quinta-feira, 10 de agosto de 2023

10 DE AGOSTO - DIA INTERNACIONAL DA SUPERDOTAÇÃO



O “Dia Internacional do Superdotado” foi criado 10 de agosto de 2011, durante a realização da conferência bienal do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (World Council for Gifted and Talented Children - https://www.world-gifted.org/), na cidade de Praga, capital e a maior cidade da República Checa, no Continente Europeu.

Naquela ocasião houve um consenso na comunidade de que era importante celebrar as crianças superdotadas e honrar o esforço mundial de trabalho com superdotados e talentosos.

Também foi decidido que a comemoração poderia ser feita em um dia durante a segunda semana do mês de agosto, onde seriam organizado eventos em sala de aula ou em toda a escola, para a defesa dos direitos dos superdotados, promovendo assim, a convivência com famílias de crianças e jovens superdotados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação.

No Brasil, foi estabelecido que o dia 10 de agosto também seria comemorado o dia dos portadores de ALTAS HABILIDADES/SUPERLOTAÇÃO no contexto nacional.

De lá para cá, muitas pesquisas e ações foram realizadas para que os direitos dos alunos com altas habilidades/superdotação, onde foram incluidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do governo federal, para que fossem identificados e atendidos em suas necessidades educacionais especiais.

O ConBrasD - Conselho Brasileiro para Superdotação, criado em 2003, vem realizando e divulgando pesquisas e trabalhando para dar mais visibilidade às demandas, com reuniões bianual de pesquisadores, pais, interessados e os próprios superdotados.

Portanto, a Dra Cristina Delou, grande pesquisadora da área e atual presidente do ConBrasD afirma, lembrando que: "Nem todos os indivíduos Superdotados, com Altas Habilidades ou Talentosas possuem as mesmas características e habilidades. Cada um tem seu perfil próprio com potenciais diferentes e uma trajetória singular de realização!"

Existe um consenso entre os especialistas, de que alunos superdotados que não sejam encaminhados adequadamente ao atendimento de sua necessidades educacionais especiais, enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem escolar e também emocionais.

Portanto, o mês inteiro de agosto é mais uma oportunidade que temos para dar-se mais visibilidade à essas pessoas.

Fonte: http://blognauuema.blogspot.com/2018/08/10-de-agosto-dia-internacional-da.html?m=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...