quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

APRENDA INFORMÁTICA - ESCOLA INTERATIVA SENAC/AM



A área de informática está em constante evolução e o ano de 2024 não será diferente

Fazer cursos nessa área oferece diversas vantagens, aumentando as perspectivas de empregabilidade e desenvolvimento profissional.

Por isso, além dos cursos de informática convencionais ofertamos também a Escola Interativa, disponível em Manaus e nos municípios do Estado do Amazonas.


Na Escola Interativa você tem autonomia para alcançar os seus objetivos e necessidades de acordo com o seu horário.


CURSOS OFERECIDOS NA ESCOLA INTERATIVA ⤵️

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Maiores Informações
 (92) 98197-5049
 (92) 98197-5335


ENDEREÇO

Centro Especializado de Informática
SENAC CHAPADA
Av. Darcy Vargas, 288
Horário: 8:00h às 22:00h

Serviços no local e Aulas on-line

domingo, 4 de fevereiro de 2024

GAME JAMS REUNEM TECNOLOGIA, DIVERSÃO, LAZER E EDUCAÇÃO



Game Jams proporcionam experiências educativas por meio da criação colaborativa de jogos


EmaiWhatsATwitteLinkedIFaceShLucinda Saldanha, estudante de doutorado, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto,  Porto, Po
Sofia Marques da Silva, professora associada, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Pedro Ferreira, professor auxiliar, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Logo do periódico Educação e Pesquisa

Vivemos numa sociedade em que a cultura de videojogos tem propiciado que áreas de vida consideradas antes tão distintas como a tecnologia, o lazer e a educação, se estejam encontrando e criando diferentes novos lugares para aprendermos e nos educarmos. 

Estes lugares estão fazendo o prazer e o lúdico dialogarem, aliando o aprendizado ao trabalho.

É, neste contexto que, na última década, as game jams, lugares onde as pessoas se juntam para criar videojogos, têm-se revelado, de forma crescente, espaços de encontro e de diálogo com o educativo. 

Estes contextos nos desafiam a pensar na diversidade dos lugares onde a educação acontece na sociedade contemporânea.

O artigo Game Jams: novos lugares educativos? traz uma revisão de estudos que relacionam game jams e educação, procurando ir além dos limites encontrados nesses estudos compreender como são as experiências educativas vividas nas game jams. Estudaram-se as dinâmicas educativas percebidas, de forma a explorar as formas como as pessoas as caracterizam, significam e lhes dão sentido.

A pesquisa surgiu no âmbito de um projeto de doutorado em Ciências da Educação, que explora a forma como estes lugares são percebidos e vivenciados pelos/as próprios/as participantes. 

O estudo escuta e analisa em profundidade os relatos e descrições das suas vivências nestes contextos, através de um plano de investigação qualitativo, concretizado entre 2019 e 2020.

Utilizando uma metodologia etnográfica, foram observadas cinco game jams e recolhidas notas sistemáticas sobre a forma como as pessoas participantes criam sentido nestes lugares. Além da permanência em game jams por aproximadamente 240 horas, foram realizados oito grupos de discussão focalizada on-line com participantes.

Foto: Dois homens jovens com fones de ouvido e máscara. Também é possível ver a sombra de uma terceira pessoa. Eles estão concentrados em seus computadores. A sala parece estar um pouco escura. Um outro rapaz está em pé atrás dos jovens olhando para uma das telas.

Os resultados trazem pistas importantes para compreender a forma como os participantes percebem as game jams, interpretadas como lugares onde acontecem experiências educativas, e o modo como essas experiências são vividas. Assim, podemos dizer que a maioria das pessoas participantes reconhece a sua participação em game jams como uma experiência educativa, identificando motivações educativas a sua participação. Esta experiência educativa é caracterizada como diferenciadora, acentuada pelo caráter de participação livre e voluntário, sem pressões institucionais externas, pelo ambiente lúdico e descontraído, assim como pela sua intensidade emocional, que propiciam um clima relacional, facilitador da aprendizagem e reconhecido como “especial e único”.

As pessoas participantes reforçam que as game jams facilitam um conjunto diversificado e amplo de aprendizagens em um único contexto, sobretudo, as aprendizagens relacionais e sociais como aprender a relacionar-se e ser competente socialmente, além da gestão de projetos de trabalho. A estas se juntam as aprendizagens técnicas e tecnológicas, como a aprendizagem de todas as etapas de design de um jogo, e ainda aprendizagens sobre si mesmas, de reconhecimento e validação de aspetos importantes da sua identidade.

Segundo as pessoas participantes podemos experienciar e combinar em uma game jam, diferentes métodos, recursos e estratégias educativas, aprendendo através da observação, experiência partilhada, da mentoria, da prática e experiência, e da tentativa e erro.

Por fim, o estudo reflete sobre o carácter promissor e o potencial educativo destas experiências e outras que seguem o mesmo modelo. As game jams evidenciam um carácter integrador, permitindo vivenciar num mesmo contexto, diferentes elementos educativos reconhecidos pelas pessoas participantes como importantes para facilitar a sua experiência educativa, designadamente o clima relacional, afetivo e comunitário. Estas tornam-se possibilidades de reconhecer e aplicar competências e conhecimentos a situações concretas, como a criação de um videojogo, a que se aliam as possibilidades de autonomia e exploração livre, com respeito ao estilo de aprendizagem pessoal. 

Todas estas dimensões são vividas num contexto que valoriza as valências lúdicas, de diversão e lazer.

O carácter “jam”, e o estilo de improvisação, reveladas neste estudo trazem pistas valiosas para a compreensão das características de novos lugares do educativo na nossa sociedade e do panorama educativo contemporâneo.


Para ler o artigo, acesse:

SALDANHA, L., SILVA, S.M. AND FERREIRA, P. Game Jams: novos lugares educativos? Educ. Pesqui. [online]. 2023, vol. 49, e249534 [viewed 26 April 2023]. 

Links externos

Educação e Pesquisa – EP:

Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP:




sábado, 3 de fevereiro de 2024

ESPORTES GRATUITOS NO SESC AMAZONAS




Nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o Sesc Amazonas deu início ao período de inscrições para modalidades esportivas oferecidas pelo projeto “Esporte ao Alcance de Todos”. 

São oferecidas 300 vagas gratuitas para atletismo, futsal, handebol, basquete, jiu-jitsu e natação, em Manaus, no Sesc Balneário (140 vagas) e Sesc Comunidade (40 vagas), e Maués (40 vagas), Presidente Figueiredo (40 vagas) e Coari (40 vagas).

O objetivo da iniciativa é proporcionar atividade física, convívio social, trabalho em equipe e a disciplina para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Temos como missão promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade em geral e uma das maneiras para alcançar esse objetivo é por meio do esporte, uma ferramenta poderosa que nos ensina valores fundamentais”, frisa Adriana Nascimento, Diretora Regional do Sesc Amazonas.

O projeto contempla os trabalhadores do comércio e seus dependentes, e estudantes da rede pública de ensino, que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Os candidatos também devem preencher o requisito de idade. 

Para as unidades da capital, os interessados devem ter entre 7 e 17 anos. Para os demais municípios, entre 7 e 12 anos.

Como se inscrever nos cursos do Sesc Amazonas

As inscrições podem ser feitas até o dia 16/2, na unidade de interesse, mediante apresentação dos documentos exigidos em edital, são eles: cópia do CPF e RG do aluno e do seu responsável legal, e dos comprovantes de residência e de renda familiar atualizados. Além disso, é necessária a apresentação da credencial Sesc do aluno e do seu responsável legal, dos documentos escolares atualizados do interessado, do questionário socioeconômico e da declaração de renda familiar de até três salários mínimos.

Os editais referentes ao projeto estão disponíveis no site institucional: 

Confira os endereços para inscrição presencial:

Sesc Balneário (Manaus)

Endereço: Avenida Constantinopla, n.288 – bairro Alvorada

Telefone: (92) 2121-5362


Sesc Comunidade (Manaus)

Endereço: Rua Jucá, n.547 – João Paulo II, bairro Jorge Teixeira

Telefone: (92) 2121-5362


Sesc Ler Coari

Endereço: Estrada Coari Mamiá, s/nº, Bairro União

Telefone: (97) 3561-3203 ou (97) 98117-7773


Sesc Ler Maués

Endereço: Rua Adolfo Carneiro, s/nº, Donga Michilles

Telefone: (92) 3542-1451 ou (92) 98400-6354


Sesc Ler Presidente Figueiredo


Endereço: Avenida Joaquim Cardoso, nº 51, José Dutra

Telefone: (92) 3324-1269

Extraido de : https://segundoasegundo.com.br/2024/02/sesc-amazonas-oferta-300-vagas-gratuitas-para-modalidades-esportivas/







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