quarta-feira, 20 de agosto de 2014

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA DO PARANÁ SERÁ DIA 30/08/2014



A competição acontece em Londrina-Paraná,  dia 30 de agosto com a participação de
 64 alunos na categoria do ensino fundamental

Alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, Norte do estado, vão representar o Paraná na 3° fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos ganhadores representarão o Paraná em 
Olimpíada Nacional que ocorrerá em São Paulo

Os melhores classificados vão para a fase nacional que acontece em São Paulo, nos próximos meses.

O colégio participa com duas equipes no evento. São oito estudantes que frequentam as oficinas de robótica no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). As atividades de robótica acontecem no contraturno escolar e permite que alunos tenham noções básicas de robótica e desenvolvam projetos relacionados com a disciplina. “Foi muito gratificante porque foi a primeira vez que participamos da competição e conseguimos classificar duas equipes”, lembra a coordenadora do núcleo, Fabiane Cianca.

Lucas Boscariole Silva, 12 anos, do 7° ano do ensino fundamental, participa das oficinas há um ano. Nesse tempo já aprendeu a montar e a programar as coordenações do protótipo. “É uma área de que eu gosto muito. É um grande orgulho poder participar da competição e poder mostrar um pouco dessa paixão para outras pessoas”, conta.

A competição será uma chance para conhecer novas pessoas e projetos diferentes. “É uma oportunidade de fazer novos contatos, trocar informações e aprender um pouco mais, além de poder representar outros alunos que não poderão competir”, disse o aluno Edvaldo Rodrigues de Oliveira Junior, 12 anos, do 8° ano do ensino fundamental, que se sente orgulhoso por representar o colégio e os colegas.

COMPETIÇÃO

Na fase regional os estudantes vão competir com outros alunos do ensino fundamental das redes municipal, federal e particular de ensino do estado

Durante a competição cada equipe precisa coordenar um protótipo por um percurso pré-determinado seguindo uma linha preta e desviar dos obstáculos por meio dos comandos dos sensores e motores.

Durante o trajeto o robô precisa desviar dos obstáculos, subir uma rampa e fazer um resgate de objeto e levar a um ponto estabelecido pela prova. A classificação é feita pela agilidade dos protótipos em passar pelos obstáculos. 

Em caso de empate técnico, os robôs que fizerem em menor tempo se classificam.

A participação na competição traz vários benefícios para os alunos, como a criatividade, a busca pela excelência na criação e a oportunidade de interação com outros alunos e projetos diferentes. “O objetivo desse projeto é despertar nos alunos o interesse pela área da pesquisa e estimular o potencial criativo, prático”, diz o responsável pela oficina de robótica, Diogo Janes Munhoz.

SERVIÇO:

Etapa Estadual OBR Londrina

Data: 30 (sábado).

Local: Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Vicente Rijo.

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, n° 2372, Centro.

Contatos: Marcio Rodrigo Santos; e-mail: marcio.santos@ifpr.edu.br e Vice-Coordenador: Ricardo Luiz Töws; e-mail: ricardo.tows@ifpr.edu.br


FONTE: http://www.bemparana.com.br/noticia/342461/alunos-de-londrina-representarao-o-parana-em-olimpiada-brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...