sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BRASILEIRO CONQUISTA MEDALHA EQUIVALENDE AO NOBEL DA MATEMÁTICA

Foto: O carioca Artur Avilla, 35 anos, é o primeiro latino-americano a conquistar a Medalha Fields, conhecida como o Nobel de matemática. A entrega da premiação foi realizada na noite de terça-feira, 12, no 27º Congresso Internacional de Matemáticos em Seul, Coreia do Sul.

Saiba mais: http://goo.gl/riSOUd



O carioca Artur Avilla, 35 anos, é o primeiro latino-americano a conquistar a Medalha Fields,
 conhecida como o Nobel de matemática


A entrega da premiação foi realizada na noite da terça-feira, dia 12 de agosto, no 27º Congresso Internacional de Matemáticos em Seul, Coreia do Sul.

Avilla, que cursou graduação em matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição em que concluiu o curso de doutorado, em 2001. É pesquisador ainda do Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão do governo francês.

Ao justificar a premiação, o júri salientou que Avilla proporcionou “notáveis contribuições no campo dos sistemas dinâmicos, análise e outras áreas, em muitos casos, provando resultados decisivos que resolveram problemas há muito em aberto”.

A medalha Fields, comparada ao prêmio Nobel, pela importância, é entregue a cada quatro anos a matemáticos de até 40 anos de idade

Em cada edição, são premiados de dois a quatro pesquisadores destacados. 

Este ano, também receberam a distinção o canadense Manjul Bhargava, o austríaco Martin Hairer e a iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher a receber a distinção.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20672:brasileiro-conquista-premio-tao-importante-quanto-o-nobel&catid=222&Itemid=86
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...