sábado, 21 de dezembro de 2013

DICA DE EXPOSIÇÃO CULTURAL NO RIO DE JANEIRO

"UM DIA NA VIDA DO JAPÃO"
REINO DOS PERSONAGENS JAPONESES


Uma Dica para essas férias é a exposição "Japão: Reino dos Personagens", que teve início no dia 18 de dezembro e vai até 12 de janeiro de 2014, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, com as parcerias do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão.

Apresentando personagens famosos, a mostra examina os fatores históricos e culturais por trás da afeição do povo japonês pelos personagens. Como por exemplo o Astro Boy, Hello Kitty, o Pokémon Pikachu e outros populares estão sendo apresentados em forma de vídeos, bonecos e painéis. 

Essa exposição, que já passou por países como Itália, França, Inglaterra e Turquia, é dividida em quatro módulos:

1) No primeiro, apresenta os personagens que representam o Japão, separados por décadas, com bonecos e painéis.

2) No segundo módulo, a mostra traz os personagens enquanto produtos, nessa parte é possível visitar um quarto de uma estudante japonesa montado com produtos da Hello Kitty.

3) O terceiro módulo faz uma reflexão sobre o futuro dos personagens, apresentando novidades em miniaturas e desenhos. 

4) O quarto e último módulo aborda a relação da população japonesa com os personagens através de painéis. 



A exposição mostra personagens  bem populares, que qualquer japonês é capaz de reconhecer, tais como o Ultraman, Evangelion, a Hello Kitty, o Pokémon (Pikachu), e mascotes (yurukyara), apresentados em forma de bonecos.


O visitante também, terá a oportunidade de conhecer e recordar,
 alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e são ícones destacados até os dias de hoje, e apontam vias para compreender as mudanças na sociedade japonesa que eles proporcionaram e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir desses personagens.



Pikachu é destaque na exposição
 "Japão: Reino dos Personagens"


A personagem Hello Kitty foi criada na década de 1970, quando os japoneses estava passando por uma fase de transição social para um Japão desenvolvido.
 Ao mesmo tempo recebia a influência de acontecimentos dentro e fora do país, como o sequestro de avião Yodogo e a crise de energia devido à guerra no Oriente Médio.



A mostra é itinerante e já passou por São Paulo, Curitiba, Recife, Belém e Brasília. Após a passagem pelo Rio, a expoisção encerra a visita ao Brasil e segue para o Panamá.

RESUMO:

"Japão: Reino dos Personagens"


Quando: 18 de dezembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014. 
De terça a sexta, das 10h às 17h30 e sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), das 14h às 18h.

Onde: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, S/N (Próximo a Praça 15) - Centro.

Quanto: R$8 (individual inteira) e R$20 (Ingresso família: dois adultos e dois estudantes). Aos domingos a entrada é franca.


Mais informações: (21) 2550-9220 e www.museuhistoriconacional.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...