quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PROJETO PIONEIRO ENSINA CIÊNCIA COM TECNOLOGIA EM UNIDADE MÓVEL


 Arquivo pessoal


Estamos na  "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia", que ocorre de 21 a 27 de outubro de 2013, em todo Brasil.

No estado do Amazonas estão sendo apresentados Projetos como: “Educação Tecnológica”, “Mesa Educacional – O Mundo das Descobertas”, “Iniciação Tecnológica” e o “Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc)”, que teve início desde o dia 18, na sexta-feira passada, na I Feira Municipal de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental.

Na cidade de Manaus, esses Projetos estão sendo organizados pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação, que também estão fazendo parte da 10ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas.

Arquivo Pessoal

Ontem pela manhã, casualmente, visitando a "Vila Olímpica de Manaus", no bairro D. Pedro, nos deparamos com um desses Projetos municipais, o  “Ônibus da Ciência”, que trata-se de umUnidade Móvel Avançada de Ciência e Tecnologia, a primeira desse tipo no estado do Amazonas e no Brasil, conforme informações.

É um Projeto ousado e pioneiro no Brasil, que tem como objetivo principal de apresentar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a busca pelo conhecimento científico e auxiliar os estudantes da educação infantil e ensino fundamental no conhecimento das ciências e estímulo as pesquisas científicas. 

Arquivo Pessoal


O “Ônibus da Ciência” foi uma doação da empresa SISTECH, que já atende as salas de ciência em 255 escolas para ampliar a atuação para escolas que ainda não possuem laboratório de ciências, contribuindo nas ações desenvolvidas pelo Programa de Ensino Sistematizado das Ciências -  PESC.


O ônibus possui 23 lugares, dos quais um deles é para pessoa com mobilidade reduzida, atendendo os estudantes. Equipado, com mesas e cadeiras. na parte interna com notebooks e acesso a internet , lousa interativa digital, com mapas e jogos digitais e todo climatizado; na parte externa, Tv de plasma de 42 polegadas, aparelho de DDV, projetor e exposição de materiais para estudo e aprendizagem de ciências humanas, como por exemplo, temas como o corpo humano, higiene, saúde, alimentação, novas tecnologias, meio ambiente, dentre outros.

Arquivo Pessoal


"Todos esses espaços pedagógicos são oferecidos com auxílio de pedagogos e professores, que auxiliarão os alunos em pesquisas e nas atividades lúdicas nessas oficinas dentro e fora da unidade móvel (ônibus), com modelos de anatomia e experimentos, quebra-cabeças, dominós, jogos de memória, tabuleiros e sequencias logicas que servirão como subsidio de ensino e aprendizagem, levando ciência para os alunos até as escolas e em espaços público, como esse que tivemos a oportunidade de visitar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...