domingo, 13 de agosto de 2023

RECONHECENDO UM SUPERDOTADO

No "Dia Internacional dos Superdotados", comemorado em 10.08.2023, o site Terra, publicou uma matéria afirmando que, "embora haja padrões internacionais para a identificação da superdotação, as abordagens podem variar de país para país."

Afirmando ainda o que segue:

No cenário educacional e social do Brasil, um grupo de indivíduos se destaca por suas mentes exuberantes, capazes de transcender as fronteiras convencionais do intelecto. 

"Esses são os superdotados, um segmento da população cujas habilidades cognitivas estão acima da média." 

Enquanto o Dia do Superdotado, celebrado nesta quinta-feira (10), mostrar essa faceta menos conhecida do espectro da educação, também chama atenção para uma importante discussão sobre o entendimento, apoio e potencial negligência desses talentos únicos.

De acordo com o Censo Escolar do Brasil, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022 26.815 estudantes brasileiros tinham perfil de superdotação e altas habilidades.

Entre as linhas da genialidade e complexidade emocional, existe também uma realidade onde talento e desafio frequentemente coexistem. No Brasil, o acompanhamento adequado de superdotados ainda é uma questão em debate. Há uma preocupação com a falta de programas educacionais diferenciados e apoio psicológico. 

Neste sentido, muitos superdotados podem sentir a necessidade de buscar oportunidades no exterior, onde possam encontrar ambientes mais adequados para o desenvolvimento de suas habilidades.

RECONHECENDO UM SUPERDOTADO

Embora os testes de QI (quociente de inteligência) sejam frequentemente utilizados, eles não são os únicos indicadores. As avaliações também levam em conta realizações acadêmicas, criatividade e habilidades específicas

A identificação da superdotação é conduzida por profissionais especializados em psicologia e educação, frequentemente em conjunto com testes de QI e avaliações comportamentais.

"Nas escolas brasileiras, o processo de identificação e reconhecimento de superdotados muitas vezes fica aquém do esperado."

Sem um sistema eficiente para identificar as habilidades singulares, muitas dessas pessoas passam despercebidas, perdendo a oportunidade de receber estímulos adequados para o desenvolvimento.

Em 2015, o Governo Federal chegou a criar um cadastro nacional de superdotados, com a intenção de criar políticas públicas que alcancem esse público e ajudem a desenvolver melhor essas habilidades especiais. 

Helena Rinaldi Rosa, especialista em avaliação psicológica do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), disse ao jornal da instituição que identificar uma criança superdotada não é tão simples quanto parece.

O reconhecimento começa, diz a professora, quando “a criança faz alguma coisa muito extraordinária, muito acima do que a gente espera da média das crianças, esse é o jeito que as pessoas acabam fazendo. Mas existem instrumentos de psicologia, por exemplo, testes”.

A identificação precoce e precisa das habilidades excepcionais e áreas de desafio ajuda a adaptar estratégias de aprendizado e enfrentamento, garantindo que o potencial seja otimizado. 

Além disso, muitos superdotados enfrentam questões emocionais, como ansiedade de desempenho, perfeccionismo e isolamento social, que podem afetar sua saúde mental e bem-estar. 

No Brasil, a superdotação ainda é um desafio, “superdotados primeiro precisam conhecer sua potencialidade. O Brasil sequer conhece a fundo seus superdotados.”

Portanto, há a necessidade de um debate mais amplo e uma popularização maior sobre o conceito. 

"Todo mundo pode ganhar com isso, tanto quem é identificado quanto a sociedade".


Extraído:https://www.terra.com.br/byte/como-e-viver-como-um-superdotado-acompanhamento-e-fundamental,d7e96a61527883491428e031c273ac76t1zmqnwk.html?utm_source=clipboard

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