segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PROGRAMA ESTRELA DALVA SELECIONA ALUNOS SUPERDOTADOS NO RIO DE JANEIRO




O processo para selecionar novos alunos superdotados para o Programa Estrela Dalva  irá até janeiro de 2015.



05/Nov/2014  6h39

Programa Estrela Dalva seleciona novos alunos para 2015

Seleção busca crianças superdotadas de escolas públicas do Rio de Janeiro



Durante a primeira fase, o Programa testa o raciocínio lógico de aproximadamente 3 mil alunos em mais de 50 escolas municipais do Rio de Janeiro.

Depois, na segunda fase, o teste tem provas de português e matemática para os aproximadamente 10% desses alunos que tiverem os resultados mais altos. 

No final do processo, as crianças contam com entrevista presencial no Instituto Lecca.





Maria Clara Sodré, coordenadora do Programa Estrela Dalva, explica ao Instituto Brookfield sobre as etapas e mais detalhes do processo seletivo. 

Confira!

Instituto Brookfield: Qual é a dinâmica do Programa Estrela Dalva para elaborar e aplicar as provas?

Clara: O teste de raciocínio lógico é um teste psicométrico, padronizado. As provas de conteúdo acadêmico – interpretação de texto e matemática – foram elaboradas por nossa equipe. A redação é corrigida seguindo 12 critérios preestabelecidos, com rubricas para cada um deles. A primeira fase tem que ser aplicada por psicólogos ou alunos do curso de psicologia. A segunda fase pode ser aplicada pelos mesmos psicólogos, e também por pedagogos ou alunos de curso de pedagogia.


Instituto Brookfield: Como funciona a parceria com as escolas para que vocês consigam realizar as provas?

Clara: A parceria é com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Temos autorização para selecionar as crianças, e essa autorização é renovada a cada ano. Trabalhamos com quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs – subdivisões da Secretaria que correspondem a grandes áreas geográficas da cidade), e cada uma delas nos indica escolas que estão a uma distância da nossa sede que permite que os alunos se desloquem com facilidade. Quando temos as autorizações das CREs, ligamos para as escolas e marcamos hora para ir testar todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Depois, na segunda fase, marcamos novamente para dar as provas daqueles que ficaram entre os 10% mais bem colocados na 1ª fase. Finalmente, a 3ª fase consiste em uma entrevista, e esta é feita no Instituto Lecca. De uma maneira geral, as escolas são bastante receptivas, uma vez que ter alunos delas que entram para as escolas de excelência é algo muito positivo.


Instituto Brookfield: Qual é a sua expectativa quando o assunto é a entrada desses novos alunos? Tem alguma novidade para adiantar?

Clara: Vamos renovar os nossos contratos com os patrocinadores, e esperamos que, no ano que vem, tenhamos 36 alunos no nosso segundo ano (os que estão no primeiro em 2014) e mais 24 novos.


Instituto Brookfield: E para quando está prevista a divulgação do resultado das provas para os jovens?

Clara: Os resultados serão sabidos entre janeiro e começo de fevereiro de 2015.



Fonte: http://blog.institutobrookfield.org.br/index.php/2014/11/programa-estrela-dalva-seleciona-novos-alunos-para-2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...