terça-feira, 2 de abril de 2024

SESC/SENAC CRIAM O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA - CREI


Publicada em 01/04/2024

Inscrições abertas para o edital do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac

O CREI vai oferecer, gratuitamente, formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 – T21 (Síndrome de Down). 

Inscrições para atendimento iniciam no dia 9 de abril, por faixa de idade.

Inscrições por faixa de idade:

02 a 06 anos:  09 a 13 de abril
07 a 10 anos:  16 a 19 de abril
11 a 14 anos:  23 a 26 de abril
15 a 18 anos: 30 de abril a 4 de maio
19 a 25 anos:  07 a 10 de maio
25 a 29 anos:  14 a 17 de maio



Equipe transdisciplinar e apoio à família do atendido

O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. 

Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos

As atividades acontecerão fora do período escolar.

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca.

O Centro pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. Para isso, vai oferecer um programa de formação aos profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. 

O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. No Centro de Referência, serão produzidos ainda materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa para as escolas participantes do programa de formação e para os cursos do Senac.

“A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior na inauguração do Centro.


ENDEREÇO 

Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca (1º andar do Sesc Tijuca)
Rio de Janeiro - RJ

Cronograma de inscrições para atendimento


Divulgação do edital: 2 de abril (nos sites sescrio.org.br e rj.senac.br)

Início das inscrições: a partir de 9 de abril, por faixa de idade, no CREI

Divulgação do resultado: 29 de maio nos sites do Sesc e do Senac

Início dos atendimentos: previsto para junho


Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Extraído de: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...