sexta-feira, 15 de agosto de 2014

II FEIRA DE CIÊNCIAS DO AMAPÁ DE 23 À 26/09/2014


Acontecerá no período de
23 a 26 de setembro, no Sebrae, a 
II Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap).

Esta é uma ação do Governo do Amapá, realizada através da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-CAAH/S.

A Feira visa incentivar a pesquisa e a iniciação científica nas escolas para que os alunos possam ter a capacidade de enxergar os problemas da sociedade e obter soluções a partir do desenvolvimento de projetos

Os trabalhos envolvem todas as áreas do conhecimento, ciências humanas, exatas, até as áreas de engenharia.

Programação

Durante o evento, haverá palestras, oficinas, exposição de trabalhos e mesa redonda.

Os painéis de apresentação visam o incentivo à pesquisa na educação básica e, para reforçar a motivação de jovens estudantes, dentre os palestrantes a Feira contará com a presença dos respectivos professores Áttico Chassot, que irá ministrar a temática "Alfabetização Científica"; professora Geni Frota, que fará apresentação sobre o "Papel do Professor Contemporâneo" e, por fim, o professor Edimar Oliveira, que desenvolveu o "Projeto Clube de Ciências" na Escola Maria Neuza do Carmo.

Na área de invenções científicas, o evento contará com palestras de Felipe Machado, Lucas Strasburg e Regiane Alves, que participaram do quadro Jovens Inventores, do programa Caldeirão do Huck, bem como de Ana Clara Cassantis e Gilberto e Silva.

"Eles virão para incentivar os jovens a fazerem pesquisas que possam ajudar a sociedade amapaense. O certo é criticar e apontar possíveis soluções",
 pontuou o coordenador e também membro da Feira, Gilvandro Pantaleão.

Durante a Feira haverá apresentação de duas oficinas: 
- Desafio da Aprendizagem Gognitiva e 
- Ciências dos Brinquedos

A mesa redonda será promovida pelos professores Aldeni Melo, professora Elizabete Rodrigues, Jadson Jeyson e Regiane Alves.

Pantaleão explicou que devido ao interesse dos alunos amapaenses em participar de programações que envolvam pesquisas, se tornou necessário que o Governo do Estado investisse na sua própria Feira de Ciências.

 "Há um tempo nós tínhamos um ou dois alunos participando de feiras nacionais, agora o cenário mudou, hoje a Feceap faz parte do circuito nacional de eventos desse porte, ano passado foram 67 projetos inscritos, agora queremos alcançar a meta de 140"
destacou.

 As premiações vão desde medalhas a credenciais para feiras nacionais como a Febrace e Mostratec, além de outras duas internacionais.

Inscrições

As inscrições dos projetos se encerraram na última quinta-feira, 7, mas devido à demanda, existe a possibilidade de haver prorrogação para mais uma semana.

Para participações em feiras estrangeiras, as inscrições vão até o dia 25 de agosto, isso porque são 20 projetos que virão de países como Equador, Colômbia, México e Paraguai

Para as oficinas, as inscrições serão até o dia do evento, sendo 60 vagas para cada uma.



Extraído de http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/cidades/item/14365-macapa-sedia-feira-de-ciencia-e-engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...