segunda-feira, 15 de julho de 2013

QUESTIONÁRIO PARA PAIS E CUIDADORES IDENTIFICAREM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO DOS AUTISTAS


A aplicação de um questionário para identificação das dificuldades de comunicação de crianças autistas, desenvolvido pelas pesquisadoras Juliana Izidro Balestro e Fernanda Dreux Miranda Fernandespara auxiliar pais e cuidadores, encontrou diferenças na percepção e atitude de pais de crianças do espectro do autismo e de crianças sem queixa de linguagem, em relação às dificuldades de comunicação com seus filhos.

O questionário foi criado para a pesquisa “Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo”, das qual participaram 40 pais, 20 pais de crianças do espectro do autismo e 20 pais de crianças sem queixas de linguagem.

Foi calculado o nível de concordância das questões e os resultados dos grupos foram comparados entre si.

O questionário é dividido em quatro partes: a primeira é referente à impressão dos pais e/ou cuidadores sobre eles próprios em relação a seus filhos, a segunda engloba a percepção dos pais em relação à aceitação das pessoas para com seus filhos, a terceira, a atitude dos pais e/ou cuidadores com seus filhos, e a quarta, a impressão dos pais e/ou cuidadores em relação aos seus filhos.

O questionário traz 25 questões, 24 fechadas, contemplando os quatro domínios, e uma aberta, onde há espaço para que os pais e/ou cuidadores relatem algo relevante para eles e que não tenha sido perguntado.


Quadro 1 apresenta o tema das questões e a divisão do conteúdo por domínios.

O primeiro domínio – referente à impressão dos pais e/ou cuidadores sobre eles próprios em relação a seus filhos – contempla um número maior de questões por abranger especificamente o tema do perfil comunicativo e social dos pais e/ou cuidadores em relação a seus filhos, sob o seu próprio ponto de vista. Por ser uma das propostas deste estudo, optou-se por dividi-lo em 12 questões, sendo oito comunicativas e quatro sociais, compondo 50% do total das questões.

Os outros três domínios – a percepção dos pais em relação à aceitação das pessoas para com seus filhos; a atitude dos pais e/ou cuidadores com seus filhos e a impressão dos pais e/ou cuidadores em relação aos seus filhos – foram divididos em dois grupos de questões, sendo duas comunicativas e duas sociais em cada domínio.



As pesquisadoras destacam que as alterações de comunicação em indivíduos do espectro do autismo variam entre a ausência de fala em crianças com mais de três anos, a presença de características peculiares, como ecolalia, inversão pronominal, discurso descontextualizado, ausência de expressão facial e até o desaparecimento repentino da fala. “Essas alterações aparecem na literatura como uma das primeiras preocupações dos pais dessas crianças”, afirmam.

Outra questão fundamental nos distúrbios do espectro do autismo, de acordo com o estudo, é a percepção dos pais com relação à aceitação de seus filhos por outras pessoas. “Estudos revelam que a estigmatização pode levar à depressão, à auto- estima reduzida e ao isolamento social”.


Fonte: Pesquisa em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300008&lng=pt&nrm=iso

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