Déficit de Atenção em crianças francesas é inferior a 0,5%
(Foto: Ilustração)
PORQUE CRIANÇAS FRANCESAS NÃO TEM DÉFICIT DE ATENÇÃO?
20 mai 2013 às 19:28
Como é que a epidemia do Déficit de Atenção, que tornou-se firmemente estabelecida em vários países do mundo, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?
Nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em idade escolar foram diagnosticadas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), e estão sendo tratadas com medicamentos.
Na França, a percentagem de crianças diagnosticadas e medicadas para o TDAH é inferior a 0,5%.
Como é que a epidemia de TDAH, que tornou-se firmemente estabelecida nos Estados Unidos, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?
TDAH é um transtorno biológico-neurológico? Surpreendentemente, a resposta a esta pergunta depende do fato de você morar na França ou nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, os psiquiatras pediátricos consideram o TDAH como um distúrbio biológico, com causas biológicas. O tratamento de escolha também é biológico – medicamentos estimulantes psíquicos, tais como Ritalina e Adderall.
Os psiquiatras infantis franceses, por outro lado, vêem o TDAH como uma condição médica que tem causas psico-sociais e situacionais.
Em vez de tratar os problemas de concentração e de comportamento com drogas, os médicos franceses preferem avaliar o problema subjacente que está causando o sofrimento da criança; não o cérebro da criança, mas o contexto social da criança. Eles, então, optam por tratar o problema do contexto social subjacente com psicoterapia ou aconselhamento familiar.
Esta é uma maneira muito diferente de ver as coisas, comparada à tendência americana de atribuir todos os sintomas de uma disfunção biológica a um desequilíbrio químico no cérebro da criança.
Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/deficit-de-atencao-nas-criancas-francesas.html
Acho q é por aí mesmo! Sempre somos tendenciosos a achar q o problema é biológico, enquanto muitas vezes o problema está no meio, a forma como nos relacionamos entre nós. Muito legal seu blog, os país merecem e o baixinhos tb!
ResponderExcluirApós quase 10 anos que publiquei esse texto. Estou cada vez mais convencida de que existem comportamentos que são mais do contexto social do que biológico. O que é o o caso do TDAH.
ExcluirVou voltar as minhas pesquisas Roberto!