quarta-feira, 17 de julho de 2013

DEL - DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM ATINGE CRIANÇAS A PARTIR DE 2 ANOS - Saiba o que fazer


Veja no quadro abaixo os principais sintomas do

 Distúrbio Específico de Linguagem - DEL

Por: Thamyres Dias

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

alerta:


Crianças a partir de 2 anos que ainda não aprenderam a falar ou que falam de forma confusa podem ter uma doença chamada Distúrbio Específico de Linguagem (Del), que afeta de 5% a 7% dos bebês nascidos a cada ano.

— Essa é uma patologia que afeta a aquisição e o desenvolvimento da linguagem. A criança é inteligente, ouve bem, não tem nenhuma lesão cerebral mas seu cérebro funciona de forma diferente, dificultando o aprendizado — explica Debora M. Befi-Lopes, coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

A Del não tem cura, afirma ainda Debora, mas o tratamento permite que a criança siga seu desenvolvimento e seja um adulto capaz de se relacionar e trabalhar.

— O paciente sempre terá mais dificuldade para acompanhar uma explicação mais longa sobre um assunto, por exemplo. Mas com a reabilitação ele desenvolve ferramentas para superar essa dificuldade e levar uma vida normal — afirma.


Para o bom resultado do tratamento, porém, é fundamental o diagnóstico precoce.

 Pais e professores precisam estar atentos aos sinais de que algo não está bem com a criança. 


FONTE: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/disturbio-especifico-de-linguagem-atinge-criancas-partir-de-2-anos-saiba-que-e-que-fazer-6049908.html#ixzz2ZFyL2DfK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...