segunda-feira, 10 de junho de 2013

TDAH é uma condição médica que tem causas psico-sociais e situacionais, segundo os franceses


Déficit de Atenção em crianças francesas é inferior a 0,5% (Foto: Ilustração)


PORQUE CRIANÇAS FRANCESAS NÃO TEM DÉFICIT DE ATENÇÃO?

20 mai 2013 às 19:28

Como é que a epidemia do Déficit de Atenção, que tornou-se firmemente estabelecida em vários países do mundo, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?

Nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em idade escolar foram diagnosticadas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), e estão sendo tratadas com medicamentos.
Na França, a percentagem de crianças diagnosticadas e medicadas para o TDAH é inferior a 0,5%. Como é que a epidemia de TDAH, que tornou-se firmemente estabelecida nos Estados Unidos, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?
TDAH é um transtorno biológico-neurológico? Surpreendentemente, a resposta a esta pergunta depende do fato de você morar na França ou nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, os psiquiatras pediátricos consideram o TDAH como um distúrbio biológico, com causas biológicas. O tratamento de escolha também é biológico – medicamentos estimulantes psíquicos, tais como Ritalina e Adderall.
Os psiquiatras infantis franceses, por outro lado, vêem o TDAH como uma condição médica que tem causas psico-sociais e situacionais
Em vez de tratar os problemas de concentração e de comportamento com drogas, os médicos franceses preferem avaliar o problema subjacente que está causando o sofrimento da criança; não o cérebro da criança, mas o contexto social da criança. Eles, então, optam por tratar o problema do contexto social subjacente com psicoterapia ou aconselhamento familiar.
Esta é uma maneira muito diferente de ver as coisas, comparada à tendência americana de atribuir todos os sintomas de uma disfunção biológica a um desequilíbrio químico no cérebro da criança.

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/deficit-de-atencao-nas-criancas-francesas.html

2 comentários:

  1. Acho q é por aí mesmo! Sempre somos tendenciosos a achar q o problema é biológico, enquanto muitas vezes o problema está no meio, a forma como nos relacionamos entre nós. Muito legal seu blog, os país merecem e o baixinhos tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após quase 10 anos que publiquei esse texto. Estou cada vez mais convencida de que existem comportamentos que são mais do contexto social do que biológico. O que é o o caso do TDAH.
      Vou voltar as minhas pesquisas Roberto!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...