quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ZOOLÓGICOS NÃO SÃO APENAS LOCAIS DE DIVERSÃO, SÃO TAMBÉM CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PESQUISA


Quando li os apelos nas redes sociais sobre o "não sacrifício do tigre" que dilacerou o braço de um garoto de 11 anos no mês passado em um zoológico, comecei a refletir sobre as opiniões que lá circulavam afim de encontrar um responsável pelo lamentável acidente. Agora, encontrei essa matéria da Revista  Educar para Crescer que traduz perfeitamente a minha conclusão sobre a polêmica. 
Comungo da opinião de que Zoológico não é um local apenas para diversão de crianças e adultos, é também um lugar para conhecimentos, estudos e pesquisas. Tanto assim,  que o Zoô do Rio de Janeiro oferece uma Colônia de Férias para conscientizar as crianças dessa importância.
 Meu filho participou de uma em 2012, o qual, foi de grande valia para torná-lo conhecedor do funcionamento interno do zoológico, bem como, na preservação das espécies animais e da fauna e flora brasileira.
 Isso também é conhecimento e educação! 

Leia a seguir:

A matéria completa está em http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/14-dicas-voce-aproveitar-visita-ao-zoologico-seu-filho-632421.shtml


MEIO AMBIENTE


Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico


14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico

19/06/2014 12:28
Texto Manoela Meyer



"Quando você faz um passeio ao zoológico com seu filho, só pensa em conhecer uma grande variedade de animais selvagens?"

Saiba que é possível aproveitar muito mais dos zôos espalhados por todo o país!




A maioria oferece atividades de educação ambiental, áreas verdes para conhecer a flora e fauna locais, e atividades de lazer bem variadas.

Não faz muito tempo, os zoológicos eram conhecidos como locais para a exibição de animais exóticos. Mas, nas últimas décadas, deixaram de ser apenas locais de diversão, para se tornarem centros de educação ambiental e pesquisa.

Atualmente, os zoológicos 
são bastante conhecidos e respeitados por seu papel na conservação de muitas espécies, principalmente das ameaçadas de extinção. 

Em uma visita ao zôo, você vai observar que até os recintos têm mudado. A tendência é que jaulas, viveiros e tanques percam as grades, ganhem mais isolamento acústico e espaço, além de tentarem reproduzir o habitat natural do animal. Tudo isso para aumentar o bem-estar do animal e sensibilizar o visitante sobre comportamento e meio ambiente.

Apesar das mudanças, a maior parte do público espontâneo - aquele que vem sem o acompanhamento de educadores - continua visitando os zoológicos mais por lazer do que pelo aprendizado. Como pai, você pode procurar participar das atividades educativas oferecidas pelos funcionários do zôo, estimular seus filhos a lerem as placas informativas e discutir questões como a grande diversidade de animais no planeta e o respeito aos recursos naturais.




Quer saber como aproveitar ainda mais de um passeio ao zoológico com seus filhos?

 Leia as dicas abaixo clicando em cada item!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...