domingo, 2 de março de 2014

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA





































O desenvolvimento da fala e da linguagem da criança em  idade pré-escolar


A sua criança em idade pré-escolar está atarefada a 

falar, explorar e brincar. Todas estas atividades são 

importantes para o crescimento e seu desenvolvimento 

– e para aprender capacidades de comunicação. 

A sua criança precisará de capacidades de 

comunicação bem desenvolvidas quando chegar o 

momento de começar a escola – para fazer amigos, 

aprender coisas novas e começar a aprender a ler 

e escrever.

 As capacidades de comunicação são 

cruciais para o sucesso futuro da sua criança.

A família desempenha uma parte importante no 

desenvolvimento contínuo da comunicação da sua 

criança. Falando, ouvindo e brincando com a sua 

criança ajudará a criar as capacidades que ela precisa 

para ter sucesso na escola e na vida

Cerca de uma em cada dez crianças precisa de ajuda 

no desenvolvimento das capacidades normais de fala e 

linguagem. Sem ajuda, é uma luta ouvir e falar, é difícil 

aprender a ler e é difícil brincar com outras crianças. 


Marcos de desenvolvimento

Estes marcos de desenvolvimento mostram algumas das capacidades que marcam o progresso das crianças à medida que aprendem a comunicar.
 Se a sua criança não está a 
atingir um, ou mais, destes marcos, contacte o seu Programa de Fala e Linguagem para a Idade Pré-escolar.

Aos 3 anos
 
· compreende as perguntas “quem”, “o quê”, “onde” e “porquê”
· cria frases longas, usando 5 a 8 palavras
· fale sobre eventos passados - viagem à casa dos avós, 
dia no jardim infantil
· conta histórias simples
· mostra afeição pelos amigos de brincadeira favoritos
· envolve-se em brincadeira de fingir de com etapas 
múltiplas – cozinhar uma refeição, reparar um carro
· é compreendido pela maior parte das pessoas fora da 
família, a maior parte das vezes
· tem conhecimento da função da letra impressa – em 
menus, listas, sinais
· Tem um princípio de interesse em, e atenção a, rimas


Aos 4 anos

· segue instruções envolvendo 3, ou mais, etapas – “Primeiro, 
arranja um papel, depois faz um desenho, no fim dá-o à mamã”
· usa gramática do tipo adulto
· conta histórias com um princípio, meio e fim claros
· fala para tentar resolver problemas com adultos e outras 
crianças
· demonstra uma brincadeira imaginária cada vez mais 
complexa
· é compreendia por estranhos, quase sempre
· é capaz de gerar rimas simples – “gato-pato”
· equipara algumas letras com os seus sons –
“a letra T diz “t


Aos 5 anos
 
· segue instruções de grupo – “todos os rapazes apanham 
um brinquedo”
· compreende instruções envolvendo “se...então” – “Se vais 
usar ténis, então prepara-os para a ginástica”
· descreve eventos passados, presentes e futuros em pormenor
· procura agradar aos amigos
· mostra uma independência aumentada nas amizades – 
pode visitar os vizinhos sozinha
· usa quase todos os sons da sua linguagem 
com poucos ou nenhuns erros
· conhece todas as letras do alfabeto
· identifica os sons no princípio de algumas palavras –
“Pop começa com o som ‘pê’”


Extraído de: http://www.children.gov.on.ca/htdocs/french/documents/topics/earlychildhood/preschool_pr.pdf
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