Educador e estudioso da área de Altas Habilidades/Superdotação, o norte-americano Joseph Renzulli desenvolveu o que ele chamou de "Modelo de Enriquecimento Escolar", voltado para alunos com uma ou mais das seguintes características:
Habilidade acima da média
Criatividade
Envolvimento com a tarefa
O modelo de enriquecimento proposto por Renzulli é marcado por atividades dinâmicas, o incentivo à tomada de decisões pelo próprio aluno e o favorecimento de sua autonomia.
O envolvimento da comunidade nas atividades escolares também é reforçado, pois, esse modelo sugere que, os alunos utilizem sua rede de relacionamentos na realização das atividades, e também que algumas atividades de enriquecimento resultem em um produto com aplicação social.
As atividades de
"Enriquecimento Curricular"
"Enriquecimento Curricular"
proposto por Renzulli são de três tipos, veja a seguir:
I) O primeiro traz experiências e atividades exploratórias ou introdutórias destinadas a colocar o aluno em contato com uma grande variedade de áreas de conhecimento, e que geralmente não são contempladas pelo currículo escolar;
II) As do segundo tipo, são atividades relacionadas ao desenvolvimento de técnicas e métodos, habilidades mais específicas para conduzir as pesquisas de interesse do aluno;
III) No terceiro tipo, as atividades investem na pesquisa de problemas reais para a produção de um novo conhecimento, serviço ou desempenho. Normalmente, as atividades desse tipo são personalizadas, podendo ser implementadas individualmente ou em pequenos grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário