segunda-feira, 24 de junho de 2013

DICAS DE JOGOS PARA USAR NA SALA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Brincando, Jogando e Aprendendo


Sugestões de Ana Lúcia Hennemann

Através do lúdico as crianças mostram que são capazes de modificar seus conhecimentos, formular hipóteses e construir novos saberes.

 Portanto, seguem sugestões de atividades elaboradas através do lúdico:

JOGO MATEMÁTICO : FECHA A CAIXA 

→ Utilizando um tabuleiro conforme o modelo ao lado, os alunos serão divididos em equipe,
    sendo que cada uma representará uma cor.


O jogo consiste em jogar dois dados e fazer a soma de quanto deu, marcando assim os 
   números que formam determinada quantidade.


JOGO: SALTA BURACOS


NO QUADRO SERÁ FIXADO O TABULEIRO acima:

 COMO JOGAR:

→ Inicialmente cada um escolhe um

animal de plástico que está dentro de

um saco. Cada um irá falar o nome

do animal e o que sabe sobre o

mesmo. Os alunos serão agrupados
conforme o animal que retiraram,
pois existe três animais de cada
modelo:
→ Cada grupo de jogador, na sua vez,lança os dados e, de acordo com o total de pontos 
    obtidos nos dados, move seu animal para frente;

→ Quando um animal parar numa casa anterior a um dos buracos, ele deverá obter nos dados 
    o número exato de pontos correspondente à quantidade de pedras desenhadas ao redor do
    buraco, se não conseguir o número exato, passa a vez (ele poderá decidir se usará 1 ou 2
    dados, nesse caso);

→ Se o animal cair no buraco, ele terá de voltar tantas casas forem as pedras ao redor do buraco;

→ Ganha o jogo o animal que primeiro chegar ao fim da pista, tirando no dado o número exato de
 pontos. Se não conseguir o número exato passa a vez (ele poderá decidir se usará 1 ou 2
 dados, também, nesse caso).


MÚSICA: COBRINHA



Objetivo:
identificar e escrever a palavra “cobrinha”; - identificar as sílabas que formam a palavra “cobrinha”. 

Atividades:
→ 1ª - Os alunos recebem o contorno de uma “cobrinha” de papel, cada um a enfeita do
    modo que desejar.
→ 2º - A professora entrega uma folha com a música “ COBRINHA”. Entoa a canção com as 
   crianças... pergunta o porquê de ter aqueles espaços em branco na folha... os alunos
   completam os espaços escrevendo a palavra “COBRINHA”.
3º - Os alunos recebem uma ficha pequena com a palavra COBRINHA e a professora 
    apresenta uma ficha grande com a mesma palavra. Leitura da palavra. Descoberta do 
    porquê da mesma apresentar 3 cores diferentes (uma para cada sílaba).
   Perceber quantas vezes abrimos a boca para dizer a palavra.
   Bater palma para cada sílaba. Pular cada vez que diz a sílaba. Um “rebolado” para cada sílaba. 
  Utilizando a tesoura, a professora corta a palavra em sílabas e em seguida os alunos fazem o 
  mesmo. Colagem das sílabas em sua cobrinha.
→ 4º - Entoações da canção, substituindo a palavra COBRINHA pelas suas sílabas, sendo assim, os
    alunos irão dobrando a mesma de modo que apareça somente a sílaba a qual estão dizendo.
→ 5º - Numa folha, escrever a palavra COBRINHA, de diversas cores e formas.
→ 6º - Os alunos recebem uma folha dobrada em três partes, uma para cada sílaba da palavra 
    em estudo, onde deverão desenhar ou escrever palavras que tenham aquela sílaba.
→ 7º - Caça- Palavras da palavra
→ 8º - Percorrer caminhos escrevendo a palavra COBRINHA.


PALAVRAS ESCONDIDAS


→ Os alunos divididos em duas equipes. Um jogador de cada equipe deve dizer:
   Por exemplo, 1 C, então irá lá retirar a ficha que cobre aquele espaço, se tiver alguma sílaba lá
  deverá ler a mesma.
  Entretanto o objetivo é tentar formar a palavra escondida por trás das fichas, adquirindo pontos 
  para a   sua equipe.

JOGO DO BINGO

→ Cada criança recebe uma cartela com gravuras e o nome das gravuras, bem como respectivas
   fichas para marcar o que for ditado. A professora não irá ditar as palavras, mas sim a primeira
   sílaba de cada palavra. 
   Como variação, ao invés da sílaba será ditada a palavra.

Brincando com os adjetivos



O jogo acima foi desenvolvido em função do dia das mães e pode ser utilizado em qualquer série desde de que se faça as devidas adaptações.

Num primeiro momento os alunos fizeram a leitura de todos os adjetivos que estavam descritos nas fichas; então, cada um deveria vir na frente e dar pistas de um adjetivo que combinasse com sua mãe, por exemplo: se escolhesse "curiosa", poderia dizer que sua mãe gosta de saber das coisas, faz bastante perguntas e assim por diante. Quando os colegas descobrissem o adjetivo escolhido, o colega retirava uma ficha que havia dentro do mesmo, pois em cada adjetivo havia uma tarefa a ser executada.

 Neste jogo estavam os seguintes símbolos que representavam as tarefas:

ESTRELA - Quem retirasse uma ficha com uma estrela deveria dizer os nomes dos colegas que tinham a mesma letra inicial do adjetivo escolhido e trocar de lugar com esses colegas, ou seja, sentar no lugar do colega.

CORAÇÃO - Cada vez que alguém tirasse coração, todos deveriam levantar e abraçar os colegas que tivessem a mesma qualidade do adjetivo escolhido.
ABC - Se esse símbolo aparecesse, os alunos deveriam observar qual a cor da palavra escolhida e todas as palavras que tivessem aquela cor deveriam ser colocadas em ordem alfabética.

FRASE - Ao retirar a ficha com esta palavra, os alunos deveriam escrever uma frase com o adjetivo escolhido.

SÍLABAS - Os alunos deveriam separar as sílabas de todas as palavras que tivessem a mesma cor que o adjetivo escolhido.

CÁLCULOS - Todos tinham que resolver o cálculo que se encontrava atrás da ficha.

OBS.: Esta atividade pode variar trocando os adjetivos por gravuras de objetos (batom, bolsa, perfume...) ou pelo próprio nome das mães dos alunos. As atividades a serem colocadas atrás das fichas podem variar de acordo com os conhecimentos da turma.


JOGO DO CÁLCULO PREMIADO


 Muitas vezes deixamos de realizar jogos na sala de aula por falta de tempo para elaboração de  materiais apropriados para tais atividades.

Entretanto, o Jogo Cálculo Premiado é uma atividade que as crianças adoram e não necessita de materiais diferenciados para realizá-lo. Este  jogo aprendi com uma colega de trabalho, há muitos anos atrás, e utilizo nas mais variadas séries, claro que adaptando de acordo com o nível de entendimento dos alunos.
             
Inicialmente os alunos recebem meia folha de ofício e a dobram de acordo com a quantidade de rodadas do jogo. No quadro, a professora coloca três colunas A, B e C e em cada uma delas há um cálculo.


Os alunos deverão escolher uma das colunas e realizar o cálculo da mesma. 

Sendo que, anteriormente, se faz a combinação de que todos devem marcar na sua cartela qual a coluna que escolheram, pois valerá pontos para quem fizer o cálculo correto e um 2º ponto para quem tiver sua coluna sorteada.


Quando todos tiverem realizado o cálculo, juntamente com os alunos, a professora faz a correção das três colunas, sendo que cada um marca 1 ponto se acertou o cálculo e em seguida se joga o dado para ver qual a coluna sorteada. Sendo que aqui, além dos 3 lados do dado A, B e C, as crianças pediram para colocar mais 3 lados com outro sinal, onde se caísse esse sinal, todos os cálculos seriam sorteados.

 Obs. Na falta de dados, pode-se até utilizar qualquer outro recurso, tal como cartas com as letra A, B e C e alguém faz o sorteio das mesmas. E como já mencionei anteriormente, cada um pode adaptar conforme as habilidades e competências de seus alunos. 

O importante é Brincar, Jogar e Aprender.


Fonte: http://www.neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/jogo-calculo-premiado.html 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...