O desenvolvimento da fala e da linguagem da criança em idade pré-escolar
A sua criança em idade pré-escolar está atarefada a
falar, explorar e brincar. Todas estas atividades são
importantes para o crescimento e seu desenvolvimento
– e para aprender capacidades de comunicação.
A sua criança precisará de capacidades de
comunicação bem desenvolvidas quando chegar o
momento de começar a escola – para fazer amigos,
aprender coisas novas e começar a aprender a ler
e escrever.
As capacidades de comunicação são
cruciais para o sucesso futuro da sua criança.
A família desempenha uma parte importante no
desenvolvimento contínuo da comunicação da sua
criança. Falando, ouvindo e brincando com a sua
criança ajudará a criar as capacidades que ela precisa
para ter sucesso na escola e na vida.
Cerca de uma em cada dez crianças precisa de ajuda
no desenvolvimento das capacidades normais de fala e
linguagem. Sem ajuda, é uma luta ouvir e falar, é difícil
aprender a ler e é difícil brincar com outras crianças.
Marcos de desenvolvimento
Estes marcos de desenvolvimento mostram algumas das capacidades que marcam o progresso das crianças à medida que aprendem a comunicar.
Se a sua criança não está a
atingir um, ou mais, destes marcos, contacte o seu Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar.
Aos 3 anos
· compreende as perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “porquê”
· cria frases longas, usando 5 a 8 palavras
· fale sobre eventos passados - viagem à casa dos avós,
dia no jardim infantil
· conta histórias simples
· mostra afeição pelos amigos de brincadeira favoritos
· envolve-se em brincadeira de fingir de com etapas
múltiplas – cozinhar uma refeição, reparar um carro
· é compreendido pela maior parte das pessoas fora da
família, a maior parte das vezes
· tem conhecimento da função da letra impressa – em
menus, listas, sinais
· Tem um princípio de interesse em, e atenção a, rimas
Aos 4 anos
· segue instruções envolvendo 3, ou mais, etapas – “Primeiro,
arranja um papel, depois faz um desenho, no fim dá-o à mamã”
· usa gramática do tipo adulto
· conta histórias com um princípio, meio e fim claros
· fala para tentar resolver problemas com adultos e outras
crianças
· demonstra uma brincadeira imaginária cada vez mais
complexa
· é compreendia por estranhos, quase sempre
· é capaz de gerar rimas simples – “gato-pato”
· equipara algumas letras com os seus sons –
“a letra T diz “t
Aos 5 anos
· segue instruções de grupo – “todos os rapazes apanham
um brinquedo”
· compreende instruções envolvendo “se...então” – “Se vais
usar ténis, então prepara-os para a ginástica”
· descreve eventos passados, presentes e futuros em pormenor
· procura agradar aos amigos
· mostra uma independência aumentada nas amizades –
pode visitar os vizinhos sozinha
· usa quase todos os sons da sua linguagem
com poucos ou nenhuns erros
· conhece todas as letras do alfabeto
· identifica os sons no princípio de algumas palavras –
“Pop começa com o som ‘pê’”
Extraído de: http://www.children.gov.on.ca/htdocs/french/documents/topics/earlychildhood/preschool_pr.pdf
Simplesmente excelente!
ResponderExcluir