prova do ENEM 2013, azul, branca, amarela e rosa, do  primeiro dia, ou
 acessando o link:



Fonte: Coc

    Fase Única
  • 1º Dia - 26/10
  • 2º Dia - 27/10



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PESQUISA MOSTRA QUE CRIANÇAS QUE USAM DISPOSITIVOS MÓVEIS TRIPLICOU EM 2 ANOS NOS EUA





Notícia publicada no Globo.com do dia 28/10/2013 10h48, afirma que os estudos mostram que nos EUA, 38% das crianças de dois anos já usaram tablets ou celulares e que o volume mais do que triplicou entre 2011 e 2013, mostra estudo.

Trata-se como "tradicionais" ou eletrônicos como TV, DVDs, computadores e videogames, agora considerados como os tecnológicos e que atraem mais as crianças apartir de dois anos de idade são os dispositivos digitais mesmo. Vejam!


Aos oito anos, 72% das crianças já usaram algum dispositivo móvel.


O número de crianças que já usaram um smartphone ou tablet aos dois anos de idade mais do que triplicou nos Estados Unidos, em dois anos. 

Aos oito anos de idade, 72% das crianças já usaram smartphones, tablets ou dispositivos similares.

As constatações fazem parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pela organização de defesa da família Common Sense Media e realizado pela consultoria Gfk com 1.463 pais americanos de crianças entre zero e oito anos de idade.

A pesquisa chamada “Zero a oito: Uso de Mídia por Crianças na América em 2013” mostra que 38% das crianças de dois anos já usaram algum dispositivo móvel para jogar games, assistir a vídeos ou acessar outras mídias relacionadas. Em 2011, esse índice era de 10%.

O uso de tablets entre as famílias entrevistadas cresceu cinco vezes entre 2011 e 2013 (de 8% para 40%), e o percentual de crianças com acesso a algum tipo de dispositivo móvel inteligente em casa avançou de metade (52%) para três quartos (75%), no período.

O estudo mostra que o uso de dispositivos móveis entre os pequenos ganhou espaço da televisão e do DVD. Entre 2011 e 2013, a audiência das crianças de até dois anos que assistem TV ficou estável, em 66%. No mesmo período, o acesso ao computador cresceu 4%, enquanto o uso de DVD recuou de 52% em 2011 para 46% este ano.

As crianças também estão passando mais tempo com smartphones e tablets. Nos últimos dois anos, o tempo de permanência das crianças com até oito anos triplicou de 5 minutos diários para 15 minutos por dia.

O tempo gasto por dia pelas crianças em frente às telas consideradas ‘tradicionais’ (TV, DVDs, computadores e videogames) recuou em torno de 21 minutos entre 2011 e 2013, enquanto a permanência com dispositivos móveis cresceu 10%.

Apesar das mudanças, a televisão ainda pé dominante no consume de mídia pelas crianças. Quase seis entre dez pequenos espectadores (58%) asistem a Tv pelo menos uma vez ao dia, enquanto 17% acessam dispositivos móveis diariamente, 14% acessam computadores e 6% jogam videogames todos os dias.

"O consumo de mídia pelas crianças pode ter um impacto profundo na sua aprendizagem, no desenvolvimento social e no comportamento, e a única maneira de maximizar o impacto positivo - e minimizar o negativo - é ter uma compreensão exata do papel que isto desempenha na sua vidas. Essas crianças são verdadeiros nativos digitais ", comenta James Steyer, CEO e fundador da Common Sense Media, em comunicado.

O acesso à mídia móvel entre as crianças de baixa renda e as minorias é muito maior do que era há dois anos, mas a exclusão digital persiste. De acordo com o estudo 20% das crianças de baixa renda têm um tablet em comparação com 63% das crianças de maior renda, e 35% dos pais de baixa renda baixam aplicativos educacionais para seus filhos, em comparação com 75% dos pais de renda mais elevada.


Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/nos-eua-38-das-criancas-de-dois-anos-ja-usaram-tablets-ou-celulares.html

domingo, 27 de outubro de 2013

VISITA ESPORTIVA À "ARENA DA AMAZÔNIA"


Arquivo Pessoal


Hoje, foi dia de um passeio cultural diferente. Junto com o "Grupo de Escoteiro do Amazonas", participamos da visitação no canteiro de obras da "Arena da Amazônia". Com certeza foi uma visita inesquecível, dessas que não haverá outra igual, foi um "momento único". Afinal, a medida que as obras do estádio vão acelerando, a sua composição vai se modificando.

Arquivo Pessoal


No projeto “Eu visitei a Arena da Amazônia”, deste domingo, dia 27 de outubro, foi sua décima edição de 2013.
O principal objetivo do Projeto é de prestar contas à população sobre o andamento das obras no estádio, que receberá quatro jogos durante a primeira fase da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

Arquivo Pessoal


Conforme informações no site: De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto, na tarde de segunda-feira (21/10) começou a ser instalada a membrana na estrutura metálica da cobertura e da fachada na Arena da Amazônia. Serão colocados 31 mil metros quadrados de material em 252 peças. A previsão é de que o serviço seja concluído até dezembro. As obras estão 86,98% executadas.


O coordenador da UGP COPA explicou que a membrana é feita de fibra de vidro revestida de teflon (PTFE). Por medida de segurança, o material terá uma cor mais escura durante a instalação, mas como é fotossensível, irá clarear com a incidência dos raios solares, ficando translúcido.

A membrana translúcida vai permitir a entrada de luz natural, promovendo de economia de energia elétrica. “É uma etapa importante, em que começamos a cobrir efetivamente a Arena. Esse passa a ser um novo momento em que se tem a imagem de finalização da obra”.



Arquivo Pessoal

As principais frentes de trabalho continuam concentradas na montagem da estrutura metálica da cobertura e fachada. A parte da fachada deve receber a última peça e ser fechada nesta quarta-feira (23/10) e a cobertura será concluída até o fim de outubro. “Com o fechamento da estrutura metálica, vamos nos concentrar na área de acabamentos, que é a etapa que exige mais cuidado por parte dos operários”, afirmou o coordenador.

Os trabalhos avançam também na instalação dos vidros e as paredes internas dos camarotes, que já começaram a receber os forros. Os aparelhos de ar condicionado já estão sendo instaladas nos camarotes e os elevadores devem começar a ser colocados também esta semana. Mais de 14 mil assentos foram instalados nas arquibancadas superiores e inferiores.

As obras estão aceleradas nos acabamentos dos acessos principais de serviço, que ficam em frente ao Sambódromo, recebendo piso, revestimento pintura das paredes. Os serviços também prosseguem no acabamento das áreas de serviço das seleções, vestiários e parte de apoio aos jogadores. Concluiu a SEJEL.

Arquivo Pessoal


Fonte: http://www.amazonasesporte.am.gov.br



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

OBMEP - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2014

OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em 2014 será realizada a 10ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP,

 Fiquem atentos:




Fontes: IMPA - Instituto Nacional de atemática Pura e Aplicada
Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação
Governo Federal


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PROJETO PIONEIRO ENSINA CIÊNCIA COM TECNOLOGIA EM UNIDADE MÓVEL


 Arquivo pessoal


Estamos na  "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", que ocorre de 21 a 27 de outubro de 2013, em todo Brasil.

No estado do Amazonas estão sendo apresentados Projetos como: “Educação Tecnológica”, “Mesa Educacional – O Mundo das Descobertas”, “Iniciação Tecnológica” e o “Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc)”, que teve início desde o dia 18, na sexta-feira passada, na I Feira Municipal de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental.

Na cidade de Manaus, esses Projetos estão sendo organizados pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação, que também estão fazendo parte da 10ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas.

Arquivo Pessoal

Ontem pela manhã, casualmente, visitando a "Vila Olímpica de Manaus", no bairro D. Pedro, nos deparamos com um desses Projetos municipais, o  “Ônibus da Ciência”, que trata-se de umUnidade Móvel Avançada de Ciência e Tecnologia, a primeira desse tipo no estado do Amazonas e no Brasil, conforme informações.

É um Projeto ousado e pioneiro no Brasil, que tem como objetivo principal de apresentar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a busca pelo conhecimento científico e auxiliar os estudantes da educação infantil e ensino fundamental no conhecimento das ciências e estímulo as pesquisas científicas. 

Arquivo Pessoal


O “Ônibus da Ciência” foi uma doação da empresa SISTECH, que já atende as salas de ciência em 255 escolas para ampliar a atuação para escolas que ainda não possuem laboratório de ciências, contribuindo nas ações desenvolvidas pelo Programa de Ensino Sistematizado das Ciências -  PESC.


O ônibus possui 23 lugares, dos quais um deles é para pessoa com mobilidade reduzida, atendendo os estudantes. Equipado, com mesas e cadeiras. na parte interna com notebooks e acesso a internet , lousa interativa digital, com mapas e jogos digitais e todo climatizado; na parte externa, Tv de plasma de 42 polegadas, aparelho de DDV, projetor e exposição de materiais para estudo e aprendizagem de ciências humanas, como por exemplo, temas como o corpo humano, higiene, saúde, alimentação, novas tecnologias, meio ambiente, dentre outros.

Arquivo Pessoal


"Todos esses espaços pedagógicos são oferecidos com auxílio de pedagogos e professores, que auxiliarão os alunos em pesquisas e nas atividades lúdicas nessas oficinas dentro e fora da unidade móvel (ônibus), com modelos de anatomia e experimentos, quebra-cabeças, dominós, jogos de memória, tabuleiros e sequencias logicas que servirão como subsidio de ensino e aprendizagem, levando ciência para os alunos até as escolas e em espaços público, como esse que tivemos a oportunidade de visitar."



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