quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O QUE BIOTECNOLOGIA? UMA PROFISSÃO DO FUTURO


Matéria muito interessante publicada no Blog Biologia Total, com o Prof. Paulo Jubilut em 16/12/2014, que posto a seguir. Vamos conhecer um pouco sobre essa profissão do futuro, que se intitula "Biotecnologia".



O futuro é da Biotecnologia

16/12/2014

Uma vez o criador e dono da Microsoft, Bill Gates, disse que se tivesse que escolher uma profissão atualmente esta seria a de biólogo
Ele considera que os avanços relacionados com a tecnologia e os organismos vivos serão a área mais promissora deste novo século.

  E isto é Biotecnologia!


Biotecnologia é uma área dentro da Biologia onde há a uma variedade de trabalhos a serem exercidos. Basicamente, ele associa os conhecimentos da Biologia com outras disciplinas como química, física, estatística e informática


biotecnologista reúne tudo isto para desenvolver tecnologias associadas às áreas de saúde, alimentação, indústria química e desenvolvimento ambiental.

O conhecimento da genética é essencial nesta área. Muitos dos trabalhos feitos recentemente em biotecnologia estão baseados do DNA e seus processos. Conhecer como os organismos resolvem os problemas ajudam os cientistas a resolverem outros problemas que possam acontecer com pessoas.

Um exemplo muito legal de lembrar é a produção de insulina. Vocês devem saber, uma pessoa com diabetes não produz insulina ou está com sua produção debilitada. Para manter os níveis de açúcar correto no sangue, elas precisam tomar injeções com o hormônio. Atualmente, a insulina é feita utilizando bactérias com um mecanismo celular que produz a insulina humana.


O exemplo é muito interessante e mostra como a biotecnologia é importante para o desenvolvimento da sociedade. Porém, existe um outro lado da moeda. Como o da polêmica quando se toca no assunto de alimentos transgênico. O que devemos levar em consideração é que tecnologia não é má ou boa, mas o que as pessoas fazem dela. Os dois exemplos são clássicos sobre isso.

A biotecnologia proporciona usar o conhecimento desenvolvido por bilhões de anos entre os organismos, portanto, ainda existem muitas coisas para serem desenvolvidas nesta área. E cada vez que conhecemos mais a Natureza, podemos utilizar ela de forma a manter o planeta habitável.


"Este é um dos princípios que movem os profissionais da biotecnologia."




Por isso é considerada uma carreira do futuro e muito promissora.

No Brasil existem alguns cursos de graduação em Biotecnologia e você também pode estudar Química, Biologia ou mesmo Engenharia e depois tentar uma pós-graduação nesta área.


Para saber mais sobre Biotecnologia, assista as vídeo aulas do site:



Fonte: http://www.biologiatotal.com.br/blog/o+futuro+e+da+biotecnologia-193
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...