terça-feira, 9 de julho de 2013

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AUTISTAS SE DESENVOLVEREM MAIS RÁPIDO



Crianças portadora do espectro autista precisam de variedades de atividades diárias com mais intensidade que outras crianças.

As atividades para crianças autistas devem ser mais para o seu divertimento e para 
as necessidades de um maior desenvolvimento. 


Portanto, devemos primeiramente, seguir as seguintes observações:


A organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças com autismo permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a aprender. A desorganização do ambiente, assim como a falta de planejamento das atividades, podem causar agitação na criança, desviando seu foco.

Os locais onde a criança come, aprende e se diverte devem estar claramente sinalizados, e não é conveniente manter à sua vista  excesso de materiais. Se for o momento de alimentação, por exemplo, a criança deve visualizar somente a comida, retirando-se de seu alcance jogos e evitando-se que assista à televisão.

Crianças e alunos com autismo também precisam de espaços para recreação, se possível em lugares amplos e abertos, uma vez que a maioria não gosta de lugares muito fechados.

A utilização de materiais visuais, como fotografias e ilustrações, também são úteis no processo de educação de crianças com autismo, pois elas possuem grande capacidade de armazenar imagens em seus cérebros. As imagens são úteis tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento da comunicação e para aumentar sua compreensão e regular seu comportamento social.

Ao ensinar à criança como cumprimentar as pessoas, por exemplo, é importante mostrar um cartaz ou fotografia de mãos se apertando.

Ao anunciar a hora do recreio, o professor pode mostrar uma fotografia do parque da escola, e ao encerrar as atividades do dia, pode mostrar uma ilustração de casa, para indicar à criança que ela agora retornará ao seu lar.




A seguir apresentamos um guia com sugestões de 
 atividades divertidas, lúdicas e educativas para que as crianças autistas 
terem um desenvolvimento mais rápido.



Agende o seu dia


Crianças com autismo respondem fortemente a um dia bem programado. Faça da criação da agenda um jogo com estas ideias:

- Corte imagens (de revistas ou da internet) de atividades cotidianas, como escovar os dentes e almoçar: Faça com que o seu filho crie uma agenda para o seu dia colando essas atividades em um cartaz na ordem em que ele vai realizá-las. Guie-o através desse processo, certificando-se de que ele se lembra de quais atividades vão juntas (como a hora do banho e a hora de dormir) e o tempo adequado do dia para cada atividade (café da manhã de manhã, jantar à noite). 

- Mantenha uma lista de verificação em um quadro branco. Então, à medida que seu filho complete a sua rotina diária, ele pode marcar as atividades que ele tenha terminado e verificar quais são as atividades seguintes. Este tipo de rotina será suave e confiável para ele.


Atividade Física 

O desenvolvimento de habilidades motoras básicas é essencial para crianças autistas. 


Dicas de idéias e brincadeiras divertidas: 

- Brinque na piscina: Deixe seu filho brincar com a água, ou cante para ele enquanto ele nada com a música. Certifique-se de ficar de olho para mantê-lo seguro.

- Crie uma pista de obstáculos: Organize equipamentos de brincar, bambolês e cadeiras no quintal. Incentive seu filho a percorrer o caminho, praticando uma variedade de movimentos (pular uma corda, correr em um círculo ao redor do bambolê, etc.). 

- Faça uma festa de dança: Toque uma variedade de estilos musicais e deixe o seu filho se mover com a música. Dance com ele, para que ele possa ver o que fazer e não se sinta sozinho durante a atividade. 


Jogos para a mente


Tente estas atividades para manter seu filho pensando e crescendo: 


- Obtenha um recipiente grande de plástico, e coloque um brinquedo pequeno dentro: Em seguida, encha o recipiente com arroz ou feijão, e faça com que o seu filho cave para encontrar o brinquedo. Ele pode fazer um pouco de bagunça, mas ele vai se divertir. 

- Faça esculturas: Faça barro em casa ou compre em uma loja e deixe a criança moldá-lo e quebrá-lo do jeito que ela escolher. 

- Explore seu mundo: Leve seu filho para uma caminhada e deixe-o ver o mundo ao seu redor. Visite um museu onde se pode encontrar algo que chame a sua atenção, ou ande pela natureza e observe todas as criaturas e plantas que encontrar.



Fontes: Desafiando el autismo
http://www.ehow.com.br/atividades-divertidas-criancas-autismo-estrategia_8591/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...