segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

BOLSAS DE GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES EUROPÉIAS - VEJA AS MAIS PROCURADAS



Matéria de Claudia Gasparini, EXAME.com

A Europa é o destino escolhido por muitos brasileiros que querem turbinar a carreira com um diploma obtido no exterior.

A boa notícia é que existem cada vez mais subsídios para cursar graduação ou pós-graduação do outro lado do Atlântico.

Além do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), as próprias universidades europeias têm oferecido bolsas para estudantes de destaque. Feiras como a próxima Euro-Pós 2014, por exemplo, são uma típica iniciativa do Velho Continente para atrair estrangeiros.

Os cursos de pós mais procurados em 3 países europeus


Investigamos os cursos de pós-graduação mais procurados pelos brasileiros em três países europeus que oferecem bolsas de estudo: França, Holanda e Alemanha.


É o que você vê a seguir:

França

Período para inscrições para estudar no país começa em dezembro

Quais são os cursos mais populares? Os brasileiros que escolhem a França buscam títulos de mestrado ou doutorado nas áreas de direito (em universidades de Paris, Lyon e Toulouse), psicologia (em universidades de Paris e de Montpellier), comunicação (em Paris e Grenoble), gestão (em Grenoble e Toulouse), relações internacionais e letras (Lyon).

Como se inscrever? Quem se interessa pelo país precisa estar atento à chegada de dezembro, mês que marca o principal período para se inscrever em programas de graduação e pós.

O primeiro passo para estudar na França é consultar o catálogo de formações disponíveis no país pelo site do Campus France Brasil, órgão oficial do governo francês. 

Para se candidatar a uma vaga de pós-graduação de nível master ou doutorado, o aluno pode se inscrever pela plataforma online do Campus France ou entrar em contato diretamente com a universidade de interesse.

É preciso falar francês? Depende. As instituições do país costumam oferecer cursos em francês ou em inglês, vale checar antes de escolher.


Holanda


Para estudar na Holanda, não é obrigatório falar holandês, porque as aulas são em inglês

Quais são os cursos mais populares? Os programas de pós-graduação com mais candidatos brasileiros são direito internacional, administração e logística, arquitetura e design (em insituições de Amsterdam, Rotterdam e Haia), saúde ( em instituições de Groningen), economia, artes e ciências sociais ( em faculdades de Maastricht), engenharia e tecnologia ( em universidade de Eindhoven).
Como se inscrever? As inscrições para programas de pós-graduação na Holanda ficam abertas todos os anos entre setembro e abril. Quem sonha com o país precisa iniciar o contato com as universidades com a maior antecedência possível.

O OTS Brazil, programa que oferece mais de 70 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros no país, está com inscrições abertas até 1º de abril de 2015.

O primeiro passo de quem está interessado é escolher uma das 23 universidades holandesas e buscar contato para obter uma carta de aceite. Para ser escolhido, é preciso apresentar bom desempenho acadêmico comprovado por meio de histórico escolar e cartas de recomendação de professores. O canal oficial do governo holandês para ajudar estudantes estrangeiros interessados no país é o site do Nuffic.

É preciso falar holandês? Não, as aulas são ministradas em inglês. É necessário apresentar certificado de proficiência no idioma.

Alemanha


 A universidade mais procurada pelos brasileiros é a Universidade Técnica de Munique

Quais são os cursos mais populares? Os cursos de pós-graduação mais procurados por brasileiros são na área de engenharia, ciências naturais (Universidade Técnica de Munique e na RWTH de Aachen), medicina (também na Universidade Técnica de Munique), matemática, biologia, química, física e psicologia (Universidade Técnica de Dresden) 

Como se inscrever? Para programas de mestrado e doutorado, muitas das instituições que oferecem bolsa exigem do candidato um orientador definido na Alemanha. Assim, é importante pesquisar qual professor você gostaria que fosse seu orientador e contatá-lo com antecedência para saber se ele aceita a função. O site do DAAD, serviço oficial da Alemanha para estudantes estrangeiros, traz informações sobre oportunidades de estudo, bolsas, prazos e requisitos para estudar no país.

É preciso falar alemão? Não. Normalmente, os cursos de pós-graduação são ministrados em língua inglesa. Via de regra não são exigidos conhecimentos prévios de alemão, apenas inglês fluente.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-cursos-de-pos-mais-procurados-em-3-paises-europeus#1






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...