quinta-feira, 18 de abril de 2024

TIPOS DE TESTES PARA AVALIAR SUPERDOTAÇÃO

 



O teste de superdotação infantil é uma ferramenta crucial para identificar habilidades excepcionais e potencial cognitivo em crianças.

Paulinha psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento cria conteúdos na internet desde 2015, ajudando mães e outras profissionais da área nas redes sociais.

Matéria publicada em julho, 2023
Altas habilidades, Diagnóstico, Terapeutas

Como profissionais da área da psicologia infantil, é nosso dever utilizar testes confiáveis e validados para compreender o desenvolvimento intelectual das crianças.

Neste artigo, vamos explorar o teste de superdotação infantil mais utilizado, fornecendo informações relevantes e aprofundadas sobre cada um deles. Ao entender os diferentes testes disponíveis, os profissionais poderão selecionar a ferramenta adequada para auxiliar na identificação de superdotados de forma precisa e eficaz.

A importância do Teste de Superdotação Infantil Profissional



Teste WISC-IV:

O WISC-IV (Wechsler Intelligence Scale for Children, 4ª edição) é um dos testes mais populares para avaliar a inteligência em crianças de 6 a 16 anos. Essa escala é amplamente utilizada por profissionais para identificar habilidades intelectuais e áreas de destaque em crianças superdotadas. O WISC-IV avalia habilidades cognitivas como compreensão verbal, raciocínio perceptivo, memória de trabalho e velocidade de processamento. Lembrando que o teste não é para superdotação em si, ele é um teste de avaliação de áreas da inteligência, auxiliando o terapeuta na avaliação de altas habilidades / superdotação, mas AHSD não é um diagnóstico, ou seja, não tem CID e não existe um “laudo diagnóstico” para crianças com QI acima da média.


Teste Raven:

O teste de Matrizes Progressivas de Raven é amplamente reconhecido como um instrumento de avaliação de inteligência não verbal, adequado para crianças a partir dos 5 anos de idade. Composto por séries de figuras incompletas, o teste requer que a criança escolha a figura que melhor completa cada série. O Teste Raven é considerado uma medida confiável para identificar habilidades intelectuais em crianças superdotadas, uma vez que minimiza o viés linguístico e cultural.

Desenvolvido por J. C. Raven, o teste SON-R (Snijders-Oomen Nonverbal Intelligence Test) é uma alternativa não verbal ao teste de inteligência padrão, que pode ser usado em crianças a partir dos 2 anos de idade. O teste é composto por uma série de quebra-cabeças e tarefas, que medem a capacidade de resolução de problemas, raciocínio e memória visual. O SON-R é particularmente útil para avaliar crianças que não dominam completamente a linguagem falada.

Teste Stanford-Binet:

O teste Stanford-Binet é um dos testes mais antigos e amplamente utilizados para medir a inteligência em crianças. Com diversas revisões ao longo dos anos, o teste avalia uma ampla variedade de habilidades cognitivas, incluindo raciocínio lógico, memória, habilidades verbais e não verbais. O teste Stanford-Binet pode ser aplicado em crianças a partir dos 2 anos de idade e oferece um perfil abrangente do funcionamento intelectual da criança.


Teste CPM:

O Cognitive Proficiency Test (CPM) é um teste não verbal que avalia a capacidade de resolução de problemas e o raciocínio abstrato em crianças de 6 a 11 anos. Esse teste é considerado particularmente útil para identificar crianças superdotadas com habilidades cognitivas acima da média em um contexto não verbal. O CPM fornece uma medida objetiva do potencial intelectual das crianças, independentemente de seu domínio da linguagem.

Extraído de: 
https://paulinhapsicoinfantil.com.br/blog/teste-de-surperdotacao-infantil/#:~:text=O%20Cognitive%20Proficiency%20Test%20(CPM,em%20um%20contexto%20n%C3%A3o%20verbal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...