terça-feira, 18 de março de 2014

CRIANÇAS SUPERDOTADAS NO "MAIS VOCÊ" DE ANA MARIA BRAGA


Superdotados: 
será que seu filho se enquadra neste perfil?

Com esse título, o programa de ontem (17/03/2014), da Rede Globo "Mais Você", discute o tema das crianças superdotadas. Veja a matéria:

17/03/2014 às 09h03
Atualizado em 17/03/2014 às 09h49



Sabe aquela criança que impressiona todo mundo pelo grau de conhecimento que detém em alguma área? São os famosos superdotados, muito mais numerosos do que imaginamos. 

De acordo com o Conselho Brasileiro para Superdotação, cerca de oito milhões de brasileiros se enquadram no que chamam de pessoas com “altas habilidades”. Ou seja, 5% da população brasileira é superdotada! O dado é tão grande que, hoje em dia, podemos dizer que em cada sala de aula do Brasil, pelo menos duas crianças são superdotadas.



O Mais Você alerta: nem todas essas crianças sabem que tem essa particularidade. Cerca de dois milhões e meio deste total são alunos matriculados nas escolas do país. Mas apenas pouco mais de 11 mil foram identificados. Muitas vezes, uma criança dá sinais claros de que tem uma inteligência além da conta. Na maioria das vezes, os primeiros a perceberem são os pais e os professores, mas somente um especialista pode "classificar" determinada criança como superdotada.



Para entender melhor essa situação, o repórter Felipe Suhre foi conhecer o pequeno Nícolas de Sousa, de apenas 3 aninhos, que vive no interior do Rio Grande do Norte. A mãe, Cleide, é dona de casa. O pai, Ulisses, professor de geografia. O menino é a sensação da família. Ele já sabe ler e escrever, além de falar inglês! Eles moram em uma casa simples, onde até o animal de estimação tem nome em inglês. Nícolas canta o hino nacional inteirinho, além disso, ele é louco por um computador e também adora ler, inclusive a Bíblia. “Eu não sei se ele entende, mas acho que a dificuldade o estimula a saber o que significam essas palavras”, comentou Ulisses.


É nítido que Nícolas tem habilidades acima da média, quando comparado com crianças da mesma idade. Mas como ele tem apenas três anos, é preciso saber se ele vai continuar assim com o passar dos anos. “O menino só foi avaliado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do estado, porque o pai pediu. E ele recebeu a orientação de continuar estimulando o menino”, comentou Ana Maria Braga.



Como identificar as características

Não existe uma idade certa para uma criança ser identificada como superdotado. Esses "núcleos de altas habilidades" existem por todo país. Eles são parceiros do Ministério da Educação e das Secretarias de Educação de cada estado. E o atendimento é gratuito. Para entender um pouco mais sobre quais as características dessas crianças superdotadas e como os pais podem identificar isso, o Mais Você conversou com a maior autoridade do país nesse assunto, a presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, Susana Peres.

- Três grandes conjunto de traços facilitam a identificação: habilidade acima da média, criatividade acima da media e comprometimento com a tarefa;

- São crianças mais curiosas, têm um senso de humor refinado e interesses diferentes das crianças da mesma idade;

- É bem comum que eles leiam e escrevam antes do tempo;

- Existem questionários específicos e é uma avaliação que leva, no mínimo, quatro meses; e

- Os pais são peças fundamentais no que se refere a educação desses filhos. 


"Sugiro que o momento que o pai vá procurar a escola ao perceber algumas dessas características."



FONTE: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/03/superdotados-sera-que-seu-filho-se-enquadra-neste-perfil-confira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...