quinta-feira, 20 de junho de 2013

O QUE É A PSICOMOTRICIDADE E COMO PODE SER USADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA?




Essa postagem vai tratar de um tema bastante importante para que haja um equilíbrio completo no desenvolvimento humano. Por se tratar de uma medida pedagógica, influencia no completo conhecimento dos indivíduos.

Vamos iniciar conceituando a Psicomotricidade e em seguida demonstrando a sua importância para o perfeito equilíbrio entre o corpo e a mente.


A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos


Segundo Le Bouche (1969), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. 


Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
 

Atuando como terapia de mediação corporal e expressiva, na qual se avalia e compensa a expressão motora inadequada, a Psicomotricidade geralmente está ligadas nas situações de problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo. 








A Psicomotricidade pode ser definida também, como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.

Destina-se a crianças, jovens e adultos que podem evoluir melhor através do agir, da experimentação e do investimento corporal e para quem é necessário reencontrar a possibilidade de comunicar e de organizar o pensamento, privilegiando a experiência ligada à interiorização da vivencia corporal.


Objetivos da Psicomotricidade


- Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindo significação simbólica ao corpo em ação;

- Promover a regulação e harmonização tônica centrada sobre a maneira de estar no seu corpo (atitude-postura, esquema corporal, descontração neuro-muscular);

- Promover movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a maneira de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações, praxias);

- Possibilitar a vivência da relação tônico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir, das condições de adaptação.



Competências inerentes ao Psicomotricista

- Avaliação e Diagnóstico do Perfil e Desenvolvimento Psicomotor;

- Domínio de Modelos e Técnicas de Habilitação e Reabilitação Psicomotora em Populações Especiais ou de risco;

- Prescrição, Planeamento, Avaliação, Implementação e Reavaliação de Programas de Psicomotricidade;

- Formação, Supervisão, e Orientação de outros técnicos, nos âmbitos anteriormente referidos;

- Consultadoria e organização de serviços vocacionados para a psicomotricidade;

- Proposta de adaptações envolvimentais (familiares ou escolares) susceptíveis de maximizarem as respostas reeducativas ou terapêuticas decorrentes da intervenção direta.



A Psicomotricidade é eficaz em diversas situações clínicas, tais como:


- incidência corporal: dispraxia, desarmonias tônico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos; 

- incidência relacional: dificuldades de comunicação e de contato, inibição, hiperatividade, agressividade;

- incidência cognitiva, no plano do processamento informacional: déficit de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual. 



Alguns tipos de Intervenções Psicomotoras:


- técnicas de relaxação e consciencialização corporal; 
- terapia e reeducação gnoso-práxica;
- educação gestual e postural;  
- atividades expressivas. 


Fontes: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/1946284/t202.asp
https://sites.google.com/site/contactosdapsicomotricidade/o-que-e-a-psicomotricidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...