sexta-feira, 28 de junho de 2013

ESPAÇO CIÊNCIA VIVA - DICA PARA OS PEQUENOS CIENTISTAS NO RIO DE JANEIRO





HEMOMANIA 2 - 29/06/2013, à partir das 14:00 hs

Você já pensou em conhecer bem de perto nossas células de defesa, os glóbulos brancos ou leucócitos? 

Entender o que é uma placa de aterosclerose, um trombo, um coágulo ou mesmo um infarto usando os seus próprios sentidos de visão, audição e de tato?





O Espaço é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil.



Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.

Logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a ciência, onde diz:


"Por favor, mexa em tudo: mas com carinho!”.


O Espaço Ciência Viva integra a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, a Rede de Popularização da Ciência da América Latina e Caribe (RedPop) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).



Endereço:

Av. Heitor Beltrão, no 321 - Esquina de Rua Pareto.

Praça Saens Pena - Tijuca

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20550-000

Telefone/Fax: (021) 2204-0599


A divulgação científica do cotidiano da população: integração universidade – museu – sociedade


O Espaço Ciência Viva realiza eventos gratuitos que facilitam o acesso ao conhecimento científico em diversos assuntos. 

Destacam-se:

Sábados da Ciência – Atividades temáticas realizadas no último sábado de cada mês e sem necessidade de inscrição prévia. Nestas ocasiões o público é estimulado a participar e discutir fora do ambiente escolar clássico questões como à “Qualidade da água”, “Energias Renováveis”; “Dengue”, “Eclipses” entre outros temas que ganham uma abordagem mais atraente e dispõem de módulos interativos, oficinas experimentais, palestras, debates, exibição de vídeos e jogos lúdicos.

Noites da Ciência – Atendimentos noturnos quinzenais às quartas-feiras, que conta com os 50 módulos interativos da exposição permanente do museu e as dinâmicas do Grupo de Astronomia que realizam Observação do Céu com telescópios, fazem bate-papos sobre astronáutica e os mistérios do universo, entre outras atividades.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) acontecem dois eventos especiais que tratam sobre a temática desta programação nacional de forma leve e descontraída para todas as pessoas, a saber:

Museu de Portas Abertas – Possui a mesma dinâmica das “Noites da Ciência” com atendimento noturno especial a escolas públicas.

Sábado da Ciência na Praça – Nesta oportunidade o Espaço Ciência Viva leva uma grande exposição interativa e suas oficinas para a uma praça pública do município carioca, permitindo assim, o debate dos assuntos propostos pela agenda da Semana Nacional.

Todas essas atividades de divulgação científica são voltadas aos públicos escolares, do ensino fundamental e médio noturno e cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à comunidade em geral. 

A escolha dos temas e suas respectivas programações são discutidas em reuniões com os grupos de interesse formado pelos mediadores (alunos de graduação e pós-graduação de diferentes universidades e professores de todos os níveis escolares) e educadores-pesquisadores do Espaço Ciência Viva. Este projeto também contempla um laboratório multidisciplinar de Biologia que será instalado na sede do museu. 


Fonte: https://www.facebook.com/museucienciaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...