Após a identificação de que a criança/adolescente tem altas habilidades/superdotação, cabe agora aos pais e a escola desenvolverem os talentos dessa pessoa, mas como isso é feito?
O que muita gente pode não saber é que todas escolas de ensino público são obrigadas por lei a propor a esse aluno o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o intuito de suplementar a formação desse aluno, enriquecendo o processo de aprendizagem ao trabalhar com seus interesses específicos e estimular suas habilidades e potenciais.
É importante salientar que é um atendimento que acontece no turno inverso ao turno de aula normal.
Alunos de escolas particular também tem o direito de participar do Atendimento Educacional Especializado em suas escolas.
O primeiro passo que é feito pelo aluno com altas habilidades no Atendimento Educacional Especializado é de realizar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pensado pelo próprio aluno com base no que ele tem interesse e pelos professores que irão ajudá-lo a desenvolver suas habilidades (pode contar com a ajuda de professores que não sejam do AEE, mas que tem maior conhecimento na área de conhecimento que o aluno tem interesse).
O próximo passo é o aluno trabalhar em conjunto com os professores em atividades que de acordo com a temática que o aluno escolheu, possam potencializar as suas habilidades.
As atividades desenvolvidas na chamada Salas de Integração e Recursos das escolas, local onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado, são variadas, mas alguns exemplos são: Práticas desportivas, oficinas de mecânica, oficinas de elétrica, atividades de jogos físicos
O NAAH/S (Núcleos de Atividades para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação) tem como um dos seus objetivos capacitar professores para atendimento educacional especializado a estudantes com Superdotação, mas além de capacitar professores, o NAAH/S oferece espaço para atendimento de estudantes de escolas públicas, que encaminhados pela escola ou pela família passam por um processo para se identificar se possuem altas habilidades, e caso se confirme que o aluno possui Superdotação, ele passa por um processo semelhante ao do Atendimento Educacional Especializado, porém o seu diferencial é de que por ser um local onde acontece somente o atendimento para alunos com Altas Habilidades e não se localizar em escolas, o NAAH/S busca parcerias com universidades para ampliar as oportunidades educacionais do aluno e para o desenvolvimento de pesquisas, atividades, projetos e cursos com os alunos, professores e pais.
A Unidade de Atendimento ao Aluno do NAAH/S também oferece ao superdotado a possibilidade de participar de oficinas, que podem ser: Oficina de Artes Plásticas, Oficina de Leitura e Produção Textual, Oficina de Lógica e Matemática, Oficina de Robótica Educacional.
Contudo, dependendo de qual estado ou cidade o NAAH/S estar localizado as oficinas podem variar, pois dependem do conhecimento dos profissionais que trabalham no núcleo e das instituições que formam parceria.
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