domingo, 9 de março de 2014

8 DICAS DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL DOS MENINOS NA INFÂNCIA

Como aproximar meninos e meninas (Foto: Iris Images/Corbis)



Apresento aqui, 8 Dicas para MENINOS desenvolverem todo seu potencial, publicado no Livro "Cérebro azul ou rosa", apontando os pontos fracos que podem ser otimizados, e fazendo comparação dos meninos com as meninas. 


Dicas sugeridas pelo grupo Homeschooling Brasil, do facebook.


Veja a seguir:



1 - Enriquecimento de linguagem e letramento : Meninos precisam de MUITA interação verbal para estimular seu vocabulário. O vocabulário é um importante fator para predizer as capacidades posteriores de leitura. Ler para eles desde o NASCIMENTO é a melhor maneira de fazer isto.Os meninos costumam se interessar mais por livros de NÃO - FICÇÃO : carros, esportes, animais,espaço etc. Outra forma que pode valer a pena de aumentar a exposição literária e fazê-los ouvir livros gravados em cd. É surpreendente como botões de play e pause e um fone de ouvidos podem fazer os meninos ficarem quietinhos acompanhando uma história. Meninos costumam a ter mais problemas ligados a linguagem e leitura que as meninas.

2 - ABC e som das letras: Os pais podem ler livros de ABC,enfatizando o som das letras , jogando jogos que envolvam rima e aliteração . E sempre incentivando o filho a escrever seu nome e palavrinhas.

3 - Jogos de computador de pré-letramento: Muitos especialistas condenam o computador na primeira infância. Apesar de concordar que o tempo deve ser limitado e controlado . Computadores podem ser poderosas ferramentas de aprendizagem principalmente para os meninos que são mais atraídos por eles.
Abuse dos jogos que incentivam o reconhecimento de letras, palavras, sons e rimas.

4 - Habilidades motoras finas: Elas são bem mais complicadas para os meninos que para as meninas. Mas são essenciais para a futura tarefa de pegar no lápis e escrever. Meninos não costumam se interessar por escrita nem desenho. Mas eles podem desenvolver suas habilidades com colagem, tesoura e construindo com peças pequenas. Uma outra maneira de incentivar as habilidades de escrever dos meninos incluem pintar e desenhar em cavalete. Já que para meninos permanecer sentadinho numa mesa pode ser difícil . Outra dica para incentivar a escrita é digitar no computador ou ainda mais fascinante para meninos numa máquina de escrever antiga uma outra opção fazer registros numa prancheta caminhando, assinalando ou desenhando coisas do ambiente.

5 - Mais movimento: Meninos são fisicamente mais ativos e precisam de oportunidade de se movimentar tanto em casa como na escola. Em casa isso significa desligar a tv e vídeo game e sair para rua andar de patins , patinete, bike e fazer esportes. Na escola significa que precisam de recreios mais frequentes e atividades físicas mais puxadas que as meninas.

6 - Uma hora para brincadeiras TURBULENTAS: Os meninos precisam desse tipo de brincar (lutinhas, se atirar no chão, etc). Luta livre sobre o tapete é a atividade favorita dos meninos. Não existe motivo para proibir. Mas é importante combinar bem as regras, Não pode morder , não pode chutar forte e machucar os amigos etc.

7 - Foco nos sentimentos: Os homens de todas as idades tem mais dificuldade em identificar as emoções. Os pais e professores devem ajudar o menino a verbalizar melhor como eles estão se sentindo. Sempre que o menino sinta alguma emoção é bom classificar. Isso é raiva, isso é timidez isso é medo ..decepção etc.

8 - Cuidar de um bicho de estimação: É uma ótima maneira de estimular empatia. E ensinar os meninos a cuidar e ter responsabilidade.



Fonte: https://www.facebook.com/groups/homeschoolingbrasil/permalink/277880552370524/, do facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...