quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ZOOLÓGICOS NÃO SÃO APENAS LOCAIS DE DIVERSÃO, SÃO TAMBÉM CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PESQUISA


Quando li os apelos nas redes sociais sobre o "não sacrifício do tigre" que dilacerou o braço de um garoto de 11 anos no mês passado em um zoológico, comecei a refletir sobre as opiniões que lá circulavam afim de encontrar um responsável pelo lamentável acidente. Agora, encontrei essa matéria da Revista  Educar para Crescer que traduz perfeitamente a minha conclusão sobre a polêmica. 
Comungo da opinião de que Zoológico não é um local apenas para diversão de crianças e adultos, é também um lugar para conhecimentos, estudos e pesquisas. Tanto assim,  que o Zoô do Rio de Janeiro oferece uma Colônia de Férias para conscientizar as crianças dessa importância.
 Meu filho participou de uma em 2012, o qual, foi de grande valia para torná-lo conhecedor do funcionamento interno do zoológico, bem como, na preservação das espécies animais e da fauna e flora brasileira.
 Isso também é conhecimento e educação! 

Leia a seguir:

A matéria completa está em http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/14-dicas-voce-aproveitar-visita-ao-zoologico-seu-filho-632421.shtml


MEIO AMBIENTE


Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico


14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico

19/06/2014 12:28
Texto Manoela Meyer



"Quando você faz um passeio ao zoológico com seu filho, só pensa em conhecer uma grande variedade de animais selvagens?"

Saiba que é possível aproveitar muito mais dos zôos espalhados por todo o país!




A maioria oferece atividades de educação ambiental, áreas verdes para conhecer a flora e fauna locais, e atividades de lazer bem variadas.

Não faz muito tempo, os zoológicos eram conhecidos como locais para a exibição de animais exóticos. Mas, nas últimas décadas, deixaram de ser apenas locais de diversão, para se tornarem centros de educação ambiental e pesquisa.

Atualmente, os zoológicos 
são bastante conhecidos e respeitados por seu papel na conservação de muitas espécies, principalmente das ameaçadas de extinção. 

Em uma visita ao zôo, você vai observar que até os recintos têm mudado. A tendência é que jaulas, viveiros e tanques percam as grades, ganhem mais isolamento acústico e espaço, além de tentarem reproduzir o habitat natural do animal. Tudo isso para aumentar o bem-estar do animal e sensibilizar o visitante sobre comportamento e meio ambiente.

Apesar das mudanças, a maior parte do público espontâneo - aquele que vem sem o acompanhamento de educadores - continua visitando os zoológicos mais por lazer do que pelo aprendizado. Como pai, você pode procurar participar das atividades educativas oferecidas pelos funcionários do zôo, estimular seus filhos a lerem as placas informativas e discutir questões como a grande diversidade de animais no planeta e o respeito aos recursos naturais.




Quer saber como aproveitar ainda mais de um passeio ao zoológico com seus filhos?

 Leia as dicas abaixo clicando em cada item!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...