Este livro apresenta estudos e pesquisas
nacionais e internacionais
envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha
para fundamentar o
desenvolvimento do potencial de todas as crianças,
incluindo as que possuem
Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e talentos
a partir de um ensino criativo na escola.
Adquira clicando no link:
Apresenta um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.
Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador.
Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.
Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas, a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, possibilitando a liberdade de expressão, que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem.
Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas, a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, possibilitando a liberdade de expressão, que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem.
Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação, famílias, alunos, e toda a sociedade: unidos em prol de escolas mais criativas e inovadoras.
Fernanda Hellen Ribeiro Piske, mestre em Educação pela UFPR, é uma das coordenadoras da obra “Criatividade na Escola”.
O livro é resultado das pesquisas de Fernanda com a professora Tânia Stoltz do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.
Os estudos são referentes à área da Criatividade e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
No conteúdo do livro, estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, Portugal e Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD), a partir de um ensino criativo na escola. Contém ainda um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, universidades e outras instituições.
A obra busca também inspirar os leitores a usarem seu potencial criador para uma vida melhor, e repleta de inovações nas escolas a partir do desenvolvimento da criatividade. “É justamente a partir de um ensino fora do padrão, que possibilite a liberdade de expressão que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem”, considera Fernanda.
Criatividade ─ Segundo a professora, a melhor maneira de estimular a criatividade, no caso de alunos superdotados e com Altas Habilidades é contar com docentes preparados para atender esse público. Fazem parte deste processo, além dos profissionais de Educação, psicólogos especializados na área e familiares. “É necessário haver recursos materiais e pessoais para o atendimento desta demanda”, explicou Fernanda.
Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/mestre-em-educacao-pela-ufpr-lanca-livro-sobre-criatividade-na-escola/
Que lindo trabalho
ResponderExcluir