domingo, 30 de março de 2014

FORUM INTERNACIONAL DEBATEU HABILIDADES NÃO COGNITIVAS DOS ALUNOS



Ministros da educação, lideranças educacionais e outros representantes de 14 países estiveram reunidos para debater como a escola pode preparar, de maneira inovadora, crianças, adolescentes e jovens para o mundo, estimulando as chamadas competências socioemocionais ou não cognitivas.

O Fórum Internacional de Políticas Públicas: Educar para as competências do século XXI, aconteceu na segunda-feira, dia 24 e terça-feira, 25, em São Paulo.

Perseverança, colaboração, autocontrole, curiosidade, otimismo e confiança são exemplos de competências socioemocionais que devem ser trabalhadas no ambiente escolar, a fim de estimular o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem

Na manhã da segunda-feira, dia 24/03,  o ministro da Educação, Henrique Paim, debateu com os demais ministros sobre os desafios políticos, práticas de ensino e ideias inovadoras para o desenvolvimento dessas competências.

“Este debate no Brasil é recente.
 Essas competências (não cognitivas) devem estar presentes no âmbito das políticas públicas educacionais”,
 disse.

O ministro afirmou ainda que programas como o Mais Educação, de fomento à educação integral, permitem trabalhar essas competências no ambiente escolar.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, observou que as crianças, adolescentes e jovens brasileiros precisam desenvolver no seu período de educação básica todas as capacidades necessárias para inserção nos mundos da cidadania e do trabalho.

“Isso envolve adquirir, ao mesmo tempo, conhecimentos e habilidades, cognitivas e socioemocionais”
afirmou.

Acordo – Na manhã desta segunda-feira, o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto Ayrton Senna assinaram protocolo de intenções para incentivar pesquisas sobre o desenvolvimento e papel de habilidades socioemocionais no ensino. 

O documento prevê a criação de um programa de formação de pesquisadores e professores no campo das competências não cognitivas. Além disso, a Capes lançará, em até 90 dias, edital para a concessão de bolsas de estudos na área. 

“O que queremos é criar uma massa crítica neste debate sobre as competências socioemocionais”,
 destacou o presidente da Capes, Jorge Guimaraes.

O evento prosseguiu na terça-feira, dia 25, com mesas-redondas e a apresentação de iniciativas ligadas ao tema. O presidente do Inep, Chico Soares, coordenou o fórum de pesquisadores no segundo dia.

O Fórum Internacional é promovido pelo Ministério da Educação, pelo Inep, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto Ayrton Senna


Danilo Almeida



Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20327:forum-internacional-debate-habilidades-nao-cognitivas&catid=211&Itemid=86

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...